domingo, 14 de julho de 2019

Caridade (1)... Catecismo e Significado



Caridade uma das três virtudes Teologais que Deus infundiu na Alma Dos Homens
Deve ser abundante, motivo pelo qual divide-se em
Caridade (1)… Catecismo e significado
Caridade (2)… Na Bíblia Sagrada
Significado
A palavra caridade, tem sua origem do grego “agapē”, que descreve um amor sem lacunas e incondicional.
A Bíblia nos ensina que Deus definiu a Caridade como atos de Amor para com o nosso semelhante, motivados pelo Espírito Santo e por causa do nosso Amor por Cristo!
É uma virtude tão essencial, que Jesus a deixou em forma de mandamento em João 13:34, dizendo para amarmos uns aos outros, como o próprio Deus nos amou. Ou seja, um amor puro, empático e sensível, que reconhece as dores e necessidades do outro, prontificando-se a ajudar e segurar a mão do nosso semelhante diante das adversidades da vida.
O maior exemplo de Caridade que a Humanidade já presenciou, foi através de Jesus Cristo. Em meio a toda sua glória, Ele se fez carne e habitou entre nós, morrendo em nosso lugar por um grande e único motivo: o amor incondicional.
Exemplos de caridade na Bíblia
Em 1 João 3:16-17 vemos que mesmo que cuidemos dos pobres e necessitados, se não tivermos amor por eles, não temos caridade em nossos corações!Isso ensina que a caridade não é apenas uma simples ajuda ao próximo com objetos materiais ou dinheiro. Esse amor incondicional nos faz entender e atender as necessidades físicas, materiais, espirituais e emocionais do nosso próximo, através da empatia e do amor exemplificados por Jesus.
Jesus nos deixou inúmeros exemplos de Caridade. Uma de suas maiores lições foi a multiplicação de cinco pães e dois peixes para alimentar uma multidão que o acompanhava. Ele percebeu a necessidade dos que o seguiam e a atendeu, movendo-se de íntima compaixão, como descrito em Mateus 14:15-21.
Traduções mais antigas da Bíblia muitas vezes usavam a palavra "Caridade" para significar "Amor". Atualmente, o termo "Caridade" é mais usado no sentido de fazer o bem e ser generoso para com os necessitados, algo que a Bíblia encoraja todos os crentes a buscarem.
A Caridade no Catecismo da Igreja Católica
(CIC 1822-1829). A caridade é a virtude teologal pela qual amamos a Deus sobre todas as coisas por Ele mesmo, e ao próximo como a nós mesmos, por amor de Deus.
Jesus faz da caridade o mandamento novo. Amando os seus «até ao fim» (Jo 13, 1), manifesta o amor do Pai, que Ele próprio recebe. E os discípulos, amando-se uns aos outros, imitam o amor de Jesus, amor que eles recebem também em si. É por isso que Jesus diz: «Assim como o Pai Me amou, também Eu vos amei. Permanecei no meu amor» (Jo 15, 9). E ainda: «É este o meu mandamento: que vos ameis uns aos outros, como Eu vos amei» (Jo 15, 12).
Fruto do Espírito e plenitude da Lei, a Caridade guarda os mandamentos de Deus e do seu Cristo: «Permanecei no meu Amor. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu Amor» (Jo 15, 9-10).
Cristo morreu por Amor de nós, sendo nós ainda «inimigos» (Rm 5, 10). O Senhor pede-nos que, como Ele, amemos até os nossos inimigos, que nos façamos o próximo do mais afastado, que amemos as crianças e os pobres como a Ele próprio.
O apóstolo São Paulo deixou-nos um incomparável quadro da Caridade: 

«A Caridade é paciente, a caridade é benigna; Não é invejosa, não é altiva nem orgulhosa; não é inconveniente, não procura o próprio interesse, não se imita, não guarda ressentimento, não se alegra com a injustiça, mas alegra-se com a verdade; tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta» 
(1Cor 13, 4-7).
Sem a Caridade, diz ainda o Apóstolo, «nada sou». E tudo o que for privilégio, serviço, ou mesmo Virtude..., se não tiver Caridade «de nada me aproveita». A Caridade é superior a todas as Virtudes. É a primeira das Virtudes Teologais: 
«Agora permanecem estas três coisas: A Fé, a Esperança e a Caridade; Mas a maior de todas é a Caridade» (1 Cor 13, 13).
 O exercício de todas as Virtudes é animado e inspirado pela Caridade. Esta é o «vínculo da perfeição» (Cl 3, 14) e a forma das virtudes: articula-as e ordena-as entre si; é a fonte e o termo da sua prática cristã. A caridade assegura e purifica a nossa capacidade humana de amar e eleva-a à perfeição sobrenatural do amor divino.
A prática da vida moral animada pela Caridade dá ao cristão a liberdade espiritual dos filhos de Deus. O cristão já não está diante de Deus como um escravo, com temor servil, nem como o mercenário à espera do salário, mas como um filho que corresponde ao amor «d'Aquele que nos amou primeiro» (1 Jo 4, 19):
«Nós, ou nos desviamos do mal por temor do castigo e estamos na atitude do escravo, ou vivemos à espera da recompensa e parecemo-nos com os mercenários; ou, finalmente, é pelo bem em si e por amor d'Aquele que manda, que obedecemos [...], e então estamos na atitude própria dos filhos».
Os frutos da Caridade são: a Alegria, a Paz e a Misericórdia; Exige a prática do bem e a correcção fraterna; É Benevolente; suscita a reciprocidade, é desinteressada e liberal: É amizade e comunhão:

«A consumação de todas as nossas obras é o amor. É nele que está o fim: é para a conquista dele que corremos; corremos para lá chegar e, uma vez chegados, é nele que descansamos».

http://www.vatican.va/archive/cathechism_po/index_new/p3s1cap1_1699-1876_po.html
https://www.respostas.com.br/significado-caridade-biblia/
https://www.bibliaon.com/caridade/
https://www.bibliacatolica.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário