sexta-feira, 18 de outubro de 2019

Peregrinação à Grécia - Passos de São Paulo - 2º Dia: Arachova-Delfos-Kalambaka




1º Dia 26/8/2019
Chegada em Atenas, instalação no Titania Hotel

2º Dia 27/8/2019
Houve a celebração da missa na sala de conferência do Titania Hotel, antes do Café da Manhã.

1-Arachova
Situada na Grécia Central, na região da Beócia. Possui 139,45 km². Numa altitude de 968 metros,nas encostas do Monte Parnassus/Parnasos (ou Monte das Musas) está ligada às povoações de Anfissa e Livádia mediante a auto-estrada GR-48, onde se pode tomar um desvio até Delfos, próximo da costa. Também existe a GR-29 que a liga com as cidades próximas do golfo de Corinto e Distomo. A sudeste fica Anfissa, a sul Lâmia, a oeste Livádia, a 160 km a noroeste de Atenas e a 12 km de Delfos. É uma pitoresca Vila com uma grande e famosa estacão de esqui.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Arácova


» Visita ao Mosteiro de Hóssios Luckas


Mosteiro bizantino da Grécia, situado no município de Distomo na região de Beócia. Foi inscrito como Patrimônio Mundial da UNESCO junto com o Mosteiro de Dafne e Mosteiro Novo de Quios. É conhecido por seus mosaicos sobre fundo dourado, que datam do século XI, suas pinturas e o refinamento de sua decoração: pisos de mármore, jaspe e pórfiro.
Dedicado a seu fundador, Lucas de Estiris (Ele foi um dos mais antigos santos a ser visto levitando em oração. Em criança, Lucas demonstrou grande piedade, ascetismo e caridade. Nasceu na Fóscia, cuja capital é Anfissa Imigrou à Tessália, foi preso e enviado para casa, no caminho fugiu, encontrou uns monges peregrinos de Roma a Jerusalém, que os levou para um Mosteiro em Atenas. Morreu em Estiris Um ermitão do século X, cujos restos podem ser vistos na cripta, o Mosteiro de São Lucas é uma das construções medievais mais importantes da Grécia e também um dos mais visitados.
Foi construído em 1011 sobre as fundações de uma igreja construída em 944. O plano octogonal da igreja converteu-se em uma referência importante para a arquitetura bizantina. No marco inicial do Império Otomano, o mosteiro foi o lugar de uma grande batalha, como demonstram os canhões expostos aqui. Em 1821, o bispo Isaías declarou seu apoio a causa da independência nacional. O santo fundador profetizou que o monastério estaria vivo "até o fim dos tempos". Desde sua fundação, há um milênio, até hoje em dia, a vida monástica nele não foi interrompida nunca, mantendo-se o patrimônio religioso vivo: a rica liturgia greco-ortodoxa com os maravilhosos cantos bizantinos. A paisagem que o rodeia é de uma grande beleza, dominando extensos olivais, cuidados com muito esmero. A comunidade monástica produz um dos melhores azeites ecológicos do Mediterrâneo.




                 



                  





                








2-Delfos 

(Centro do Mundo: Segundo a lenda, a localização de Delfos (Delphi) foi determinada por Zeus, que mandou duas águias voarem em sentidos opostos (uma para o leste e outra para o oeste) e elas se encontraram no “centro da terra”, e o lugar mais sagrado do Mundo)

Delfos fica em um Planalto semicircular conhecido como Phaedriades, junto ao monte Parnassus/Parnasos (ou Monte das Musas, lugar onde o ar puro e o silêncio imperam), e sobranceiro ao vale de Pleistos. 15 km a sudoeste de Delfos, há a cidade-porto de Kirrha, no golfo de Corinto.
Delfos é uma moderna cidade grega muito conhecida por seu sítio arqueológico, que foi declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO. Em épocas antigas, era o local dos Jogos Píticos e de um famoso oráculo (o oráculo de Delfos), que ficava dentro de um templo dedicado ao deus Apolo, elaborado por Trofónio e Agamedes. Delfos era reverenciado por todo o mundo grego como o omphalos, o centro do Universo.

Monte Parnassus


Na mitologia, o local pertencia originariamente a Gaia (divindade que representa a Terra) e era guardado por sua filha, a serpente Píton. O deus Apolo, associado ao dom da profecia, teria assumido o controle do lugar após matar a serpente, que caiu numa fenda do solo e teria entrado em decomposição, passando a emitir vapores intoxicantes. Os gregos acreditavam que quando uma sacerdotisa – uma mulher de vida irrepreensível escolhida entre as camponesas – inalava tais gases, ela tinha seu espírito possuído por Apolo, que fazia as profecias por meio dela. “A forma mais conhecida de consulta consistia em fazer uma pergunta à sacerdotisa, conhecida como pítia.

Numa espécie de transe mediúnico, ela pronunciava as respostas em versos semelhantes aos usados nos poemas Ilíada e Odisséia, de Homero”, diz Fernando Brandão dos Santos, professor de literatura grega da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Araraquara (SP). O centro religioso era consultado por cidadãos comuns e também por líderes políticos, que usavam as profecias para orientar seus governos.
Após o Império Romano tomar Delfos, no século 2 a.C., o local sofreu diversas pilhagens e a posterior expansão do cristianismo também contribuiu para a sua decadência. O templo pagão foi fechado definitivamente por um decreto do imperador Teodósio no final do século 4. Algumas questões sobre Delfos, porém, intrigariam cientistas muitos séculos depois. Na década passada, geólogos, químicos e arqueólogos trabalharam na região e concluíram que realmente gases estranhos podiam emanar do Templo de Apolo.
Capital das previsões
Embaladas por gases alucinógenos, sacerdotisas adivinhavam o futuro dos gregos antigos
1. Ao chegar à cidade grega de Delfos, o visitante se registrava e pagava uma taxa. Quando se aproximava o momento da sua consulta, ele se purificava numa fonte de água e seguia pelo caminho sagrado. Este o levava até o Templo de Apolo, onde ficava o famoso oráculo. Ali uma sacerdotisa fazia previsões auxiliada por vários sacerdotes
2. Ao longo do caminho sagrado, que seguia por um terreno acidentado e íngreme, havia estátuas, relicários com tesouros sagrados e outros edifícios dedicados a Apolo. Tais monumentos eram construídos por cidades-estado, como Tebas e Atenas, ou por cidadãos ricos, como agradecimento às previsões e conselhos do oráculo
3. Antes de entrar no Templo de Apolo, os peregrinos sacrificavam uma ovelha ou uma cabra, que tinha suas entranhas examinadas por sacerdotes à procura de sinais proféticos. Em seguida, os visitantes entravam um de cada vez no templo — que era rodeado por colunas e hoje está em ruínas. Lá, apresentavam as consultas à sacerdotisa
4. Antes de cada sessão, a profetisa descia até uma câmara subterrânea sob o templo, onde inalava vapores “sagrados”, que induziam suas profecias. Alguns historiadores acreditam que as respostas eram interpretadas e passadas aos peregrinos pelos sacerdotes. Outros dizem que a própria profetisa falava com o visitante, usando palavras enigmáticas
5. Duas falhas geológicas atravessam Delfos. Estudos feitos em 1996 mostraram que o subsolo do local é formado por pedra calcárea betuminosa, que pode emitir etileno, um gás capaz de produzir alucinações. Isso explicaria os “vapores sagrados”, que subiriam por fendas no terreno, pois as falhas geológicas se cruzam bem abaixo do Templo de Apolo
6. Uma das falhas geológicas está alinhada com uma série de fontes de água , algumas hoje secas, sendo que uma das nascentes fica diretamente abaixo do templo. Quando a água quente, vinda das profundezas da Terra, passava pela camada de pedra calcárea betuminosa, criava condições para a liberação dos vapores de etileno

