sábado, 13 de julho de 2019

Esperança (1)... significado, Catecismo



A Esperança é grande por isso foi dividida em duas publicações:
*Esperança (1)Significado e Catecismo
*Esperança (2) na Bíblia Sagrada
Falar de Esperança quando tudo parece andar no sentido contrário é como nadar contra a maré. Colocar esperança no coração e na vida das pessoas é afirmar que existe certa probabilidade de se concretizar um evento. Isto é, existe um grande desejo que aconteça, mas carece de total certeza. Esperar, é ter uma crença emocional na possibilidade de resultados positivos relacionados com eventos e circunstâncias da vida pessoal do povo de Deus. A esperança requer muita perseverança, neste sentido existe um sentimento que se aproxima muito aos atribuídos da Fé, pois a Fé, a Esperança e a Caridade constituem as Virtudes teologais.
Significado de Esperança
Esperança é o substantivo feminino que indica o ato de esperar alguma coisa, pode ser também um sinônimo de confiança. Ter esperança é acreditar que alguma coisa muito desejada vai acontecer. A esperança pode ser fundamentada (ou realística) ou baseada em alguma utopia, algo que dificilmente será alcançado. 
Esperança é ter expectativa que algo vai acontecer. A esperança está ligada à fé, porque a pessoa com esperança acredita em uma coisa que ainda não vê, que está no futuro (Romanos 8:24-25). Deus é a esperança de todo cristão, porque Ele sempre cumpre o que promete. Esperança implica esperar. Algumas promessas de Deus levam tempo para se cumprirem. A esperança é a confiança em Deus que nos ajuda a esperar sem desistir até que as promessas se cumpram. Para isso precisamos ter fé em Deus. A Bíblia fala que Deus tem planos bons para nossas vidas, que nos dão esperança (Jeremias 29:11). Quando passamos por dificuldades temos a esperança que não vai ser sempre assim, Deus vai nos livrar. E no fim temos a esperança de viver para sempre com Deus, sem mais sofrimento nem 

tristeza. A esperança é uma força muito poderosa. Quem tem esperança em Deus:
*Tem alegria – já não precisa ter medo do futuro; Deus tem muitas coisas boas preparadas e isso é motivo de alegria
*Tem paciência – mesmo quando leva muito tempo, sabe que as promessas de Deus se vão cumprir e não desiste – Romanos 5:3-5
*Consegue enfrentar os problemas – Deus promete dar força para superar todas as dificuldades e sair vitorioso no fim – Isaías 40:31
 *Muda sua vida – não fica mais preso pelo medo da derrota; vai em frente, confiando que Deus vai agir e abençoar sua vida.
Esperança- Catolicismo da Igreja Católica
(CIC-1817-1821) A esperança é a virtude teologal pela qual desejamos o Reino dos céus e a vida eterna como nossa felicidade, pondo toda a nossa confiança nas promessas de Cristo e apoiando-nos, não nas nossas forças, mas no socorro da graça do Espírito Santo. «Conservemos firmemente a esperança que professamos, pois Aquele que fez a promessa é fiel» (Heb10, 23). «O Espírito Santo, que Ele derramou abundantemente sobre nós, por meio de Jesus Cristo nosso Salvador, para que, justificados pela sua graça, nos tornássemos, em esperança, herdeiros da vida eterna» (Tt3, 6-7).
A virtude da esperança corresponde ao desejo de felicidade que Deus colocou no coração de todo o homem; assume as esperanças que inspiram as atividades dos homens, purifica-as e ordena-as para o Reino dos céus; protege contra o desânimo; sustenta no abatimento; dilata o coração na expectativa da bem-aventurança eterna. O ânimo que a esperança dá preserva do egoísmo e conduz à felicidade da caridade.
A esperança cristã retorna e realiza a esperança do povo eleito, que tem a sua origem e modelo na esperança de Abraão, o qual, em Isaac, foi cumulado das promessas de Deus e purificado pela provação do sacrifício. «Contra toda a esperança humana, Abraão teve esperança e acreditou. Por isso, tornou-se pai de muitas nações» (Rm4, 18).
A esperança cristã manifesta-se, desde o princípio da pregação de Jesus, no anúncio das bem-aventuranças. As bem-aventuranças elevam a nossa esperança para o céu, como nova tema prometida e traçam-lhe o caminho através das provações que aguardam os discípulos de Jesus. Mas, pelos méritos do mesmo Jesus Cristo e da sua paixão, Deus guarda-nos na «esperança que não engana» (Rm5, 5). A esperança é «a âncora da alma, inabalável e segura» que penetra […]«onde entrou Jesus como nosso precursor» (Heb6, 19-20). É também uma arma que nos protege no combate da salvação: «Revistamo-nos com a couraça da fé e da caridade, com o capacete da esperança da salvação» (1Ts 5, 8). Proporciona-nos alegria, mesmo no meio da provação: «alegres na esperança, pacientes na tribulação» (Rm12, 12). Exprime-se e nutre-se na oração, particularmente na oração do Pai-Nosso, resumo de tudo o que a esperança nos faz desejar.
Podemos, portanto, esperar a glória do céu prometida por Deus àqueles que O amam  e fazem a sua vontade. Em todas as circunstâncias, cada qual deve esperar, com a graça de Deus, «permanecer firme até ao fim» e alcançar a alegria do céu, como eterna recompensa de Deus pelas boas obras realizadas com a graça de Cristo. É na esperança que a Igreja pede que «todos os homens se salvem» (1 Tm2, 4) e ela própria aspira a ficar, na glória do céu, unida a Cristo, seu Esposo:
«Espera, espera, que não sabes quando virá o dia nem a hora. Vela com cuidado, que tudo passa com brevidade, embora o teu desejo faça o certo duvidoso e longo o tempo breve. Olha que quanto mais pelejares, mais mostrarás o amor que tens a teu Deus, e mais te regozijarás com teu Amado em gozo e deleite que não pode ter fim».

