sexta-feira, 18 de outubro de 2019

Peregrinação à Grécia - Passos de São Paulo - 3º Dia: Kalambaka-Vergina-Tessalonica



3º Dia: 27/8/2019
3- Kalambaka
 

Pequena cidade grega próxima aos famosos Mosteiros de Meteora, eleitos. Patrimônio Mundial pela Unesco. Os seis mosteiros gregos: Megalos Meteoros (Grande Meteoro ou Mosteiro da Transfiguração), Varlaam, Ágios Stéphanos (Santo Estevão), Ágia Tríada (Santíssima Trindade), São Nicolau Anapausas e Roussanou (o único feminino) foram construídos sobre pilares de rocha de arenito, a uma altura que pode chegar a 500 metros.

https://www.amochilaeomundo.com/2015/11/grecia-2-dias-na-incrivel-regiao-de-meteora-kalambaka-dia-1.html






» Visita a dois Mosteiros em Meteora

(Para ser admitido no Mosteiro são três anos: No primeiro ano no mosteiro partilhando tarefas; No segundo ano volta a vida "civil" (na sociedade), no terceir ingressa no mosteiro se for aceite e tiver o consentimento da família (não precisa ser solteiro, mas depois que ingressar não pode casar)
1- St. Stephan's Monastery  (Feminino)


Vista de Kalambaka a partir do do Monastério de S. Stephan

Não é permitido a entrada de senhoras de calça comprida ou de saias curtas, à entrada tem "aventais" para que possam utilizar como saias longas.
No interior é proibido tirar fotografia.



Megalos Metoros (Transfiguração) tem que pegar um teleférico                Nesta outra imagem avistam-se mais dois monastérios         









Mais dois monastérios







2- Varlaam (Agioi Pantes) Monastery (Todos os Santos) (masculino) - Como no outro visitado as Senhoras com calça comprida ou com saias curtas tinham que colocar o "avental" que eles emprestavam



















teto da igreja (Jesus)






                                














 O Altar das Igrejas Greco-Ortodóxicas segue a seguinte disposição na parede Santo Padroeiro da Igreja e Nossa Senhora (ficam a esquerda)- Jesus e João Batista (ficam à direita)
Vista da estrada do outro lado de Meteora


4-Vergina
Pequena cidade situada no norte da Grécia, localizada na prefeitura de Emátia, na Macedônia Central. Tornou-se famosa internacionalmente em 1977, quando o arqueólogo grego Manolis Andronikos escavou o que ele alegou serem as sepulturas dos reis da Macedônia, incluindo Filipe II, pai de Alexandre, o Grande. As descobertas confirmaram o sítio como a antiga Egas. A atual cidade de Vergina situa-se a 13 quilômetros a sudeste do centro do distrito, Véria, e a cerca de 80 quilômetros a sudoeste de Tessalônica, capital da Macedônia grega. A cidade tem uma população de cerca de 2000 pessoas, e situa-se no sopé do Monte Pieria, a uma altitude de 120 metros acima do nível do mar. 
https://pt.wikipedia.org/wiki/Vergina



» Visita ao Museu Arqueológico

5- Tessalónica
Tessalónica é uma cidade portuária grega no golfo Termaico do mar Egeu. Preserva evidências de história romana, bizantina e otomana, principalmente perto de Ano Poli, a cidade alta. Entre as ruínas do palácio do século 4 do imperador romano Galério está a Rotunda, que já foi uma igreja e uma mesquita. Boa parte do centro da cidade foi destruída no Incêndio de Tessalónica em 1917. A cidade reconstruída no século 20 tem um moderno layout europeu.
A cidade de Tessalónica no norte da Grécia, durante muitos séculos foi a segunda cidade mais importante do Império Bizantino, tendo um papel importante para o Cristianismo durante a Idade Média e foi decorada com construções impressionantes. Em 1988, quinze destes monumentos foram incluídos como Patrimônio Mundial da UNESCO. São eles:
Muralhas de Salonica (século IV/V)  Rotunda de São Jorge (século IV)
Igreja do Aquiropeto (século V) Basílica de São Demétrio (século VII)
Igreja de Santa Sofia de Salonica (século VIII) Igreja da Panágia de Cobre (século XI)
Igreja dos Santos Apóstolos (século XIV) Igreja de São Nicolau, o Órfão (século XIV)
Igreja de São Pantaleão (século XIV) Igreja do Santificado Davi (século VI)
Igreja de Santa Catarina (século XIII) Igreja de Cristo Salvador (século XIV
Monastério de Vlatades (século XIV) Igreja do Profeta Elias (século XIV)
Termas de Salonica (século XIV)
https://pt.wikipedia.org/wiki/Monumentos_Paleocristãos_e_Bizantinos_de_Tessalónica








Celebração da Missa na Igreja NªSª Imaculada Conceição - Tessalonica



                                     





Alojamento no Hotel Capsis

Nenhum comentário:

Postar um comentário