7. Ao lado do Templo de Apolo havia um teatro, construído no século 4 a.C., que podia acomodar cerca de 5 mil pessoas. Ali eram apresentados espetáculos musicais, peças e sessões de leitura de poesia durante os festivais religiosos realizados em Delfos. O teatro oferecia aos espectadores uma vista majestosa do Templo de Apolo]


                                             

https://super.abril.com.br/mundo-estranho/o-que-era-o-oraculo-de-delfos/

Os deuses do Olimpo
Dividem-se em várias classes. A classe superior é formada pelos seguintes deuses:


Zeus - governante dos demais deuses.
Hera – deusa que protegia casamentos (irmã e esposa de Zeus).
Apolo - deus da luz, poesia e da música da verdade, da harmonia, da perfeição e da cura. Considerado um dos mais importantes, versáteis e venerados deuses da Grécia Antiga, pois era um dos deuses olímpicos. Era também muito importante na mitologia romana. Era filho de Zeus (deus dos deuses) e Leto (deusa do anoitecer) e irmão de Ártemis (deusa da caça). Era pai de Asclépio (deus da Medicina e da cura) e Aristeu (deus da agricultura e vegetação).
Atena - deusa da sabedoria.
Afrodite - deusa do amor e da beleza.
Ares - deus da guerra.
Poseidon - deus do mar

Hefesto - deus do fogo
Ártemis - deusa da caça
Héstia - deusa do coração e da chama sagrada
Deméter - deusa da agricultura.
Hermes - mensageiro dos deuses.
Morfeu - deus dos sonhos.


A classe inferior dos deuses é formada por:
Hades - deus dos infernos (irmão de Zeus)
Dioniso - deus do vinho, em algumas regiões era tão importante quanto Zeus.
Pã - deus das florestas.
As ninfas eram consideradas as guardiãs da natureza e as musas, representavam as artes e as ciências.
Os heróis, seres mortais, alguns filhos de deuses com humanos, são muito importantes na mitologia grega. Os de maior destaque são:

Aquiles (Era o guerreiro mais forte dos gregos. Filho de um homem (Peleu) e da deusa Tétis. Quando nasceu sua mãe mergulhou-o nas águas de um rio que protegiam todas as partes do seu corpo banhadas pelas águas. Mas como a mãe lhe pegou pelo calcanhar foi só esta parte do corpo que era vulnerável. Morreu no assalto a Troia, trespassado por uma flecha que se cravou no seu calcanhar.)
Jasão (Chefiou a expedição dos argonautas em busca do “velo de ouro” tendo enfrentado imensos perigos e aventuras.)
Perseu (Filho de Zeus, casou com Andrômeda. Na sua viagem de regresso da Etiópia transformou os seus companheiros em pedra ao mostrar-lhes a cabeça da Górgona.)

Édipo (Rei de Tebas decifrou o enigma da esfinge. Sem o saber matou o pai e casou com a própria mãe. Mais tarde, quando soube o que fizera, cegou-se a si próprio para não contemplar o horror que cometera.
Teseu (Venceu o Minotauro que era o monstro que existia no labirinto de Creta, com a ajuda de Ariadne.)
Agamenon
Menelau
Ulisses
O principal herói grego é Heracles (Herói grego muito forte enfrentou doze dificuldades, conhecidas pelos doze trabalhos de Hércules.), ou em romano, Hércules. Ele era filho de Zeus e Alcmena

https://www.infoescola.com/mitologia/mitologia-grega/
https://www.sohistoria.com.br/ef2/mitologiagrega/


"Ó homem, conhece-te a ti mesmo e conhecerás os deuses e o universo."
(Inscrição no oráculo de Delfos, atribuída aos Sete Sábios (c. 650a.C.-550 a. C.)

