quinta-feira, 11 de julho de 2019

Caminho da Santidade... O Percurso para ver Deus





O conceito de Santidade está intimamente relacionado com a religiosidade e a Fé. De acordo com a doutrina cristã, a santificação é o processo de tornar algo ou alguém santo, ou seja, que possui santidade. A santidade se trata da separação e da renúncia daquilo que é considerado impuro, mau ou profano, a partir da dedicação a uma vida de devoção e consagração total a Deus.
Para os cristãos, viver uma vida de Santidade ao Senhor significa abdicar de práticas que são consideradas abomináveis diante de Deus. Significa viver comprometido com tudo aquilo que é tido como "santo", no sentido de ser honesto, limpo, louvável, correto, benigno e etc., ou seja conservar intacta as Virtudes que Deus imprimiu na Alma de cada um, juntos com os Dons do Espírito Santo,
livre dos Vícios ou Pecados.
Entre os romanos se adorava um deus muito antigo, Sancus. Era ele quem tornava invioláveis os juramentos e promessas e que presidia ao seu cumprimento. Do seu nome se fez o verbo sancire, “consagrar”. O particípio passado desse verbo era sanctus, “consagrado, santo, que deve ser respeitado acima de tudo”, que gerou nossa palavra santo.

“Santo" é a tradução de várias palavras gregas e hebraicas muito semelhantes que se referem, em geral, ao que é sagrado ou separado do comum. Além de conotar uma separação de tudo que denigre, quando se refere ao povo de Deus, o termo também inclui o conceito de retidão moral e tem forte ênfase na dedicação ao uso sagrado ou religioso. O termo pode ser uma referência ao povo de Deus que foi separado por Ele para um propósito sagrado tanto nos tempos do Antigo quanto do Novo Testamentos. É um termo usado para se referir àquilo que foi separado para um propósito sagrado. No Novo Testamento pode ser uma referência aos cristãos que foram separados do mundo para viverem para Cristo. Para os cristãos, portanto, a santidade é ligada à ideia da ausência de pecados e de prazeres mundanos. Para os cristãos a santidade deve ser praticada ao longo da vida, em cada pequeno ato ou gesto, através das escolhas baseadas no amor e na paciência.
O tema da santidade no Antigo Testamento pode ser sintetizado em três afirmações sumárias:
*Só Deus é o Santo.
*O Deus Santo santifica suas criaturas.
*O Deus Santo deseja que seu nome seja santificado
O Deus Altíssimo se aproxima das criaturas santificando-as de várias maneiras: na criação e nas teofanias, nas provações e nos castigos; quando abençoa e protege, quando perdoa e acolhe, quando liberta e salva. Nesse sentido, o Antigo Testamento testemunha a existência de pessoas, lugares, tempos e objetos santos. Santificar Deus significa, portanto, adorar, louvar, invocar e render graças ao Santo. 
O Novo Testamento retoma o Antigo Testamento e introduz novidades que correspondem ao que é próprio da revelação trinitária. Deus se revela como Trindade e realiza escatologicamente a santificação do seu povo por Jesus Cristo e pelo Espírito: “Deus vos escolheu desde o princípio para serdes salvos mediante a santificação do Espírito” e resume em três conselhos para esse caminho:
*Pobreza
*Obediência 
*Castidade
O próprio Concílio Vaticano II os endossa na LG nº 42. A Pobreza regula nossa liberdade diante das coisas e das pessoas. A Obediência regula nossa dependência da vontade do Pai. A Castidade regula a orientação do nosso amor para Deus. Cada gênero de vida que compõe a Igreja deve viver estes conselhos, mas vive de acordo com as peculiaridades próprias de cada vocação.
São Francisco de Assis é o modelo de santo que pautou a sua vida nesses três conselhos. 
 O Papa Francisco explicou que a santidade não está reservada a bispos e sacerdotes. E acrescentou que todos os batizados podem ser santos no lugar onde vivem. Para o Papa Francisco o chamamento à Santidade não pode ser visto como “uma carga ou fardo” mas um “convite a viver com alegria e amor” transformando a vida “num dom para as pessoas que nos circundam” de modo a que “cada passo rumo à santidade torne as pessoas melhores, livres de egoísmo e mais abertas aos irmãos e às suas necessidades”.
“Para ser santo não é preciso ser bispo, padre ou religioso; mas todos e cada um dos batizados são chamados a viver no amor e a oferecer o seu testemunho cristão nas ocupações quotidianas”. “Você é um consagrado? Para ser santo, viva com alegria a sua doação e o seu ministério; quem é casado, seja santo amando o seu cônjuge como Cristo amou a Igreja; Quem é batizado e não-casado, realize o seu trabalho com honestidade e competência; Ofereça o seu tempo ao serviço dos irmãos. Quem é pai ou avô pode ser santo ensinando com paixão filhos e netos a conhecer e seguir Jesus. É preciso tanta paciência para isso… Catequistas, educadores, voluntários: Sejam santos tornando-se sinal visível do amor de Deus e de sua presença ao nosso lado. Todo estado de vida leva à Santidade quando vivido em comunhão com o Senhor e a serviço dos irmãos. Na rua, em casa, no trabalho… sempre”. No final da sua catequese o papa voltou a tocar a questão do exame de consciência como modo de responder “ao chamamento de Deus”. Assim “longe de tornar a existência pesada e triste, o chamamento à santidade é um convite a viver na alegria cada momento da nossa vida”.
O caminho proposto para se chegar à Santidade é a Caridade. Esta só pode crescer e frutificar quando o fiel medita a Palavra de Deus, se aproxima dos sacramentos – em especial, da Eucaristia –, cultiva a oração pessoal, pratica a ascese (conjunto de exercícios praticados tendo em vista um aperfeiçoamento espiritual, se dedica ao serviço dos irmãos e se exercita nas virtudes). A Caridade rege todos estes meios, dá-lhes forma e os conduz à perfeição. A Caridade é, segundo o Catecismo da Igreja Católica nº 1822, “a Virtude Teologal pela qual amamos a Deus sobre todas as coisas, por si mesmo, e a nosso próximo como a nós mesmos, por amor de Deus”. O distintivo do discípulo de Cristo é justamente este Amor-Caridade.
Santo e Santidade na Bíblia
*Mateus 5:48
48 Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus.
*1 Pedro 1:15
15 Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; 
16 Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo
*Hebreus 12:14
14 Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor;
*1 Tessalonicenses 4:3,4,7-8
3 Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação: que vos abstenhais da prostituição;
4 Que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santificação e honra; 
7 Porque não nos chamou Deus para a imundícia, mas para a santificação: 
8 Portanto, quem despreza isto não despreza ao homem, mas sim a Deus, que nos deu também o seu Espírito Santo. 
*1Coríntios 3:16-17
16 Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? 
17 Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo. 
*2Coríntios 7:1
1 Ora, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus.
*Efésios 5:3
3 Mas a prostituição, e toda a impureza ou avareza, nem ainda se nomeie entre vós, como convém a santos; 
*Filipenses 2:14-16
14 Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas;
15 Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo;
16 Retendo a palavra da vida, para que no dia de Cristo possa gloriar-me de não ter corrido nem trabalhado em vão. 
*Romanos 6:22
22 Mas agora, libertados do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna. 
*Romanos 12:1-2
1 Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.
2 E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. 
*Romanos 16:17
17 E rogo-vos, irmãos, que noteis os que promovem dissensões e escândalos contra a doutrina que aprendestes; desviai-vos deles. 
*2Timóteo 1:9
9 Que nos salvou, e chamou com uma santa vocação; não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos dos séculos; 
*Apocalipse 4:8-9
8 E os quatro animais tinham, cada um de per si, seis asas, e ao redor, e por dentro, estavam cheios de olhos; e não descansam nem de dia nem de noite, dizendo: Santo, Santo, Santo, é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, que era, e que é, e que há de vir.
9 E, quando os animais davam glória, e honra, e ações de graças ao que estava assentado sobre o trono, ao que vive para todo o sempre,
*Levítico 19:2
2 Fala a toda a congregação dos filhos de Israel, e dize-lhes: Santos sereis, porque eu, o SENHOR vosso Deus, sou santo. 
*Levítico 11:44-45
44 Porque eu sou o SENHOR vosso Deus; portanto vós vos santificareis, e sereis santos, porque eu sou santo; e não vos contaminareis com nenhum réptil que se arrasta sobre a terra;
45 Porque eu sou o SENHOR, que vos fiz subir da terra do Egito, para que eu seja vosso Deus, e para que sejais santos; porque eu sou santo.
*Levítico20:26
26 E ser-me-eis santos, porque eu, o SENHOR, sou santo, e vos separei dos povos, para serdes meus. 
*Êxodo 15:11
11 O SENHOR, quem é como tu entre os deuses? Quem é como tu glorificado em santidade, admirável em louvores, realizando maravilhas?
*Ezequiel 36:23
23 E eu santificarei o meu grande nome, que foi profanado entre os gentios, o qual profanastes no meio deles; e os gentios saberão que eu sou o SENHOR, diz o Senhor DEUS, quando eu for santificado aos seus olhos. 
*Ezequiel 38:23
23 Assim eu me engrandecerei e me santificarei, e me darei a conhecer aos olhos de muitas nações; e saberão que eu sou o SENHOR.
*Salmos 68:4-5
4 Cantai a Deus, cantai louvores ao seu nome; louvai aquele que vai montado sobre os céus, pois o seu nome é SENHOR, e exultai diante dele.
5 Pai de órfãos e juiz de viúvas é Deus, no seu lugar santo.
*Salmos 103:1
1 Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome. 
*Salmos 139:23-24
23 Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos.
24 E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno.
Provérbios 9:10
10 O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo a prudência. 
*Provérbios 20:25
25 Laço é para o homem apropriar-se do que é santo, e só refletir depois de feitos os votos. 
*1Samuel 2:2
2 Não há santo como o SENHOR; porque não há outro fora de ti; e rocha nenhuma há como o nosso Deus. 
*Isaías 57:15
15 Porque assim diz o Alto e o Sublime, que habita na eternidade, e cujo nome é Santo: Num alto e santo lugar habito; como também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos, e para vivificar o coração dos contritos.
*Amós 5:14
14 Buscai o bem, e não o mal, para que vivais; e assim o SENHOR, o Deus dos Exércitos, estará convosco, como dizeis.

https://www.bibliaon.com/santidade/
https://dailyverses.net/pt/santidade
http://arqrio.org/formacao/detalhes/160/a-santidade-crista
http://www.educris.com/v2/noticias/4592-papa-francisco-ser-santo-e-o-caminho-de-todo-o-cristao
http://biblia.com.br/perguntas-biblicas/qual-o-significado-de-santo/
https://origemdapalavra.com.br/palavras/santo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário