domingo, 22 de setembro de 2019

Textos Bíblicos Diários Referidos na Terra Santa (17/8/2019)

17/8/2019
Salmo 138(139): 1-18, 23-24
Refrão: Como são admiráveis, senhor, os vossos pensamentos!
Senhor, Vós conheceis o íntimo do meu ser:
sabeis quando me sento e quando me levanto.
De longe penetrais o meu pensamento:
Vós me vedes quando caminho e quando descanso,
Vós observais todos os meus passos. Refrão

Ainda a palavra me não chegou à língua
e já, Senhor, a conheceis perfeitamente.
Por todos os lados me envolveis
e sobre mim pondes a vossa mão. Refrão

Prodigiosa ciência, que não posso compreender,
tão sublime que a não posso alcançar! Refrão
Onde poderei ocultar-me ao vosso espírito?
Onde evitarei a vossa presença?
Se subir ao céu, Vós lá estais;
se descer aos abismos, ali Vos encontrais. Refrão

Se voar nas asas da aurora,
se habitar nos confins do oceano,
mesmo ali a vossa mão me guiará
e a vossa direita me sustentará. Refrão

Se disser: "talvez as trevas me hão-de ocultar
e a luz, em volta de mim, se fará noite",
nem as trevas, para Vós, têm obscuridade:
a noite brilha como o dia
e a escuridão é clara como a luz. Refrão 

Vós formastes as entranhas do meu corpo
e me criastes no seio de minha mãe.
Dou-Vos graças por me terdes feito
tão maravilhosamente: Refrão 

são admiráveis as vossas obras
Vós conhecíeis já a minha alma
e nada do meu ser Vos era oculto,
quando secretamente era formado,
modelado nas profundidades da terra. Refrão

 Ainda em embrião se viam as minhas obras
 e já meus dias estavam marcados no vosso livro;
 estavam escritos e fixados,
ainda antes que um só deles existisse. Refrão 

Como são difíceis, meu Deus, os vossos desígnios!
Incalculável é o seu número. Se os quisesse contar, seriam mais numerosos que a areia
e, se pudesse chegar ao fim, estaria ainda convosco. Refrão 

Sondai-me, ó Deus, e vede o meu coração,
ponde-me à prova e conhecei os meus pensamentos.
Vede que não ande por mau caminho,
 conduzi-me pelo caminho da eternidade. Refrão 
O Salmo 139 é organizado em quatro partes que destacam de forma central certos atributos de Deus.
Na primeira parte o salmista fala sobre a onisciência de Deus (Salmo 139:1-6).
Na segunda parte o salmista fala sobre a onipresença de Deus (Salmo 139:7-12).
Na terceira parte o salmista fala sobre a onipotência de Deus (Salmo 139:13-18).
Na quarta parte o salmista fala sobre a santidade de Deus e destaca o resultado prático e experiencial que esse atributo moral de Deus ocasiona em sua vida.https://estiloadoracao.com/salmo-139-estudo/


    Salmo 39: 2-14, 17-18
    Refrão: Eu venho, Senhor, para fazer a vossa vontade.
    Esperei no Senhor com toda a confiança
    e Ele atendeu-me.
    Ouviu o meu clamor 
    e retirou-me do abismo e do lamaçal,
    assentou os meus pés na rocha
    e firmou os meus passos.
    Pôs em meus lábios um cântico novo,
    um hino de louvor ao nosso Deus.
    Vendo isto, muitos hão-de temer
    e pôr a sua confiança no Senhor. Refrão

    Feliz de quem pôs a sua confiança no Senhor
    e não se voltou para os arrogantes.
    Feliz de quem pôs a sua confiança no Senhor
    e não se voltou para os que seguem a mentira. Refrão 


     Muitos e maravilhosos são os vossos prodígios 
    sobre nós, Senhor meu Deus; 
     ninguém se Vos pode comparar. 
    Quisera anunciá-los e proclamá-los,
     mas são tantos que não se podem contar.  Refrão

    Não Vos agradaram sacrifícios nem oblações,
    mas abristes-me os ouvidos.
    Não pedistes holocaustos nem expiações;
    então clamei: «Aqui estou!  Refrão

    De mim está escrito no livro da Lei
    que faça a vossa vontade.
    Assim o quero, ó meu Deus,
    a vossa Lei está no meu coração».  Refrão

    Proclamei a justiça na grande assembleia,
    não fechei os meus lábios, Senhor, bem o sabeis. 
    Não escondi a vossa justiça no fundo do coração,
    proclamei a vossa fidelidade e salvação.  Refrão

    Não ocultei a vossa bondade e fidelidade
    no meio da grande assembleia.
    Não me recuseis, Senhor, a vossa misericórdia, 
    protejam-me sempre a vossa bondade e fidelidade.  Refrão

    Caíram sobre mim males sem conta, 
    assediaram-me os pecados e já não posso ver. 
    São mais numerosos que os cabelos da minha cabeça, 
     e até me sinto desfalecer.   Refrão

    Senhor, vinde em meu auxílio, 
    socorrei-me e salvai-me. 
    Alegrem-se e exultem em Vós 
     todos os que Vos procuram. Digam sempre: «Grande é o Senhor» 
    os que desejam a vossa salvação.
    Eu, porém, sou pobre e infeliz: 
    Senhor, cuidai, de mim. Sois meu protector e libertador: 
    ó meu Deus, não tardeis.  Refrão

    O Salmo 39 é um salmo de sabedoria em forma de lamentação pessoal.

    Salmo 88(89):2-38
    Refrão: O Filho de Deus nasceu, segundo a carne, da descendência de David

    Cantarei eternamente as misericórdias do Senhor
    e para sempre proclamarei a sua fidelidade.
    Vós dissestes: «A bondade está estabelecida para sempre»,
    no céu permanece firme a vossa fidelidade. Refrão

    Concluí uma aliança com o meu eleito,
    fiz um juramento a David meu servo:
    Conservarei a tua descendência para sempre,
    estabelecerei o teu trono por todas as gerações. Refrão

    Senhor, os céus proclamam as vossas maravilhas
    e a assembleia dos santos a vossa fidelidade.
    Quem sobre as nuvens se pode comparar ao Senhor?
    Quem entre os filhos de Deus será igual ao Senhor? Refrão

    Deus é terrível no conselho dos santos, 
    maior e mais terrível que todos os que O rodeiam. 
    Senhor Deus dos Exércitos, quem como Vós?
     Sois poderoso, Senhor, e cheio de fidelidade. Refrão

    Vós dominais a soberba do mar,
     reprimis a fúria das ondas. 
    Esmagastes Raab, ferindo-o de morte, 
    dispersastes os inimigos com o poder do vosso braço. Refrão

    A Vós pertencem os céus, a Vós a terra, 
    Vós formastes o mundo e tudo o que ele contém. 
    Vós criastes o norte e o sul, 
    o Tabor e o Hermon aclamam o vosso nome. Refrão

    Poderoso é o vosso braço, robusta a vossa mão, 
    excelsa a vossa direita.
    A justiça e o direito são a base do vosso trono, 
    a bondade e a fidelidade caminham à vossa frente. Refrão

    Feliz do povo que sabe aclamar-Vos 
    e caminha, Senhor, à luz do vosso rosto. 
    Todos os dias aclama o vosso nome 
    e se gloria com a vossa justiça. Refrão

    Vós sois o esplendor da sua força,
     com o vosso favor se exalta a nossa valentia. 
    Do Senhor é o nosso escudo
     e do Santo de Israel o nosso rei. Refrão

    Falastes outrora em visão aos fiéis, e dissestes:
     «Impus a coroa a um herói»,
    exaltei um eleito de entre o meu povo. 
    Encontrei a David, meu servo, 
    ungi-o com óleo santo. Refrão

    Estarei sempre a seu lado
     e com a minha força o sustentarei.
    Não o há de surpreender o inimigo
    Nem o  homem perverso o humilhará.  Refrão

     Esmagarei diante dele os seus adversários
    destruirei aqueles que o odeiamA minha fidelidade e bondade estarão com ele,
     pelo meu nome será firmado o meu poder. Refrão

    Estenderei a sua mão sobre o mar
    e a sua direita sobre os rios
    Ele Me invocará: «Vós sois meu pai,
    meu Deus, meu Salvador». Refrão

    E Eu farei dele o primogénito,
    o mais alto entre os reis da terra. Refrão
    Assegurar-lhe-ei para sempre o meu favor,
    a minha aliança com ele será irrevogável. Refrão

    Conservarei a sua descendência eternamente
    e o seu trono terá a duração dos céus.
    Se os seus filhos abandonarem a minha aliança
    e não caminharem segundo os seus preceitos, Refrão

    se violarem as minhas determinações
    e não cumprirem os meus mandamentos;
    Punirei com a vara os seus delitos
    e com açoites os seus pecados, Refrão

    mas não lhes retirarei o meu favor,
    nem faltarei à minha fidelidade. Refrão
    Não violarei a minha aliança
    nem modificarei as promessas dos meus lábios. Refrão

    Uma vez jurei pela minha santidade 
    que não mentirei a Davi.
    A sua descendência permanecerá eternamente.
     E o seu trono será para sempre como o sol diante de mim.
     Permanecerá eternamente como a Lua,
    testemunha fiel no firmamento. Refrão

    Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Ámen.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário