domingo, 22 de setembro de 2019

Textos Bíblicos Diários Referidos na Terra Santa (20/8/2019)

20/8/2019
Salmo 21 (22)
Refrão: Meu Deus, meu deus, porque me abandonastes?

 Meu Deus, meu Deus, porque me abandonastes? 
Como estais longe da minha oração
das palavras do meu lamento!
Meu Deus, clamo de dia e não me respondeis, 
clamo de noite e não me prestais atenção. Refrão

Vós, porém, habitais no santuário, 
sois a glória de Israel. 
Em Vós esperaram nossos pais, 
confiaram e Vós os libertastes. Refrão

A Vós clamaram e foram salvos, 
confiaram em Vós e não foram confundidos 
Eu, porém, sou um verme e não um homem, 
 o opróbrio dos homens e o desprezo da plebe. Refrão

Todos os que me veem escarnecem de mim, 
estendem os lábios e meneiam a cabeça: 
«Confiou no Senhor, Ele que o livre, 
 Ele que o salve, se é seu amigo». Refrão

Fostes Vós que me tirastes do seio materno, 
 sois Vós o meu defensor desde o regaço de minha mãe. 
A Vós fui entregue logo ao nascer, 
desde o seio materno sois o meu Deus. 
Não Vos afasteis de mim, porque estou atribulado 
e não há quem me ajude.Refrão

Manadas de touros me cercaram, 
touros de Basã me rodeiam. 
Abrem as fauces contra mim, 
como leão que devora e ruge. Refrão

Sou como água derramada, 
 desconjuntam-se todos os meus ossos. 
O meu coração tornou-se como cera 
e derreteu-se dentro do meu peito. Refrão

A minha garganta ficou seca como barro cozido 
e a minha língua colou-se ao céu da boca.
Assim me reduzistes ao pó do túmulo. 
Matilhas de cães me rodearam, 
cercou-me um bando de malfeitores. Refrão

Trespassaram as minhas mãos e os meus pés, 
posso contar todos os meus ossos. 
Eles, porém, contemplaram e observaram-me. 
Repartiram entre si as minhas vestes
 e deitaram sortes sobre a minha túnica. Refrão

 Mas Vós, Senhor, não Vos afasteis de mim, 
sois a minha força, apressai-Vos a socorrer-me. 
Livrai a minha alma da espada 
e das garras dos cães a minha vida. Refrão

Salvai-me das fauces do leão 
e dos chifres do búfalo livrai este infeliz. 
Hei-de falar do vosso nome aos meus irmãos, 
hei-de louvar-Vos no meio da assembleia. Refrão

Vós, que temeis o Senhor, louvai-O,
glorificai-O, vós todos os filhos de Jacob,
reverenciai-O, vós todos os filhos de Israel. Refrão

Porque não desprezou nem repeliu 
a angústia do atribulado, 
nem escondeu dele a sua face, 
mas atendeu-o quando Lhe pediu socorro. Refrão

Ele é o meu louvor na grande assembleia, 
cumprirei a minha promessa na presença dos que O temem.
Os pobres hão-de comer e serão saciados, 
louvarão o Senhor os que O procuram: 
«Vivam para sempre os seus corações». Refrão

Hão-de lembrar-se do Senhor e converter-se a Ele 
todos os confins da terra; 
e diante d’Ele virão prostrar-se 
todas as famílias das nações. Refrão

Ao Senhor pertence a realeza, 
é Ele quem governa os povos. 
Só a Ele hão-de adorar todos os grandes do mundo, 
diante d’Ele se hão-de prostrar 
todos os que descem ao pó da terra. Refrão

Para Ele viverá a minha alma, 
há-de servi-l’O a minha descendência. 
Falar-se-á do Senhor às gerações vindouras 
e a sua justiça será revelada ao povo que há-de vir:
  «Eis o que fez o Senhor». Refrão

Salmo 42 (43)
Refrão: Espera em Deus: Ainda o Hei-de-louvar, meu Salvador e meu Deus.
Fazei-me justiça, meu Deus,
defendei a minha causa contra a gente sem piedade,
livrai-me do homem desleal e perverso. Refrão

Vós, ó Deus, sois o meu refúgio:
Porque me abandonastes?
Porque hei-de andar triste, sob a opressão do inimigo? Refrão

Enviai a vossa luz e verdade,
sejam elas o meu guia e me conduzam
à vossa montanha santa e ao vosso santuário. Refrão

E eu irei ao altar de Deus,
a Deus que é a minha alegria.
Ao som da cítara Vos louvarei, Senhor meu Deus. Refrão

Porque estás triste, minha alma, e desfaleces?
Espera em Deus: ainda O hei-de louvar,
meu Salvador e meu Deus. Refrão
Filipenses 2:6-11
Refrão: Ao nome de Jesus, todos se ajoelhem
Cristo Jesus, que era de condição divina, 
não se valeu da Sua igualdade com Deus, Refrão

mas aniquilou-Se a si próprio. 
Assumindo a condição de servo, 
tornou-Se semelhante aos homens. Refrão

Aparecendo como homem, 
humilhou-Se ainda mais, 
obedecendo até à morte e morte de cruz. Refrão 

Por isso, Deus O exaltou, e lhe deu o nome que está a cima de todos os nomes.
Ao nome de Jesus todos se ajoelhem
no céu, na terra e nos abismos Refrão

e toda a língua proclame que Jesus Cristo é o Senhor
para glória de Deus Pai. Refrão

Cântico 1 Pedro 2:21-24
Refrão: Pelas suas chagas fomos curados
Cristo sofreu por nós,
 deixando-nos o exemplo, 
para que sigamos os seus passos. Refrão 

Ele não cometeu pecado algum 
e na sua boca não se encontrou mentira.
 Insultado, não pagava com injúrias; 
maltratado, não respondia com ameaças. 
Mas entregava-Se Àquele que julga com justiça. Refrão

Suportou os nossos pecados no seu corpo 
sobre o madeiro da cruz, 
a fim de que, mortos para o pecado, vivamos para a justiça. 
Pelas suas chagas fomos curados. Refrão

Salmo 68(69): 2-22, 30-37
Refrão: A Vós, Senhor, elevo a minha súplica

Ó Deus, vinde salvar-me,
porque as águas me sufocam.
Atolei-me na lama do abismo
e não sei onde apoiar-me.Refrão

Cheguei-me até ao fundo das águas
e as ondas me submergiram.
Estou cansado de gritar e minha garganta enrouquece,
cansam-se meus olhos á espera do meu Deus. Refrão

São mais numerosos que meus cabelos
os que me odeiam sem razão,
são mais fortes que os meus ossos
os que me detestam sem motivo.
Terei de restituir o que roubei? Refrão

Conheceis, ó Deus, os meus desvarios
e as minhas faltas não vos são ocultas.
por minha causa não se escandalize
quem espera em Vós, Senhor Deus dos Exércitos; Refrão

por minha causa, não perca a esperança
quem Vos procura, Deus de Israel.
Por Vós, tenho suportado afrontas,
cobrindo-se meu rosto de confusão. Refrão

Tornei-me um estranho para os meus irmãos,
um desconhecido para a minha família.
Devorou-me o zelo da Vossa casa
e recaíram sobre mim os insultos contra Vós. Refrão

Multipliquei as penitências
e tornei-me objeto de irrisão.
Por vestido, cobri-me de saco
e fizeram pouco de mim. Refrão

Falam de mim os ociosos
e divertem-se os ébrios à minha custa. Refrão

A Vós, Senhor, elevo a minha súplica,
no momento propício, meu Deus.
Pela vossa grande bondade, respondei-me,
em prova da vossa salvação. Refrão

Tirai-me do lamaçal, para que não me afunde,
livrai-me dos que me odeiam e do abismo das águas.
Não me cubram as ondas nem me arraste a voragem,
não se feche sobre mim a boca do abismo. Refrão

Ouvi-me, Senhor, pela bondade da vossa graça,
voltai-Vos para mim pela vossa grande misericórdia. 
Não Vos escondais do vosso servo,
respondei-me depressa, porque estou atribulado. Refrão

O insulto despedaçou-me o coração
e eu desfaleço.
Esperei por compaixão e não apareceu,
nem encontrei quem me consolasse.
Misturaram-me fel na comida
e deram-me vinagre a beber. Refrão
Eu sou pobre e miserável:
defendei-me, ó Deus, com a vossa proteção.
Louvarei com cânticos o nome de Deus
e em ação de graças O glorificarei. Refrão

E será mais agradável ao SENHOR, do que um  sacrifício,
do que uma vítima perfeita e sem mancha,
Vós, humildes, olhai e alegrai-vos,
buscai o Senhor e o vosso coração se reanimará. Refrão

O Senhor ouve os pobres
e não despreza os cativos.
Louvem-n’O o céu e a terra,
 os mares e quanto neles se move. Refrão

Deus protegerá Sião,
reconstruirá as cidades de Judá.
Os seus servos a receberão em herança
e nela hão-de morar os que amam o seu nome. Refrão

Nenhum comentário:

Postar um comentário