Oráculo de Delfos

O oráculo de Delfos influenciou significativamente a colonização grega das costas do sul da Itália e da Sicília. Chegou a ser o centro religioso do mundo helênico.
A Fócida ou Fócia é uma antiga região do centro da Grécia atravessada pelo grande maciço do monte Parnaso. Na época da Grécia clássica uma parte desta região, a que está situada junto desse monte, tinha o topónimo de Pyto (ou Pito),. Este lugar é conhecido como Delfos, ou seja, Pyto e Delfos são sinónimos. O porto de Itea era o acesso por mar mais próximo de Delfos.
O recinto inclui ainda os chamados tesouros que eram pequenas construções semelhantes a capelas onde se guardavam os ex-votos e os donativos que frequentemente eram muito valiosos. Sabe-se que existiam estes tesouros:
O Sítio Arqueológico de Delfos encontra-se classificado como Património Mundial pela UNESCO. O oráculo de Delfos também é o oráculo em que o herói mitológico Hércules (Heracles) foi para saber o seu destino.
O oráculo de Delfos foi fechado definitivamente pelo Imperador Teodósio I, o Grande, em 393 d.C., devido a sua campanha anti pagã, pois o evangelho de Jesus Cristo, tornou-se a religião oficial do Império Romano e este lugar de adivinhações, como centro de idolatrias e feitiçarias, devia ser combatido. Também os jogos Olímpicos, por ele ressuscitado, foram proibidos.



Através do profeta Moisés, o Criador condenou terminantemente a prática do ocultismo: "Não agourareis, nem adivinhareis". (Levítico 19:26).
"Entre ti(Israel) não se achará quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro, nem encantador de encantamentos, nem quem consulte um espírito adivinhante, nem mágico, nem quem consulte os mortos: pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao Senhor; e por estas abominações o Senhor teu Deus as lança fora de diante dele. Perfeito serás, como o Senhor teu Deus. Porque estas nações, que hás de possuir, ouvem os prognosticadores e os adivinhadores: poré a ti (Israel) o Senhor teu Deus não permitiu tal coisa". (Deuteronómio 18:10-14, 21-22).
"Falou mais o Senhor a Moisés, dizendo: ..quando pois algum homem ou mulher em si tiver um espírito adivinho ou for encantador, certamente morrerão..."(Levítico 20:27).
"Não vos virareis para os adivinhadores e encantadores; não os busqueis, contaminando-vos com eles: Eu sou o Senhor vosso Deus".(Levítico 19:31).
"Quando uma alma se virar para os adivinhadores e encantadores, para se prostituir após deles, eu porei a minha face contra aquela alma e a extirparei do meio do seu povo(Moisés)".(Levítico 20:6).
No ano 624 a.C., Josias, filho de Amon e rei de Judá (no 18º ano do seu reinado), descobriu o livro da lei de Moisés e tirou das terra judaicas todas as coisas que desagradavam ao Deus Altíssimo: "E também os adivinhos, os feiticeiros, os terafins, os ídolos e todas as abominações que se viam na terra de Judá e em Jerusalém, os extirpou Josias, para confirmar as palavras da lei, que estavam escritas no livro que o sacerdote Hilquias achara na casa do Senhor".(II Reis 23:24).

Quando o rei Saul estava na presença de Deus, expulsou todos os praticantes das artes mágicas de Israel, porém na sua desobediência recorreu a uma pitonisa ocasionando a ira de Deus sobre si: "....Saul tinha desterrado os adivinhos e encantadores.....e perguntou Saul ao Senhor, porém o Senhor não lhe respondeu, nem por sonhos, nem por Urim, nem por profetas. Então disse Saul aos seus criados: buscai uma mulher que tenha o espírito de feiticeira, para que vá a ela e a consulte. E os seus criados lhe disseram: eis que em Endor há uma mulher que tem o espírito de adivinhar". (I Samuel 28:3,6 e 7).

"Assim morreu Saul por causa da sua transgressão com que transgrediu contra o Senhor, por causa da Palavra do Senhor a qual não havia guardado; e também porque buscou a adivinhadora para a consultar. E não buscou ao Senhor, pelo que o matou....(I Crônicas10:13-14).
Quando o povo de Israel viu-se desamparado pelo Altíssimo, devido aos seus pecados, o profeta Isaías os advertiu a não buscarem respostas nos adivinhadores: "Quando vos disserem: consultai os que têm espíritos familiares e os adivinhos, que chilreiam(falam muito) e murmuram entre dentes(falam baixo)...."(Isaías 8:19). No mesmo versículo, Isaías enfatiza: "Não recorrerá um povo ao seu Deus? a favor dos vivos interrogar-se-ão os mortos?".
O Espírito Santo, usando os seus servos, revela que não herdarão o descanso eterno, os praticantes das artes mágicas:
1) Apóstolo Paulo (58 d.C.): " Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: ...idolatrias, feitiçarias...que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus".(Gálatas 5:19-21).
2) Apóstolo João (96 d.C.): "Mas, quanto aos.... feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte".(Apocalipse 21:8)
"Ficarão de fora(dos céus)....os feiticeiros...."(Apocalipse 22:15)
http://estudosdabiblia-i.blogspot.com/2013/06/oraculo-de-delfos-responsavel-pela.html

» Visita ao conjunto arqueológico de Delfos

Templo de Apolo
O templo de Apolo na cidade grega de Delfos foi uma oferenda realizada pelos gregos, em homenagem à vitória na Batalha de Maratona (vitória dos gregos sobre os persas na Primeira Guerra Médica). https://www.suapesquisa.com/mitologiagrega/apolo.htm

Ruínas do Templo de Apolo
O templo de Apolo em sua forma atual é o terceiro erguido no mesmo lugar. Data do século IV a.C., sendo uma construção no estilo dórico. Erguido sobre as ruínas de outros templos, seus arquitetos foram Spintharos, Xenodoros e Agathon. Originalmente possuía seis colunas na frente e 15 na lateral, mas foi destruído por um terremoto em 373 a.C. Era a sede do culto a Apolo e onde eram proferidos os oráculos. Foi parcialmente restaurado entre 1938 e 1941.

» Visita Capelas dos Tesouros de Atenas e Esparta

O Templo de Apolo estava rodeado de várias capelas, chamadas de tesouros, já que guardavam os ex-votos e as oferendas das cidades-estado gregas, para comemorar vitórias dedicadas ao deus, ou para agradecer benefícios:
Tesouro de Siracusa
Tesouro de Cirenea
Tesouro de Cnido
Tesouro de Sifnos
Tesouro de Sición (muito importante)
Tesouro de Tebas
Tesouro de Corinto
Tesouro dos etruscos
Tesouro dos atenienses (o único restaurado).
De todos o mais importante era o Tesouro de Atenas, hoje o único restaurado, construído para comemorar a vitória na Batalha de Maratona. Outro muito rico era o Tesouro de Sifnos, cujos cidadãos eram abastados por causa da exploração de ouro e prata de sua região. O Tesouro de Argos também é importante, por ser o que se preservou em melhores condições
https://sites.google.com/site/filosofiapopular/historias-filosoficas/o-oraculo-de-de





» Visita ao Estádio e Anfiteatro» Visita ao Museu de Delfos 


       



 








                      





Alojamento no Hotel Amália



Levítico 19:26
26 Não comereis coisa alguma com o sangue; não agourareis nem adivinhareis. 

Deuteronómio 18:10-14, 21-22
10 Entre ti não se achará quem faça passar pelo fogo a seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro;
11 Nem encantador, nem quem consulte a um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos;
12 Pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao SENHOR; e por estas abominações o SENHOR teu Deus os lança fora de diante de ti.

13 Perfeito serás, como o SENHOR teu Deus.
14 Porque estas nações, que hás de possuir, ouvem os prognosticadores e os adivinhadores; porém a ti o SENHOR teu Deus não permitiu tal coisa. A promessa de um grande profeta
20 Porém o profeta que tiver a presunção de falar alguma palavra em meu nome, que eu não lhe tenha mandado falar, ou o que falar em nome de outros deuses, esse profeta morrerá.
21 E, se disseres no teu coração: Como conhecerei a palavra que o SENHOR não falou?
22 Quando o profeta falar em nome do SENHOR, e essa palavra não se cumprir, nem suceder assim; esta é palavra que o SENHOR não falou; com soberba a falou aquele profeta; não tenhas temor dele.