Portanto, é perfeitamente possível encontrar na Bíblia o sentido, o significado e o sentimento de Esperança desde Gênesis até o Apocalipse. A história bíblica, torna-se, o lugar onde o homem tem um encontro com Deus, que vai revelando aos poucos seus desígnios e o vai alimentando com a Esperança, como uma forma de antecipação, do que mais tarde será chamado, Reino de Deus. O Jardim do Éden começa descrevendo uma harmonia e um equilíbrio que irradiam paz em toda a criação, mas de repente surge um acidente de percurso (comer do fruto proibido), que provocou a ira de Deus contra os culpados e contra a terra que os sustentaria, mas por outro lado, nasce uma gota de esperança Gn 3.15-19 quando Deus profere uma sentença para os envolvidos de tal forma que não abandonou o pecador à sua miséria, e é aí, justamente, onde começa o plano de salvação. Mais tarde, a humanidade inteira torna de novo a pecar, mas Deus projeta um novo plano para recriar o mundo, desta vez, não a partir do zero, e sim a partir de uma nova chance. Deus, escolheu Noé para construir uma arca e coloca nela toda a Esperança de um mundo novo. Quando Deus chamou Abraão para deixar sua terra e parentes, foi um chamado que traz uma nova Esperança. “Em teu nome serão abençoadas todas as famílias do mundo” Gn 12:3. Os quatrocentos anos de escravidão no Egito não conseguiram apagar totalmente essa chama de Esperança, ao contrário, sempre era alimentada pelo sonho de uma promessa, uma terra e seu Deus. Promessa que foi confirmada com braço forte de liberdade e independência sob o comando do soberano Senhor, através de Moisés. Quando o povo estava de posse da terra prometida, esqueceram que a promessa continuava atual e se afastaram de Deus. A promessa não era só uma terra nova, mas também caminhar na proteção de Deus, não trair Ele com ídolos ou esquecer seus mandamentos. Quando isso acontece, Deus altera, mais uma vez, seu plano de salvação e envia os profetas com mensagens de juízo e de condenação. Os profetas realizam sua missão em meio de lutas, invasões, apostasia e idolatrias, anunciando cenas de vitória e salvação no horizonte futuro.
O povo de Israel colocou sua Esperança em uma terra Ex 3:17, e em uma descendência Gn 49; Ex 23:27-33; Lv 26:3-13. E durante séculos, estes são o objeto da Esperança de Israel. Por outro lado, Deus é também a realização e a própria segurança e garantia de que aquilo que se esperava se concretizaria, visto que Deus é fiel e zela pela sua palavra. O povo de Israel, muitas vezes, esqueceu que um futuro feliz era um dom do Deus da aliança Dt4.23. Isaías, duzentos anos antes do Exílio, proclamou: Consolai, consolai, o meu povo, diz o vosso Deus. Os profetas vieram para alimentar a Esperança do povo de Deus, o povo escolhido, portanto a Esperança de Israel, e mais tarde de todas as nações, é o próprio Deus Is 51,5, e o Seu Reino Sl96. Por outro lado, os profetas denunciam uma esperança ilusória e pede conversão Jr8.15; 13.16. E quando o futuro parece fechar-se Ez7.11-14, aparece no fundo um novo anúncio de Esperança pois, Deus infundirá seu Espírito para fazer reviver seu povo.
Mas é com o profeta Isaías que a Esperança renasce com a possibilidade de restabelecer o reino sob um único Rei, que nascerá de uma Jovem. Is 7:14 “Pois o Senhor, por sua conta, vos dará um sinal: Vede: a jovem está grávida e dará à luz um filho, e lhe dará o nome de Emanuel”. Esta profecia é completada em Mi 5.1 “Mas tu, Belém de Éfreta, pequena entre as aldeias de Judá, de ti tirei aquele que há de ser o chefe de Israel”. E também em Is 9.1-6 quando o povo caminhava em trevas, vê uma luz de Esperança que multiplica a alegria porque virá um grande “Conselheiro, Guerreiro divino, Chefe perpétuo e Príncipe da paz. Seu glorioso principado e a paz não terão fim no trono de Davi e em seu reino”, pois não há falta nem limitação nessa paz e justiça, que se dilatam no espaço e no tempo e que mais tarde com Jesus será a base do Reino de Deus.

https://www.respostas.com.br/o-que-e-esperanca/
https://www.bibliaon.com/esperanca_em_deus/
https://www.significados.com.br/esperanca/
https://www.portalcatolico.org.br/single-post/2017/12/10/O-SIGNIFICADO-DE-ESPERAN%C3%87A-NA-B%C3%8DBLIA
https://www.wordproject.org/bibles/po-BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário