domingo, 22 de setembro de 2019

Peregrinação à Terra Santa- 3º dia...Nazaré-Caná-Tiberíades-Cafarnaum-Tabga-Nazaré


No 3º dia (18/8/2019)- Nazaré-Caná-Tiberíades-Cafarnaum-Nazarazé (Alojamento e jantar no Hotel Legacy Nazareth)

3-Nazaré




     Nazaré é a capital e maior cidade do distrito Norte de Israel. Também funciona como uma capital árabe para os cidadãos árabes de Israel que constituem a vasta maioria da população local.
Nazaré é conhecida como a flor da Galileia, como afirmou São Jerônimo. Localizada sobre uma colina a 350 metros em relação ao Mar Mediterrâneo, a cidade é rodeada por outros montes mais altos. Ao sul da cidade está a planície de Esdrelon, que fica na parte sul da Baixa Galileia.

O vilarejo de Nazaré era, no tempo de Jesus, um pequeno povoado de não mais de 30.000 metros quadrados (200 metros de comprimento por 150 de largura). As casas eram compostas geralmente por uma única sala, ligadas a uma gruta escavada à mão devido à fragilidade das rochas do local. Recentemente foi encontrada uma casa desse período com vários cômodos.

A cidade se tornou famosa porque o anjo Gabriel anunciou o nascimento de Jesus neste lugar (Lucas 1:27) a uma Virgem chamada Maria, prometida em casamento a um jovem chamado José (Mateus 1:18). Em Nazaré a Santíssima Virgem disse “sim” ao anúncio do Arcanjo. Foi onde também a Sagrada Família composta por Jesus, Maria e José viveu. Foi ali que Jesus Cristo viveu toda a vida oculta até que desse início à vida pública.

Na noite da chegada em Nazaré, por mera casualidade, ao trocar o jantar pela visita noturna à Basílica da Anunciação, que não constava do roteiro, opção pessoal) foi possível participar no ensaio dos cânticos prévios, acompanhar a Procissão  da Virgem Maria e rezar o Terço (cada Mistério, rezado numa Língua diferente, semelhante ao rezado em Fátima, antes da Procissão das Velas no dia 12 de Maio de 2019), organizada pelo núcleo de peregrinos brasileiros da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima de Belém do Pará (que foi transmitida em Direto por várias Televisões inclusive a emissora "Canção Nova"). Quando a Procissão teve início, ouviram-se cânticos num tom mais elevado, provenientes de um outro lugar  de culto religioso não Católico, parecia ser uma espécie de provocação.

Anunciação do Anjo sobre a Concepção de Jesus (Lucas1:26-38; 2:51-52)

» Visita Basílica da Anunciação (Casa de Maria) e “fonte da Virgem”



    A igreja atual é um edifício de dois andares construído em 1969 sobre o local onde anteriormente estava uma igreja da era das Cruzadas que, por sua vez, fora construída sobre o local de uma antiga construção bizantina. No primeiro andar, no interior da igreja, está a Gruta da Anunciação,que muitos fiéis acreditam ser o que restou da casa onde Maria passou sua infância. No direito canônico católico, a igreja é considerada como uma basílica menor. 

Construída num local de importância histórica, considerado sagrado por algumas denominações cristãs, principalmente o catolicismo, a igreja recebe muitos peregrinos católicos, anglicanos e ortodoxos anualmente. O primeiro Santuário foi provavelmente construído em algum momento do século IV e continha apenas um altar na caverna onde se acredita que Maria tenha vivido. Uma estrutura maior foi encomendada pelo imperador romano Constantino I, que ordenou que sua mãe, Santa Helena, fundasse igrejas nos locais onde importantes eventos da vida de Jesus ocorreram. A Igreja da Anunciação foi fundada mais ou menos na mesma época que a Igreja da Natividade (no local do nascimento de Jesus) e da Igreja do Santo Sepulcro (onde ele foi sepultado). 
A segunda igreja foi construída sobre as ruínas da igreja bizantina durante as Cruzadas, logo após a conquista de Nazaré por Tancredo da Galileia em 1102. Esta igreja jamais foi completada. Cinco capitéis romanescos entalhados por artistas do norte da França e que foram descobertos em escavações realizadas em 1909, não tinham sido instalados em 1187 quando as notícias da vitória de Saladino na Batalha de Hatim alcançaram a cidade. Saladino permitiu que sacerdotes franciscanos permanecessem no local para supervisionar os serviços religiosos no local. 
Em 1260, Baybars e seu exército mameluco destruíram a igreja durante o seu ataque a Nazaré. Um pequeno número de franciscanos conseguiu permanecer na cidade até a queda de Acre em 1291. Nos três séculos seguintes, eles alternaram sua presença na cidade conforme a situação política - em constante mudança - lhes permitia. Os relatos franciscanos deste período documentam sua expulsão em 1363, o retorno em 1468 e um massacre de seus membros em 1542. As famílias cristãs locais conseguiram, com o apoio dos franciscanos, tomaram conta da igreja neste período. 

O emir Faquir Adim concedeu aos franciscanos a permissão para retornar em 1620, que foi quando foi construída uma pequena estrutura para encobrir a gruta sagrada que é venerada como sendo a casa de Maria. Em 1730, Dhaher al-Omar permitiu a construção de uma nova igreja, que se tornou o local onde se encontrava a pequena comunidade latina de Nazaré. Ela foi expandida em 1877 e completamente demolida em 1954 para permitir a construção da nova basílica, que foi completada em 1969. Este novo edifício foi projetado pelo arquiteto italiano Giovanni Muzio e construída pela construtora israelense Sole Boneh entre 1960 e 1969. Utilizada pela paróquia latina, ela permanecesse sob o controle dos franciscanos. É o maior santuário cristão no Oriente Médio e foi dedicada em 1964 pelo papa Paulo VI.
 https://pt.wikipedia.org/wiki/Basílica_da_Anunciação
      Detalhes  da Fachada e da Porta Principal    



Detalhes da fachada
Fachada superior à esquerda escrito: "angelus domini"



   Fachada superior à direita escrito:  "nuntiavi mariae"


  Fachada média superior à esquerda escrito: "S. Matthaeus  S. Marcus"

    Fachada média superior à esquerda escrito:   S. Lucas  S. Joannes


  Fachada média  à esquerda escrito:   "Verbum caro"


Fachada média escrito "factum est e habitavit in nobis"




Fachada esquerda escrito : ait dominus ad serpentem ipsa conteret

caput tuum et tu insidiaberis calcaneo eius 






Fachada direita escrito : ecce virgo concipiet et pariet filium et vocabitur nomen eius emmanuel

Detalhes da Porta da Basílica:

*Parede sobre a porta de ferro ao centro desenho representativo da Santíssima Trindade (de cima para Baixo Deus Pai, Espírito Santo e Filho Crucificado) à esquerda, escrito: Multifariam multisque modis olim Deus loquens Patribus in Prophetis ... Heb 1,1 que sigifica: De muitas maneiras Deus Falou aos nossos antepassados pelos Profetas Hebreus1:1. À direita
vocavit discipulos suos et elegit duodecim exipsis quos et apostolos nominavit - Luc 6,13 que significa: Chamou a si os seus discípulos, e escolheu doze deles, a quem também deu o nome de apóstolos...Lucas 6:13

*Parede do lado direito da porta de ferro de cima para baixo: Desenho representando Petrus, por baixo desenho de quatro faces escrito sob elas: Thaddaeus, Mathias, Thoma, Simon, ao lado destes um desenho de um homem com um cajado , abaixo das quatro faces um desenho de outro homem ao lado deste e por baixo daquele escrito Jacobus  nne  mais abaixo desenho de mais três faces sob elas: Bartholomaeus, Philippus, Andreas, ao lado destas um desenho de outro homem escrito abaixo Matthaeus, mais abaixo e ao lado deste um desenho de outro homem e abaixo deste escrito Jacobus Alph



*Parede do lado esquerdo da porta de ferro, de cima para baixo: Desenho de um Homem por baixo deste escrito: Adam (Adão), abaixo deste mais a direita o desenho de outro homem por baixo deste escrito: Abraham (Abraão) e mais a esquerda desenho de quatro faces, por baixo  destas escrito: Salomon, Isaac, Jacob Noe; abaixo destas um desenho de outro homem e ao lado desde escrito: Elias
Abaixo e a esquerda deste um desenho de outro homem, escrito por baixo: Moyses ao lado deste mais três faces, por baixo escrito: Jo.Baptista, Jeremias, Samuel e Abaixo um desenho de outro Homem e por baixo escrito: Davi

*Porta de Ferro: À esquerda quatro retângulos, o primeiro retrata a anunciação aos pastores; O segundo retrata o nascimento de Jesus; O terceiro, a Fuga da Sagrada Família; O quarto, a apresentação de Jesus; À direita três retângulos, o último retrata o Batismo de Jesus; O penúltimo o Ministério de Jesus; O primeiro a Crucifixão de Jesus Cristo . Na cinta superior "Natus est vobis jodi salvator exaltatusa terra omnia trahaad meipsim", na média: "accipe filium et matrem eius et fuge beati pauperes pacifici mundo corde", na inferior: Jesus proficiebat sapientia aetate gratia hic est filus meus dilecius Jesus 


No pátio da Basílica existem vários murais de Nossa Senhora oferecidos por vários países que veneram -na.

 

 Dentro vários vitrais

















Fonte de Maria em Nazaré na Galileia - A estrutura em torno da Fonte de Maria (conhecida como El-Sabil em árabe) foi recentemente renovada e restaurada a sua forma original. O Poço de Maria é o símbolo da Prefeitura de Nazaré.
https://www.cafetorah.com/fonte-de-maria-em-nazare-na-galileia/






Aparição do Anjo a São José (Mateus1:18-25)

» Visita Igreja de São José e a cripta com cisterna (oficina se São José)

A Igreja de S. José foi construída onde, segundo a tradição, teria sido a oficina de carpintaria e casa de José, pai adotivo de Jesus. A atual igreja franciscana foi reconstruída, em 1914, sobre as ruínas de igrejas mais antigas e está localizada na área da Basílica da Anunciação. Na cripta há um antigo poço de água, mosaicos, caves e celeiros do I e II seculos a. C. da antiga Nazaré que sobreviveu.

A igreja também reflete raízes judeo-cristãs e foi construída num estilo neorromânico, com base nos fundamentos da antiga igreja cruzada. Os cruzados construíram a igreja, no século XII, sobre restos da igreja bizantina. Após a ocupação árabe, no século XIII, o local foi abandonado durante séculos. Em 1754, foi comprado pelos franciscanos que construíram uma capela dedicada a S. José. Mais tarde, os franciscanos, também, conseguiram comprar a área à volta da igreja. Em 1908, o Padre Prof Veo fez escavações arqueológicas que permitiram descobrir os restos da igreja bizantina do século IV ou V. Ele publicou as suas descobertas no livro "Nazareth e as suas duas entradas", escrito em francês. A base para a construção da igreja, neste local específico, foi a existência da gruta na cripta usada como gruta residencial.

De acordo com a Custodia Terrae Santae "a tradição cristã indica que em Nazaré, além da basílica da Anunciação, está a igreja de São José. Este santuário também é chamado 'da Nutrição' porque Jesus ali foi criado até a idade adulta, aprendendo a profissão de seu pai adotivo".

Segundo os textos bíblicos um anjo do Senhor anunciou a José o nascimento de Jesus: “Maria, sua mãe, estava desposada com José. Antes de coabitarem, aconteceu que ela concebeu por virtude do Espírito Santo. José, seu esposo, que era homem justo e não queria difamá-la, resolveu deixá-la, secretamente. Enquanto assim pensava, eis que um anjo do Senhor lhe apareceu em sonhos e lhe disse: José, filho de David, não temas receber Maria por esposa, pois o que nela foi concebido vem do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo de seus pecados. Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que o Senhor anunciara pelo profeta: Eis que a Virgem conceberá e dará à luz um filho, que se chamará Emanuel (Isaías 7:14), que significa: Deus connosco. Despertando, José fez como o anjo do Senhor lhe havia mandado e recebeu em sua casa a sua esposa. E, sem que ele a tivesse conhecido, ela deu à luz o seu filho, que recebeu o nome de Jesus (Mateus 1:18-25)”.

http://nos-passos-de-cristo.blogspot.com/2013/10/a-igreja-de-sao-jose.html
A igreja de S. José está integrada no complexo da escola franciscana e Basílica da Anunciação, no interior Gruta que teria sido a oficina e casa de S. José.

 Está escrito na base da estátua de São José no pátio do 3º piso da Basílica da Anunciação: "Joseph fili David noli timere accipere Mariam coniugem. quod enim in ea natum est de spiritu sancto est mt 1,20"




Lucas 1:27

27 A uma virgem desposada com um homem, cujo nome era José, da casa de Davi; e o nome da virgem era Maria.

Mateus 1:18-21
18 Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, achou-se ter concebido do Espírito Santo.
19 Então José, seu marido, como era justo, e a não queria infamar, intentou deixá-la secretamente.
20 E, projetando ele isto, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo;
21 E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.
22 Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor, pelo profeta, que diz;

23 Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, Que t traduzido é: Deus connosco. 
24 E José, despertando do sono, fez como o anjo do Senhor lhe ordenara, e recebeu a sua mulher;

Lucas1:26-38

26 E, no sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré,
27 A uma virgem desposada com um homem, cujo nome era José, da casa de Davi; e o nome da virgem era Maria.
28 E, entrando o anjo aonde ela estava, disse: Salve, agraciada; o Senhor é contigo; bendita és tu entre as mulheres.
29 E, vendo-o ela, turbou-se muito com aquelas palavras, e considerava que saudação seria esta.
30 Disse-lhe, então, o anjo: Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus.
31 E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Jesus.
32 Este será grande, e será chamado filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai;
33 E reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim.
34 E disse Maria ao anjo: Como se fará isto, visto que não conheço homem algum?
35 E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus.
36 E eis que também Isabel, tua prima, concebeu um filho em sua velhice; e é este o sexto mês para aquela que era chamada estéril;
37 Porque para Deus nada é impossível.
38 Disse então Maria: Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo ausentou-se dela


Lucas 2:51-52

51 E desceu com eles, e foi para Nazaré, e era-lhes sujeito. E sua mãe guardava no seu coração todas estas coisas.
52 E crescia Jesus em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens.


Mateus 1:18-25
18 Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, achou-se ter concebido do Espírito Santo.
19 Então José, seu marido, como era justo, e a não queria infamar, intentou deixá-la secretamente.
20 E, projetando ele isto, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo;
21 E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.
22 Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor, pelo profeta, que diz;
23 Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, Que t traduzido é: Deus connosco.
24 E José, despertando do sono, fez como o anjo do Senhor lhe ordenara, e recebeu a sua mulher;
25 E não a conheceu até que deu à luz seu filho, o primogênito; e pós-lhe por nome Jesus.

Hebreus 1:1
1 Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho, 


Lucas 6:13
13 E, quando já era dia, chamou a si os seus discípulos, e escolheu doze deles, a quem também deu o nome de apóstolos



4- Caná


Historicamente, a vila árabe de Kfar Kana é identificada na tradição cristã como Caná da Galileia. No século XVII, o local foi oficialmente reconhecido pelo Vaticano como a Caná da Galileia e com isso passou a fazer parte dos lugares sagrados cristãos. 
Atualmente, a maioria dos residentes de Kfar Kana é muçulmana. No centro do vilarejo há alguns prédios antigos e cavernas funerárias. O lugar mais importante é a igreja católica, construída em 1879, no local tradicional do milagre do vinho. Há também uma igreja que recebeu o nome de São Bartolomeu e que de acordo com a tradição foi construída no mesmo local da casa de Natanael de Cana (São Bartolomeu), um dos discípulos de Jesus.

http://www.holyland-pilgrimage.org/pt-pt/node/8601

Bodas de Caná – Transformação da Água em Vinho 1º milagre de Jesus (João 2:1-12)

» Visita a Igreja (casa onde terá ocorrido as bodas)





Não foi possível observar o interior da igreja porque estava fechada, no exterior  St Simon The Cananite Church
(Simão o Zelotes/ Cananeu, um dos 12 Apóstolos de Jesus Cristo(Mateus 10:2–4).





» Capela de São Bartolomeu (João 21:2) onde supostamente estavam guardadas as Talhas de água pelos Ortodoxos Gregos

No ano de 1885 foi construída, a 100 metros de distância da Wedding Church, uma capela em honra de S. Bartolomeu (Natanael), um dos doze apóstolos, nascido em Caná. Escavações arqueológicas, conduzidas pelo padre S. Loffreda em 1969 e pelo padre E. Alliata no ano de 1997, demonstraram que a sinagoga, construída sobre ruínas de antigas casas (séc. I-IV), possuía um átrio com pórticos tendo ao centro uma grande cisterna, conservada até hoje no subsolo da igreja atual. Na abside setentrional da igreja foi reencontrada uma abside ainda mais antiga contendo um sepulcro do séc. V-VI. Tal sepulcro juntamente com outros indícios, parecem indicar uma presença cristã no lugar durante a época bizantina.



https://lugaressantos.wordpress.com/2013/01/01/capela-de-s-bartolomeu-natanael/

João 2:1-12
1 E, ao terceiro dia, fizeram-se umas bodas em Caná da Galileia; e estava ali a mãe de Jesus.
2 E foi também convidado Jesus e os seus discípulos para as bodas.
3 E, faltando vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Não têm vinho.
4 Disse-lhe Jesus: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora.
5 Sua mãe disse aos serventes: Fazei tudo quanto ele vos disser.
6 E estavam ali postas seis talhas de pedra, para as purificações dos judeus, e em cada uma cabiam dois ou três almudes.
7 Disse-lhes Jesus: Enchei de água essas talhas. E encheram-nas até em cima.
8 E disse-lhes: Tirai agora, e levai ao mestre-sala. E levaram.
9 E, logo que o mestre-sala provou a água feita vinho (não sabendo de onde viera, se bem que o sabiam os serventes que tinham tirado a água), chamou o mestre-sala ao esposo.
10 E disse-lhe: Todo o homem põe primeiro o vinho bom e, quando já têm bebido bem, então o inferior; mas tu guardaste até agora o bom vinho.
11 Jesus principiou assim os seus sinais em Caná da Galileia, e manifestou a sua glória; e os seus discípulos creram nele.
12 Depois disto desceu a Cafarnaum, ele, e sua mãe, e seus irmãos, e seus discípulos; e ficaram ali não muitos dias.

Mateus 10:2-4
2 Ora, os nomes dos doze apóstolos são estes: O primeiro, Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão;
3 Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu, e Lebeu, apelidado Tadeu;
4 Simão o Zelote, e Judas Iscariotes, aquele que o traiu.

5- Cafarnaum (Mateus 4:12-25; Isaías 9:1-7)


            Cafarnaum teve pouca importância na história de Israel. O nome semita, que significa povoação de Nahum, fornece poucas pistas sobre a sua origem, mas indica que não chegava a ser considerada uma cidade. Não é mencionada explicitamente no Antigo Testamento, o que não é estranho: embora os vestígios da presença humana remontem ao século XIII A.C., o núcleo habitado seria mais recente, talvez do período asmoneu. No entanto, São Mateus apresenta-a unida ao cumprimento de uma promessa messiânica e realmente faz justiça ao lugar: além de Jerusalém, nenhuma localidade reúne tantas recordações da passagem do Senhor pela terra como esta pequena cidade situada na margem do mar de Genesaré.

Constituição do Ministério de Jesus (João 1:35-51; Mateus 4:18-22) » Vários Discípulos de Jesus viveram nessa cidade
Pregações de Jesus (Mateus 4:12-17; Lucas 7:5-6; Mateus 8:5-13);
Jesus firmou: “Eu sou o Pão vivo que desceu do Céu” (João 4: 24-65)

» Visita à Cidade de Jesus (Mateus 9:1) Sinagoga (Lucas4:44) e casa de São Pedro









Estátua com as chagas nos pés retratando Jesus num mendigo






Jesus curou o servo de um Centurião (Lucas 7:1-10; Mateus 8:5-13);
Curou a sogra de Pedro (Mateus 8:14-17; Marcos 1:29-31)
Curou o paralítico levado por 4 homens (Mateus 9:1-7; Marcos 2:1-12),
Curou o filho do nobre (á distância) (João 4:46-54)
Libertou o endemoniado (Marcos 1:24-31; Lucas 8:23-39)
O Apóstolo Mateus era um Publicano, cobrador de impostos, que trabalhava em Cafarnaum (Marcos 2:14; Lucas 5:27; Mateus 9:9)
Cafarnaum foi condenada por Jesus (Mateus 11: 20-24; Lucas 10:12-15)