Levítico 20:27
27 Quando, pois, algum homem ou mulher em si tiver um espírito de necromancia ou espírito de adivinhação, certamente morrerá; serão apedrejados; o seu sangue será sobre eles.

Levítico 19: 31
31 Não vos virareis para os adivinhadores e encantadores; não os busqueis, contaminando-vos com eles. Eu sou o SENHOR vosso Deus.

Levítico 20:6

6 Quando alguém se virar para os adivinhadores e encantadores, para se prostituir com eles, eu porei a minha face contra ele, e o extirparei do meio do seu povo.

II Reis 23:24
24 E também os adivinhos, os feiticeiros, os terafins, os ídolos, e todas as abominações que se viam na terra de Judá e em Jerusalém, os extirpou Josias, para confirmar as palavras da lei, que estavam escritas no livro que o sacerdote Hilquias achara na casa do SENHOR.
I Samuel 28:3-14
3 E Samuel já estava morto, e todo o Israel o tinha chorado, e o tinha sepultado em Ramá, que era a sua cidade; e Saul tinha desterrado os adivinhos e os encantadores.
4 E ajuntaram-se os filisteus, e vieram, e acamparam-se em Suném; e ajuntou Saul a todo o Israel, e se acamparam em Gilboa.
5 E, vendo Saul o arraial dos filisteus, temeu, e estremeceu muito o seu coração.
6 E perguntou Saul ao SENHOR, porém o SENHOR não lhe respondeu, nem por sonhos, nem por Urim, nem por profetas.
7 Então disse Saul aos seus criados: Buscai-me uma mulher que tenha o espírito de feiticeira, para que vá a ela, e consulte por ela. E os seus criados lhe disseram: Eis que em En-Dor há uma mulher que tem o espírito de adivinhar.
8 E Saul se disfarçou, e vestiu outras roupas, e foi ele com dois homens, e de noite chegaram à mulher; e disse: Peço-te que me adivinhes pelo espírito de feiticeira, e me faças subir a quem eu te disser.
9 Então a mulher lhe disse: Eis aqui tu sabes o que Saul fez, como tem destruído da terra os adivinhos e os encantadores; por que, pois, me armas um laço à minha vida, para me fazeres morrer?
10 Então Saul lhe jurou pelo SENHOR, dizendo: Vive o SENHOR, que nenhum mal te sobrevirá por isso.
11 A mulher então lhe disse: A quem te farei subir? E disse ele: Faze-me subir a Samuel.
12 Vendo, pois, a mulher a Samuel, gritou com alta voz, e falou a Saul, dizendo: Por que me tens enganado? Pois tu mesmo és Saul.
13 E o rei lhe disse: Não temas; que é que vês? Então a mulher disse a Saul: Vejo deuses que sobem da terra.
14 E lhe disse: Como é a sua figura? E disse ela: Vem subindo um homem ancião, e está envolto numa capa. Entendendo Saul que era Samuel, inclinou-se com o rosto em terra, e se prostrou.


I Crônicas 10:13-14
13 Assim morreu Saul por causa da transgressão que cometeu contra o SENHOR, por causa da palavra do SENHOR, a qual não havia guardado; e também porque buscou a adivinhadora para a consultar.
14 E não buscou ao SENHOR, que por isso o matou, e transferiu o reino a Davi, filho de Jessé.


Isaías 8:19-20
19 Quando, pois, vos disserem: Consultai os que têm espíritos familiares e os adivinhos, que chilreiam e murmuram: Porventura não consultará o povo a seu Deus? A favor dos vivos consultar-se-á aos mortos?
20 À lei e ao testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, é porque não há luz neles.


Gálatas 5:19-21
19 Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia,
20 Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,
21 Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.


Apocalipse 21:8
8 Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.

Apocalipse 22:15
15 Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário