quarta-feira, 1 de janeiro de 2020

Novo Ano... Nova Década...Que Caminho Seguir?

Todos os anos o ritual é o mesmo no último dia do ano, ou melhor era o mesmo, a partir do ano passado esse ritual mudou, mas duas situações se mantiveram, no último dia fazer a retrospectiva dos acontecimentos, seguida do agradecimento a Deus por ter estado sempre por perto, em tudo e em toda parte desses acontecimentos, por estar no leme do barco na travessia do mar da vida; E no primeiro dia do Ano cantar a Oração de São Francisco, que passou a ser uma emoção mais profunda, depois de ter estado em Assis e tê-la entoado lá e nos Caminhos de São Francisco, antes de lá chegar que Graças a Deus pode ser realizado no ano que se foi.
No dia Mundial da Paz todos deveriam cantar e procurar seguir a Oração da Paz: Oração de São Francisco de Assis
Senhor, fazei de mim um instrumento da Vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor.
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão.
Onde houver discórdia, que eu leve a união.
Onde houver dúvidas, que eu leve a fé.
Onde houver erro, que eu leve a verdade.
Onde houver desespero, que eu leve a esperança.
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria.
Onde houver trevas, que eu leve a luz.
Ó Mestre, fazei que eu procure mais:
consolar, que ser consolado;
compreender, que ser compreendido;
amar, que ser amado.
Pois é dando que se recebe.
É perdoando que se é perdoado.
E é morrendo que se vive para a vida eterna.
 Assim como todos os dias  deveríamos entoar o Cântico: Irmão Sol , Irmã Lua (Padre Zezinho)
Irmão sol com irmã luz
Irmão sol com irmã luz
Trazendo o dia pela mão
Irmão céu de intenso azul
A invadir o coração
Aleluia
Refrão:
Irmãos, minhas irmãs
Vamos cantar nesta manhã
Pois renasceu mais uma vez
A criação nas mãos de Deus.
Irmãos, minhas irmãs
Vamos cantar aleluia
Aleluia, aleluia
Irmã flor que mal se abriu
Fala do amor que não tem fim
Água irmã que nos refaz
E sai do chão cantando assim
Aleluia…
Refrão;
Passarinhos meus irmãos
Com mil canções a ir e vir
Homens todos meus irmãos
Que vossa voz se faça ouvir
Aleluia…
Refrão
E não deverámos esquecer o cântico: Um dia uma criança me parou (Padre Zézinho)

Um dia uma criança me parou
Olhou-me nos meus olhos a sorrir
Caneta e papel na sua mão
Tarefa escolar para cumprir
E perguntou no meio de um sorriso
O que é preciso para ser feliz?

Amar como Jesus amou
Sonhar como Jesus sonhou
Pensar como Jesus pensou
Viver com Jesus viveu
Sentir o que Jesus sentia
Sorrir como Jesus sorria
E ao chegar o fim do dia
Eu sei que eu dormiria muito mais feliz

Ouvindo o que eu falei ela me olhou e
Disse que era lindo o que eu falei. Pediu
Que repetisse, por favor, que não falasse
Tudo de uma vez. E perguntou no meio
De um sorriso o que é preciso para ser feliz

Depois que eu terminei de repetir, seus
Olhos não saiam do papel. Toquei no seu
Rostinho e a sorrir pedi que ao transmitir
Fosse fiel. E ela deu-me um beijo demorado
E ao meu lado foi dizendo assim...
A fotografia foi tirada no último dia do Ano passado que representa a "mensagem recebida" : Observar a sociedade de fora para poder encontrar o caminho a seguir, mas também simboliza nessa sequência o umbral do caminho a decidir: Para além dele encontra-se o mundo terreno, a sociedade a que pertencemos, o mundo dos Homens para aquém dele, encontra-se o mundo celestial, o mundo de Deus. Que caminho seguir? Nem todos se questionam sobre o caminho a seguir, no último dia do ano houve oportunidade começar a ler o livro "O Homem mais Inteligente da História"- Augusto Cury (curiosamente nos dias que antecederam o Natal e no dia de Natal, houve oportunidade de ler "o Homem mais Feliz da História- Augusto Cury, indicado pela Tri-Tri, alguém que irradia luz e um brilho especial, admirada por todos que a conhecem, o que motivou a procura e leitura daquele, embora este deveria ter sido lido primeiro, visto ser o início da Trilogia desse autor sobre o funcionamento da mente de Jesus, descrito sob a forma de um romance), neste há o relato do Dr Lucas que a cerca de quase 2000 mil anos atrás, tinha um caminho, para além do umbral e cruzou esse umbral no sentido inverso sem se questionar, simplesmente, cruzou o umbral do caminho, deixando para trás a sociedade onde estava inserido, tornando-se um dos biógrafos de Jesus Cristo, assim como há o relato de quatro jovens pescadores, que cruzaram o umbral do caminho para se tornarem "pescadores de homens", discípulos e seguidores de Jesus, o Mestre dos mestres.
O Caminho a seguir não está definido, porém uma certeza, é um caminho de Luz traçado por Deus.


1/1/2020
              
                     25/12/2019


Nenhum comentário:

Postar um comentário