Mateus 4:12-25
12 Jesus, porém, ouvindo que João estava preso, voltou para a Galileia;
13 E, deixando Nazaré, foi habitar em Cafarnaum, cidade marítima, nos confins de Zebulom e Naftali;
14 Para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta Isaías, que diz:
15 A terra de Zebulom, e a terra de Naftali, Junto ao caminho do mar, além do Jordão, A Galileia das nações;
16 O povo, que estava assentado em trevas, Viu uma grande luz; E, aos que estavam assentados na região e sombra da morte, A luz raiou.
17 Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.
18 E Jesus, andando junto ao mar da Galileia, viu a dois irmãos, Simão, chamado Pedro, e André, os quais lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores;
19 E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens.
20 Então eles, deixando logo as redes, seguiram-no.
21 E, adiantando-se dali, viu outros dois irmãos, Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, num barco com seu pai, Zebedeu, consertando as redes;
22 E chamou-os; eles, deixando imediatamente o barco e seu pai, seguiram-no.
23 E percorria Jesus toda a Galileia, ensinando nas suas sinagogas e pregando o evangelho do reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo.
24 E a sua fama correu por toda a Síria, e traziam-lhe todos os que padeciam, acometidos de várias enfermidades e tormentos, os endemoninhados, os lunáticos, e os paralíticos, e ele os curava. 
25 E seguia-o uma grande multidão da Galileia, de Decápolis, de Jerusalém, da Judeia, e de além do Jordão.
Isaías 9:1-7
1 Mas a terra, que foi angustiada, não será entenebrecida; envileceu nos primeiros tempos, a terra de Zebulom, e a terra de Naftali; mas nos últimos tempos a enobreceu junto ao caminho do mar, além do Jordão, na Galileia das nações.
2 O povo que andava em trevas, viu uma grande luz, e sobre os que habitavam na região da sombra da morte resplandeceu a luz.
3 Tu multiplicaste a nação, a alegria lhe aumentaste; todos se alegrarão perante ti, como se alegram na ceifa, e como exultam quando se repartem os despojos.
4 Porque tu quebraste o jugo da sua carga, e o bordão do seu ombro, e a vara do seu opressor, como no dia dos midianitas.
5 Porque todo calçado que levava o guerreiro no tumulto da batalha, e todo o manto revolvido em sangue, serão queimados, servindo de combustível ao fogo.
6 Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.
7 Do aumento deste principado e da paz não haverá fim, sobre o trono de Davi e no seu reino, para o firmar e o fortificar com juízo e com justiça, desde agora e para sempre; o zelo do SENHOR dos Exércitos fará isto. 
João 1:35-55
35 No dia seguinte João estava outra vez ali, e dois dos seus discípulos;
36 E, vendo passar a Jesus, disse: Eis aqui o Cordeiro de Deus.
37 E os dois discípulos ouviram-no dizer isto, e seguiram a Jesus.
38 E Jesus, voltando-se e vendo que eles o seguiam, disse-lhes: Que buscais? E eles disseram: Rabi (que, traduzido, quer dizer Mestre), onde moras?
39 Ele lhes disse: Vinde, e vede. Foram, e viram onde morava, e ficaram com ele aquele dia; e era já quase a hora décima.
40 Era André, irmão de Simão Pedro, um dos dois que ouviram aquilo de João, e o haviam seguido.
41 Este achou primeiro a seu irmão Simão, e disse-lhe: Achamos o Messias (que, traduzido, é o Cristo).
42 E levou-o a Jesus. E, olhando Jesus para ele, disse: Tu és Simão, filho de Jonas; tu serás chamado Cefas (que quer dizer Pedro).
43 No dia seguinte quis Jesus ir à Galileia, e achou a Filipe, e disse-lhe: Segue-me.
44 E Filipe era de Betsaida, cidade de André e de Pedro.
45 Filipe achou Natanael, e disse-lhe: Havemos achado aquele de quem Moisés escreveu na lei, e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José.
46 Disse-lhe Natanael: Pode vir alguma coisa boa de Nazaré? Disse-lhe Filipe: Vem, e vê.
47 Jesus viu Natanael vir ter com ele, e disse dele: Eis aqui um verdadeiro israelita, em quem não há dolo.
48 Disse-lhe Natanael: De onde me conheces tu? Jesus respondeu, e disse-lhe: Antes que Filipe te chamasse, te vi eu, estando tu debaixo da figueira.
49 Natanael respondeu, e disse-lhe: Rabi, tu és o Filho de Deus; tu és o Rei de Israel.
50 Jesus respondeu, e disse-lhe: Porque te disse: Vi-te debaixo da figueira, crês? Coisas maiores do que estas verás.
51 E disse-lhe: Na verdade, na verdade vos digo que daqui em diante vereis o céu aberto, e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem.
Mateus 4:18-22
18 E Jesus, andando junto ao mar da Galileia, viu a dois irmãos, Simão, chamado Pedro, e André, os quais lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores;
19 E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens.
20 Então eles, deixando logo as redes, seguiram-no.
21 E, adiantando-se dali, viu outros dois irmãos, Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, num barco com seu pai, Zebedeu, consertando as redes;
22 E chamou-os; eles, deixando imediatamente o barco e seu pai, seguiram-no. 
Mateus 4:12-17
12 Jesus, porém, ouvindo que João estava preso, voltou para a Galileia;
13 E, deixando Nazaré, foi habitar em Cafarnaum, cidade marítima, nos confins de Zebulom e Naftali;
14 Para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta Isaías, que diz:
15 A terra de Zebulom, e a terra de Naftali, Junto ao caminho do mar, além do Jordão, A Galileia das nações;
16 O povo, que estava assentado em trevas, Viu uma grande luz; E, aos que estavam assentados na região e sombra da morte, A luz raiou.
17 Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.

Lucas 7:5-6
5 Porque ama a nossa nação, e ele mesmo nos edificou a sinagoga.
6 E foi Jesus com eles; mas, quando já estava perto da casa, enviou-lhe o centurião uns amigos, dizendo-lhe: Senhor, não te incomodes, porque não sou digno de que entres debaixo do meu telhado.
Mateus 8:5-13
5 E, entrando Jesus em Cafarnaum, chegou junto dele um centurião, rogando-lhe,
6 E dizendo: Senhor, o meu criado jaz em casa, paralítico, e violentamente atormentado.
7 E Jesus lhe disse: Eu irei, e lhe darei saúde.
8 E o centurião, respondendo, disse: Senhor, não sou digno de que entres debaixo do meu telhado, mas dize somente uma palavra, e o meu criado há de sarar.
9 Pois também eu sou homem sob autoridade, e tenho soldados às minhas ordens; e digo a este: Vai, e ele vai; e a outro: Vem, e ele vem; e ao meu criado: Faze isto, e ele o faz.
10 E maravilhou-se Jesus, ouvindo isto, e disse aos que o seguiam: Em verdade vos digo que nem mesmo em Israel encontrei tanta fé.
11 Mas eu vos digo que muitos virão do oriente e do ocidente, e assentar-se-ão à mesa com Abraão, e Isaque, e Jacó, no reino dos céus;
12 E os filhos do reino serão lançados nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes.
13 Então disse Jesus ao centurião: Vai, e como creste te seja feito. E naquela mesma hora o seu criado sarou. 


Marcos 1:24-31
24 Dizendo: Ah! que temos contigo, Jesus Nazareno? Vieste destruir-nos? Bem sei quem és: o Santo de Deus.
25 E repreendeu-o Jesus, dizendo: Cala-te, e sai dele.
26 Então o espírito imundo, convulsionando-o, e clamando com grande voz, saiu dele.
27 E todos se admiraram, a ponto de perguntarem entre si, dizendo: Que é isto? Que nova doutrina é esta? Pois com autoridade ordena aos espíritos imundos, e eles lhe obedecem!
28 E logo correu a sua fama por toda a província da Galileia.
29 E logo, saindo da sinagoga, foram à casa de Simão e de André com Tiago e João.
30 E a sogra de Simão estava deitada com febre; e logo lhe falaram dela.
31 Então, chegando-se a ela, tomou-a pela mão, e levantou-a; e imediatamente a febre a deixou, e servia-os. 


João 4:24-65
24 Vendo, pois, a multidão que Jesus não estava ali nem os seus discípulos, entraram eles também nos barcos, e foram a Cafarnaum, em busca de Jesus.
25 E, achando-o no outro lado do mar, disseram-lhe: Rabi, quando chegaste aqui?
26 Jesus respondeu-lhes, e disse: Na verdade, na verdade vos digo que me buscais, não pelos sinais que vistes, mas porque comestes do pão e vos saciastes.
27 Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem vos dará; porque a este o Pai, Deus, o selou.
28 Disseram-lhe, pois: Que faremos para executarmos as obras de Deus?
29 Jesus respondeu, e disse-lhes: A obra de Deus é esta: Que creiais naquele que ele enviou.
30 Disseram-lhe, pois: Que sinal, pois, fazes tu, para que o vejamos, e creiamos em ti? Que operas tu?
31 Nossos pais comeram o maná no deserto, como está escrito: Deu-lhes a comer o pão do céu.
32 Disse-lhes, pois, Jesus: Na verdade, na verdade vos digo: Moisés não vos deu o pão do céu; mas meu Pai vos dá o verdadeiro pão do céu.
33 Porque o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo.
34 Disseram-lhe, pois: Senhor, dá-nos sempre desse pão.
35 E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede.
36 Mas já vos disse que também vós me vistes, e contudo não credes.
37 Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora.
38 Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.
39 E a vontade do Pai que me enviou é esta: Que nenhum de todos aqueles que me deu se perca, mas que o ressuscite no último dia.
40 Porquanto a vontade daquele que me enviou é esta: Que todo aquele que vê o Filho, e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.
41 Murmuravam, pois, dele os judeus, porque dissera: Eu sou o pão que desceu do céu.
42 E diziam: Não é este Jesus, o filho de José, cujo pai e mãe nós conhecemos? Como, pois, diz ele: Desci do céu?
43 Respondeu, pois, Jesus, e disse-lhes: Não murmureis entre vós.
44 Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia.
45 Está escrito nos profetas: E serão todos ensinados por Deus. Portanto, todo aquele que do Pai ouviu e aprendeu vem a mim.
46 Não que alguém visse ao Pai, a não ser aquele que é de Deus; este tem visto ao Pai.
47 Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna.
48 Eu sou o pão da vida.
49 Vossos pais comeram o maná no deserto, e morreram.
50 Este é o pão que desce do céu, para que o que dele comer não morra.
51 Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo.
52 Disputavam, pois, os judeus entre si, dizendo: Como nos pode dar este a sua carne a comer?
53 Jesus, pois, lhes disse: Na verdade, na verdade vos digo que, se não comerdes a carne do Filho do homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis vida em vós mesmos.
54 Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia.
55 Porque a minha carne verdadeiramente é comida, e o meu sangue verdadeiramente é bebida.
56 Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele.
57 Assim como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo pelo Pai, assim, quem de mim se alimenta, também viverá por mim.
58 Este é o pão que desceu do céu; não é o caso de vossos pais, que comeram o maná e morreram; quem comer este pão viverá para sempre.
59 Ele disse estas coisas na sinagoga, ensinando em Cafarnaum.
60 Muitos, pois, dos seus discípulos, ouvindo isto, disseram: Duro é este discurso; quem o pode ouvir?
61 Sabendo, pois, Jesus em si mesmo que os seus discípulos murmuravam disto, disse-lhes: Isto escandaliza-vos?
62 Que seria, pois, se vísseis subir o Filho do homem para onde primeiro estava?
63 O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos disse são espírito e vida.
64 Mas há alguns de vós que não crêem. Porque bem sabia Jesus, desde o princípio, quem eram os que não criam, e quem era o que o havia de entregar.
65 E dizia: Por isso eu vos disse que ninguém pode vir a mim, se por meu Pai não lhe for concedido.

Mateus 9:1
1 E, entrando no barco, passou para o outro lado, e chegou à sua cidade. E eis que lhe trouxeram um paralítico, deitado numa cama.

Lucas 4:44
44
E pregava nas sinagogas da Galileia.

Lucas 7:1-10
1 E, depois de concluir todos estes discursos perante o povo, entrou em Cafarnaum.
2 E o servo de um certo centurião, a quem muito estimava, estava doente, e moribundo.
3 E, quando ouviu falar de Jesus, enviou-lhe uns anciãos dos judeus, rogando-lhe que viesse curar o seu servo.
4 E, chegando eles junto de Jesus, rogaram-lhe muito, dizendo: É digno de que lhe concedas isto,
5 Porque ama a nossa nação, e ele mesmo nos edificou a sinagoga.
6 E foi Jesus com eles; mas, quando já estava perto da casa, enviou-lhe o centurião uns amigos, dizendo-lhe: Senhor, não te incomodes, porque não sou digno de que entres debaixo do meu telhado.
7 E por isso nem ainda me julguei digno de ir ter contigo; dize, porém, uma palavra, e o meu criado sarará.
8 Porque também eu sou homem sujeito à autoridade, e tenho soldados sob o meu poder, e digo a este: Vai, e ele vai; e a outro: Vem, e ele vem; e ao meu servo: Faze isto, e ele o faz.
9 E, ouvindo isto Jesus, maravilhou-se dele, e voltando-se, disse à multidão que o seguia: Digo-vos que nem ainda em Israel tenho achado tanta fé.
10 E, voltando para casa os que foram enviados, acharam são o servo enfermo.

Mateus 8:14-17
14 E Jesus, entrando em casa de Pedro, viu a sogra deste acamada, e com febre.
15 E tocou-lhe na mão, e a febre a deixou; e levantou-se, e serviu-os.
16 E, chegada a tarde, trouxeram-lhe muitos endemoninhados, e ele com a sua palavra expulsou deles os espíritos, e curou todos os que estavam enfermos;
17 Para que se cumprisse o que fora dito pelo profeta Isaías, que diz: Ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e levou as nossas doenças.
Marcos 1:29-31
29 E logo, saindo da sinagoga, foram à casa de Simão e de André com Tiago e João.
30 E a sogra de Simão estava deitada com febre; e logo lhe falaram dela.
31 Então, chegando-se a ela, tomou-a pela mão, e levantou-a; e imediatamente a febre a deixou, e servia-os.
Mateus 9:1-7
1 E, entrando no barco, passou para o outro lado, e chegou à sua cidade. E eis que lhe trouxeram um paralítico, deitado numa cama.
2 E Jesus, vendo a fé deles, disse ao paralítico: Filho, tem bom ânimo, perdoados te são os teus pecados.
3 E eis que alguns dos escribas diziam entre si: Ele blasfema.
4 Mas Jesus, conhecendo os seus pensamentos, disse: Por que pensais mal em vossos corações?
5 Pois, qual é mais fácil? dizer: Perdoados te são os teus pecados; ou dizer: Levanta-te e anda?
6 Ora, para que saibais que o Filho do homem tem na terra autoridade para perdoar pecados (disse então ao paralítico): Levanta-te, toma a tua cama, e vai para tua casa.
7 E, levantando-se, foi para sua casa.

Marcos 2:1-12
1 E alguns dias depois entrou outra vez em Cafarnaum, e soube-se que estava em casa.
2 E logo se ajuntaram tantos, que nem ainda nos lugares junto à porta cabiam; e anunciava-lhes a palavra.
3 E vieram ter com ele conduzindo um paralítico, trazido por quatro.
4 E, não podendo aproximar-se dele, por causa da multidão, descobriram o telhado onde estava, e, fazendo um buraco, baixaram o leito em que jazia o paralítico.
5 E Jesus, vendo a fé deles, disse ao paralítico: Filho, perdoados estão os teus pecados.
6 E estavam ali assentados alguns dos escribas, que arrazoavam em seus corações, dizendo:
7 Por que diz este assim blasfêmias? Quem pode perdoar pecados, senão Deus?
8 E Jesus, conhecendo logo em seu espírito que assim arrazoavam entre si, lhes disse: Por que arrazoais sobre estas coisas em vossos corações?
9 Qual é mais fácil? dizer ao paralítico: Estão perdoados os teus pecados; ou dizer-lhe: Levanta-te, e toma o teu leito, e anda?
10 Ora, para que saibais que o Filho do homem tem na terra poder para perdoar pecados (disse ao paralítico),
11 A ti te digo: Levanta-te, toma o teu leito, e vai para tua casa.
12 E levantou-se e, tomando logo o leito, saiu em presença de todos, de sorte que todos se admiraram e glorificaram a Deus, dizendo: Nunca tal vimos.

João 4:15-54
14
Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna.
15 Disse-lhe a mulher: Senhor, dá-me dessa água, para que não mais tenha sede, e não venha aqui tirá-la.
16 Disse-lhe Jesus: Vai, chama o teu marido, e vem cá.
17 A mulher respondeu, e disse: Não tenho marido. Disse-lhe Jesus: Disseste bem: Não tenho marido;
18 Porque tiveste cinco maridos, e o que agora tens não é teu marido; isto disseste com verdade.
19 Disse-lhe a mulher: Senhor, vejo que és profeta.
20 Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar.
21 Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem, em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai.
22 Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus.
23 Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.
24 Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.
25 A mulher disse-lhe: Eu sei que o Messias (que se chama o Cristo) vem; quando ele vier, nos anunciará tudo.
26 Jesus disse-lhe: Eu o sou, eu que falo contigo.
27 E nisto vieram os seus discípulos, e maravilharam-se de que estivesse falando com uma mulher; todavia nenhum lhe disse: Que perguntas? ou: Por que falas com ela?
28 Deixou, pois, a mulher o seu cântaro, e foi à cidade, e disse àqueles homens:
29 Vinde, vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Porventura não é este o Cristo?
30 Saíram, pois, da cidade, e foram ter com ele.
31 E entretanto os seus discípulos lhe rogaram, dizendo: Rabi, come.
32 Ele, porém, lhes disse: Uma comida tenho para comer, que vós não conheceis.
33 Então os discípulos diziam uns aos outros: Trouxe-lhe, porventura, alguém algo de comer?
34 Jesus disse-lhes: A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou, e realizar a sua obra.
35 Não dizeis vós que ainda há quatro meses até que venha a ceifa? Eis que eu vos digo: Levantai os vossos olhos, e vede as terras, que já estão brancas para a ceifa.
36 E o que ceifa recebe galardão, e ajunta fruto para a vida eterna; para que, assim o que semeia como o que ceifa, ambos se regozijem.
37 Porque nisto é verdadeiro o ditado, que um é o que semeia, e outro o que ceifa.
38 Eu vos enviei a ceifar onde vós não trabalhastes; outros trabalharam, e vós entrastes no seu trabalho.
39 E muitos dos samaritanos daquela cidade creram nele, pela palavra da mulher, que testificou: Disse-me tudo quanto tenho feito.
40 Indo, pois, ter com ele os samaritanos, rogaram-lhe que ficasse com eles; e ficou ali dois dias.
41 E muitos mais creram nele, por causa da sua palavra.
42 E diziam à mulher: Já não é pelo teu dito que nós cremos; porque nós mesmos o temos ouvido, e sabemos que este é verdadeiramente o Cristo, o Salvador do mundo.
43 E dois dias depois partiu dali, e foi para a Galileia.
44 Porque Jesus mesmo testificou que um profeta não tem honra na sua própria pátria.
45 Chegando, pois, à Galileia, os galileus o receberam, vistas todas as coisas que fizera em Jerusalém, no dia da festa; porque também eles tinham ido à festa.
46 Segunda vez foi Jesus a Caná da Galileia, onde da água fizera vinho. E havia ali um nobre, cujo filho estava enfermo em Cafarnaum.
47 Ouvindo este que Jesus vinha da Judeia para a Galileia, foi ter com ele, e rogou-lhe que descesse, e curasse o seu filho, porque já estava à morte.
48 Então Jesus lhe disse: Se não virdes sinais e milagres, não crereis.
49 Disse-lhe o nobre: Senhor, desce, antes que meu filho morra.
50 Disse-lhe Jesus: Vai, o teu filho vive. E o homem creu na palavra que Jesus lhe disse, e partiu.
51 E descendo ele logo, saíram-lhe ao encontro os seus servos, e lhe anunciaram, dizendo: O teu filho vive.
52 Perguntou-lhes, pois, a que hora se achara melhor. E disseram-lhe: Ontem às sete horas a febre o deixou.
53 Entendeu, pois, o pai que era aquela hora a mesma em que Jesus lhe disse: O teu filho vive; e creu ele, e toda a sua casa.
54 Jesus fez este segundo milagre, quando ia da Judeia para a Galileia.

Lucas 8:26-39
26 E navegaram para a terra dos gadarenos, que está defronte da Galileia.
27 E, quando desceu para terra, saiu-lhe ao encontro, vindo da cidade, um homem que desde muito tempo estava possesso de demônios, e não andava vestido, nem habitava em qualquer casa, mas nos sepulcros.
28 E, quando viu a Jesus, prostrou-se diante dele, exclamando, e dizendo com grande voz: Que tenho eu contigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Peço-te que não me atormentes.
29 Porque tinha ordenado ao espírito imundo que saísse daquele homem; pois já havia muito tempo que o arrebatava. E guardavam-no preso, com grilhões e cadeias; mas, quebrando as prisões, era impelido pelo demônio para os desertos.
30 E perguntou-lhe Jesus, dizendo: Qual é o teu nome? E ele disse: Legião; porque tinham entrado nele muitos demônios.
31 E rogavam-lhe que os não mandasse para o abismo.
32 E andava ali pastando no monte uma vara de muitos porcos; e rogaram-lhe que lhes concedesse entrar neles; e concedeu-lho.
33 E, tendo saído os demônios do homem, entraram nos porcos, e a manada precipitou-se de um despenhadeiro no lago, e afogou-se.
34 E aqueles que os guardavam, vendo o que acontecera, fugiram, e foram anunciá-lo na cidade e nos campos.
35 E saíram a ver o que tinha acontecido, e vieram ter com Jesus. Acharam então o homem, de quem haviam saído os demônios, vestido, e em seu juízo, assentado aos pés de Jesus; e temeram.
36 E os que tinham visto contaram-lhes também como fora salvo aquele endemoninhado.
37 E toda a multidão da terra dos gadarenos ao redor lhe rogou que se retirasse deles; porque estavam possuídos de grande temor. E entrando ele no barco, voltou.
38 E aquele homem, de quem haviam saído os demônios, rogou-lhe que o deixasse estar com ele; mas Jesus o despediu, dizendo:
39 Torna para tua casa, e conta quão grandes coisas te fez Deus. E ele foi apregoando por toda a cidade quão grandes coisas Jesus lhe tinha feito.

Marcos 2:14
14 E, passando, viu Levi, filho de Alfeu, sentado na recebedoria, e disse-lhe: Segue-me. E, levantando-se, o seguiu.


Mateus 9:9
9 E Jesus, passando adiante dali, viu assentado na recebedoria um homem, chamado Mateus, e disse-lhe: Segue-me. E ele, levantando-se, o seguiu.

Mateus 11:20-24
20 Então começou ele a lançar em rosto às cidades onde se operou a maior parte dos seus prodígios o não se haverem arrependido, dizendo:
21 Ai de ti, Corazim! ai de ti, Betsaida! porque, se em Tiro e em Sidom fossem feitos os prodígios que em vós se fizeram, há muito que se teriam arrependido, com saco e com cinza.
22 Por isso eu vos digo que haverá menos rigor para Tiro e Sidom, no dia do juízo, do que para vós.
23 E tu, Cafarnaum, que te ergues até aos céus, serás abatida até aos infernos; porque, se em Sodoma tivessem sido feitos os prodígios que em ti se operaram, teria ela permanecido até hoje.
24 Eu vos digo, porém, que haverá menos rigor para os de Sodoma, no dia do juízo, do que para ti.
Lucas 10:12-15
12
E digo-vos que mais tolerância haverá naquele dia para Sodoma do que para aquela cidade.
13 Ai de ti, Corazim, ai de ti, Betsaida! Porque, se em Tiro e em Sidom se fizessem as maravilhas que em vós foram feitas, já há muito, assentadas em saco e cinza, se teriam arrependido.
14 Portanto, para Tiro e Sidom haverá menos rigor, no juízo, do que para vós.
15 E tu, Cafarnaum, que te levantaste até ao céu, até ao inferno serás abatida.

6- Mar da Galileia (Mateus 4:18-22) /Tiberíades (João 6:1) /mar de Quinerete (Números 34:11) / Lago de Genesaré (Lucas 5:1)


 O mar da Galileia fica a 213 metros abaixo do nível do mar Mediterrâneo e é considerado um mar isolado por não ter nenhuma ligação com outros mares ou oceanos. Nos tempos do Novo Testamento, ficavam nas suas costas a cidade de Tiberíades — fundada por Herodes Antipas ao tempo da infância de Jesus —, Cafarnaum, Betsaida, Genesaré e Magdala, entre outras. Hoje Tiberíades é a localidade principal nas margens do lago. A nordeste deste lago ficam os colinas de Golã.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Mar_da_Galileia
Lago dos pescadores onde Jesus chamou os primeiros Apóstolos e fez muitas das Suas Pregações


Viagem de barco pelo lago ao som do cântico" a Barca"





"A Barca"
Tu te abeiraste da praia
Não buscaste nem sábios nem ricos
Somente queres que eu te siga

Senhor, Tu me olhaste nos olhos
A sorrir, pronunciaste meu nome
Lá na praia, eu larguei o meu barco
Junto a Ti, buscarei outro mar

Tu sabes bem que em meu barco
Eu não tenho nem ouro nem espadas
Somente redes e o meu trabalho

Tu, minhas mãos solicitas
Meu cansaço que a outros descanse
Amor que almejas, seguir amando

Tu, pescador de outros lagos
Ânsia eterna de almas que esperam
Bondoso amigo que assim me chamas


Içamento da bandeira ao som do Hino Nacional em "alto  mar"


Almoço às margens do lago

Mateus 4:18-22
18 E Jesus, andando junto ao mar da Galileia, viu a dois irmãos, Simão, chamado Pedro, e André, os quais lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores;
19 E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens.
20 Então eles, deixando logo as redes, seguiram-no.
21 E, adiantando-se dali, viu outros dois irmãos, Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, num barco com seu pai, Zebedeu, consertando as redes;
22 E chamou-os; eles, deixando imediatamente o barco e seu pai, seguiram-no.
Números 34:10-11
10 E por limite do lado do oriente marcareis de Hazar-Enã até Sefã.
11 E este limite descerá desde Sefã até Ribla, para o lado do oriente de Aim; depois descerá este termo, e irá ao longo da borda do mar de Quinerete para o lado do oriente. 

João 6:1
1 Depois disto partiu Jesus para o outro lado do mar da Galileia, que é o de Tiberíades.

Lucas 5:1
1 E aconteceu que, apertando-o a multidão, para ouvir a palavra de Deus, estava ele junto ao lago de Genesaré;
o novo, porque diz: Melhor é o velho.


6-Tabhga (2 km a oeste de Cafarnaum)








Tabgha é uma área situada na costa noroeste do Mar da Galileia, em Israel. É tradicionalmente aceito como o lugar do milagre da multiplicação dos pães e peixes e a quarta aparição da ressurreição de Jesus depois de sua Crucificação. Entre o final do período muçulmano e 1948, foi o local de uma aldeia árabe palestina.
https://it.wikipedia.org/wiki/Tabga

Multiplicação dos pães e dos peixes (João 6:5-14)

» Visita Igreja da Multiplicação dos pães

 No sítio onde se acredita que o evento tenha acontecido, foi construída pelos bizantinos, no século V, a Igreja da Multiplicação dos Pães e Peixes. O local foi destruído pelos persas no século VII e resgatado a partir de escavações arqueológicas no século XIX. Da antiga igreja, foram recuperados belíssimos mosaicos, onde estão desenhados os pães e peixes do milagre descrito na Bíblica. A imagem se transformou em uma das mais reproduzidas entre os souvenirs de Israel.

O prédio atual, construído em 1982, reproduz a antiga igreja bizantina e abriga uma pedra recuperada nas escavações, onde teria acontecido o milagre. Ela é utilizada como altar principal da igreja.




https://guia.melhoresdestinos.com.br/igreja-da-multiplicacao-dos-paes-e-peixes-163-4187-l.html
Jesus confiou ao Apóstolo Pedro o apascentar de suas ovelhas (João 21:13-19) 
» Visita à Igreja do Primado
 
A Igreja do Primado de São Pedro é uma igreja franciscana localizada em Tabgha, Israel, na costa noroeste do Mar da Galileia. Ela comemora e supostamente marca o local da restauração de Jesus a Pedro como chefe entre os apóstolos

https://pt.wikipedia.org/wiki/Pedro,_o_Apóstolo





 


Existem 6 rochas em formato de coração todos diferentes na proximidade da igreja, levantou-se a hipótese de representarem as três vezes que o Apóstolo Pedro negou Jesus e as três vezes que confirmou amar Jesus.








O Sermão da Montanha: As Bem-Aventuranças (Mateus 5-7




» Igreja das Bem-Aventuranças
A frente da igreja, os símbolos no pavimento representam Justiça, Prudência, Fortaleza, fé, caridade e moderação. Dentro da igreja realça-se o manto da visita do Papa Paulo VI em 1964 no Monte das Bem-Aventuranças (Conhecido atualmente como monte Eremos-) entre Cafarnaum e Genesaré (Ginosar) próximo a Tabga, um pouco acima da “cova do semeador”. Tem vista para a Planície numa extensão de quatro milhas de comprimento de Genesaré, uma área famosa pela sua fertilidade. Flávio Josefo referindo-se a este local disse: "coroamento da natureza."

=> num dos vários altares existentes no Monte Eremos foi celebrada a Eucaristia. (Altar 4)
No Jardim estão escritas as Bem-Aventuranças: Cada uma em placas de pedras/cimento ou todas numa única pedra em Várias línguas, por exemplo na língua Coreana












Nos vitrais retangulares na parte superior do Altar pode ser lido sete Bem-Aventuranças:
* Beati qui persecutionem patiuntur propter  iustitia quoniam ipsum est regnum coelum = Bem aventurados os que são perseguidos porcausa da justiça porque deles é o reino do céus
*Beati mundo corde quoniam ipsi deum videbunt = Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus:
*Beati misericordes quoniam ipsi misericordiam consequente = Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia
*Beati qui lugent quoniam ipsi consolabuntur = Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados
*Beati qui esuriunt et sitiunt iustitiam quoniam ipsi saturabuntur = Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão saciados
beati mite quoniam ipsi possidebunt terram = Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra
*Beati pauperes spiritu, quoniam ipsorum est regnum coelorum = Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o reino dos céus
*Beati pacifici quoniam filii dei vocabuntur = Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus,
Depois da Eucaristia foi à visita ao "Barco de Jesus" ("Barco de São Pedro"), houve uma alteração no roteiro.

» Visita ao barco de São Pedro no kibutz 
Na época no Novo Testamento a região era mais pobre que a Judeia e o grande motor da economia local era a pesca. Por conta disso, Simão Pedro e André, pescadores locais, foram alguns dos primeiros apóstolos de Jesus. O convite veio com a célebre frase “vinde após a mim e eu vos farei pescadores de homens”. É nesse ambiente que fizemos a nossa primeira parada, para conhecer o que hoje é conhecido como o Barco de Jesus. Não há nenhuma comprovação de que o barco achado no Kibutz Genesaré, ou Kibutz Genossar (em hebraico), por arqueólogos tenha sido de fato utilizado por Jesus. Porém, a comprovação de que ela é da época do Novo testamento e o fato de que haviam poucos barcos por lá durante essa época, faz crer que em algum momento de sua vida Jesus poderá ter utilizado esse barco. Ele fica no Yigal Allon Museum, um museu bastante interessante que conta através de vídeos, fotos e textos como foi o difícil trabalho de resgate do barco do fundo do Mar da Galileia (é impressionante ver o desafio que foi retirá-lo do local onde foi encontrado sem causar nenhum tipo de dano irreversível e também a emoção de todos que participaram desse projeto). http://www.maiorviagem.net/mar-da-galileia/
Em 1986, uma descoberta surpreendente foi feita no leito desse mar perto da antiga Cafarnaum. Trata-se de um barco que era usado ali no tempo do ministério de Jesus. Descoberto por causa de uma seca: Anos de chuvas abaixo da média, seguidos pelo intenso verão de 1985, cobraram um pesado tributo ao mar da Galileia, e esse lago de água doce também estava sendo usado para irrigar plantações. O nível da água caiu drasticamente, deixando expostas extensas áreas alagadiças. Dois irmãos de um kibutz (colônia agrícola israelita) próximo encararam isso como uma oportunidade de ouro para procurar tesouros escondidos. Ao caminhar pelas áreas alagadiças, eles encontraram algumas moedas de bronze e uns pregos velhos. Depois, eles o viram — um contorno oval na lama que marcava o local onde um antigo barco estava enterrado. Realmente, eles tinham encontrado um tesouro. Os arqueólogos nunca imaginaram achar um barco de 2 mil anos no mar da Galileia. Para eles, microrganismos já teriam, há muito tempo, destruído qualquer madeira. Mas testes de datação por carbono 14 e as moedas recuperadas no local levaram os especialistas a concluir que a descoberta datava do primeiro século a.C. ou do primeiro século d.C. O mais espantoso era o casco estar muito bem preservado.  Parece que o barco ficou numa área intacta, o que permitiu que toda a sua parte inferior ficasse revestida por uma camada de sedimentos finos. Com o tempo, os sedimentos endureceram. Foi assim que uma parte da História ficou preservada por uns 20 séculos.https://wol.jw.org/pt/wol/d/r5/lp-t/102006284










 










João 6:5-14
5 Então Jesus, levantando os olhos, e vendo que uma grande multidão vinha ter com ele, disse a Filipe: Onde compraremos pão, para estes comerem?
6 Mas dizia isto para o experimentar; porque ele bem sabia o que havia de fazer.
7 Filipe respondeu-lhe: Duzentos dinheiros de pão não lhes bastarão, para que cada um deles tome um pouco.
8 E um dos seus discípulos, André, irmão de Simão Pedro, disse-lhe:
9 Está aqui um rapaz que tem cinco pães de cevada e dois peixinhos; mas que é isto para tantos?
10 E disse Jesus: Mandai assentar os homens. E havia muita relva naquele lugar. Assentaram-se, pois, os homens em número de quase cinco mil.
11 E Jesus tomou os pães e, havendo dado graças, repartiu-os pelos discípulos, e os discípulos pelos que estavam assentados; e igualmente também dos peixes, quanto eles queriam.
12 E, quando estavam saciados, disse aos seus discípulos: Recolhei os pedaços que sobejaram, para que nada se perca.
13 Recolheram-nos, pois, e encheram doze alcofas de pedaços dos cinco pães de cevada, que sobejaram aos que haviam comido.
14 Vendo, pois, aqueles homens o milagre que Jesus tinha feito, diziam: Este é verdadeiramente o profeta que devia vir ao mundo.

João 21:13-19
13 Chegou, pois, Jesus, e tomou o pão, e deu-lhes e, semelhantemente o peixe.
14 E já era a terceira vez que Jesus se manifestava aos seus discípulos, depois de ter ressuscitado dentre os mortos.
15 E, depois de terem jantado, disse Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de Jonas, amas-me mais do que estes? E ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta os meus cordeiros.
16 Tornou a dizer-lhe segunda vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Disse-lhe: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.
17 Disse-lhe terceira vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Simão entristeceu-se por lhe ter dito terceira vez: Amas-me? E disse-lhe: Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo. Jesus disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.
18 Na verdade, na verdade te digo que, quando eras mais moço, te cingias a ti mesmo, e andavas por onde querias; mas, quando já fores velho, estenderás as tuas mãos, e outro te cingirá, e te levará para onde tu não queiras.
19 E disse isto, significando com que morte havia ele de glorificar a Deus. E, dito isto, disse-lhe: Segue-me. 

Mateus 5
1 E Jesus, vendo a multidão, subiu a um monte, e, assentando-se, aproximaram-se dele os seus discípulos;
2 E, abrindo a sua boca, os ensinava, dizendo:
3 Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus;
4 Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados;
5 Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;
6 Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;
7 Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;
8 Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;
9 Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus;
10 Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;
11 Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.
12 Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.
13 Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens.
14 Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte;
15 Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa.
16 Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.
17 Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir.
18 Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido.
19 Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus.
20 Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus.
21 Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; mas qualquer que matar será réu de juízo.
22 Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e qualquer que disser a seu irmão: Raca, será réu do sinédrio; e qualquer que lhe disser: Louco, será réu do fogo do inferno.
23 Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti,
24 Deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta.
25 Concilia-te depressa com o teu adversário, enquanto estás no caminho com ele, para que não aconteça que o adversário te entregue ao juiz, e o juiz te entregue ao oficial, e te encerrem na prisão.
26 Em verdade te digo que de maneira nenhuma sairás dali enquanto não pagares o último ceitil.
27 Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério.
28 Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela.
29 Portanto, se o teu olho direito te escandalizar, arranca-o e atira-o para longe de ti; pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que seja todo o teu corpo lançado no inferno.
30 E, se a tua mão direita te escandalizar, corta-a e atira-a para longe de ti, porque te é melhor que um dos teus membros se perca do que seja todo o teu corpo lançado no inferno.
31 Também foi dito: Qualquer que deixar sua mulher, dê-lhe carta de desquite.
32 Eu, porém, vos digo que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de prostituição, faz que ela cometa adultério, e qualquer que casar com a repudiada comete adultério.
33 Outrossim, ouvistes que foi dito aos antigos: Não perjurarás, mas cumprirás os teus juramentos ao Senhor.
34 Eu, porém, vos digo que de maneira nenhuma jureis; nem pelo céu, porque é o trono de Deus;
35 Nem pela terra, porque é o escabelo de seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande Rei;
36 Nem jurarás pela tua cabeça, porque não podes tornar um cabelo branco ou preto.
37 Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna.
38 Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente.
39 Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra;
40 E, ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa;
41 E, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas.
42 Dá a quem te pedir, e não te desvies daquele que quiser que lhe emprestes.
43 Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo.
44 Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;
45 Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos.
46 Pois, se amardes os que vos amam, que galardão tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo?
47 E, se saudardes unicamente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os publicanos também assim?
48 Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus.

Mateus 6
1 Guardai-vos de fazer a vossa esmola diante dos homens, para serdes vistos por eles; aliás, não tereis galardão junto de vosso Pai, que está nos céus.

2 Quando, pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão.
3 Mas, quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita;
4 Para que a tua esmola seja dada em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, ele mesmo te recompensará publicamente.
5 E, quando orares, não sejas como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão.
6 Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente.
7 E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que por muito falarem serão ouvidos
8 Não vos assemelheis, pois, a eles; porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes.
9 Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome;
10 Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu;
11 O pão nosso de cada dia nos dá hoje;
12 E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores;
13 E não nos induzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém.
14 Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós;
15 Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas.
16 E, quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas; porque desfiguram os seus rostos, para que aos homens pareça que jejuam. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão.
17 Tu, porém, quando jejuares, unge a tua cabeça, e lava o teu rosto,
18 Para não pareceres aos homens que jejuas, mas a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente.
19 Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam;
20 Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam.
21 Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.
22 A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz;
23 Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas!
24 Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom.
25 Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário?
26 Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?
27 E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um cóvado à sua estatura?
28 E, quanto ao vestuário, por que andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam;
29 E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.
30 Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé?
31 Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?
32 (Porque todas estas coisas os gentios procuram). De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas;
33 Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
34 Não vos inquieteis, pois, pelo dia amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.

Mateus 7
:1-26
1 Não julgueis, para que não sejais julgados.
2 Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós.
3 E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho?
4 Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu?
5 Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão. 


6 Não deis aos cães as coisas santas, nem deiteis aos porcos as vossas pérolas, não aconteça que as pisem com os pés e, voltando-se, vos despedacem.
7 Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á.
8 Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, abrir-se-lhe-á.
9 E qual de entre vós é o homem que, pedindo-lhe pão o seu filho, lhe dará uma pedra?
10 E, pedindo-lhe peixe, lhe dará uma serpente?
11 Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará bens aos que lhe pedirem?
12 Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas.
13 Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela;
14 E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.
15 Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores.
16 Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos?
17 Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus.
18 Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons.
19 Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo.
20 Portanto, pelos seus frutos os conhecereis.
21 Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.
22 Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demónios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?
23 E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade.
24 Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha;
25 E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.
26 E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia;

Nenhum comentário:

Postar um comentário