segunda-feira, 10 de junho de 2019

Dor da Alma ou Dor do Espírito?...Recordação do Catecismo

A Dor da Alma e/ou Espírito é o tipo de situação que nem o tempo cura. Não existe nenhum medicamento que atue nesse tipo de dor. 
A Alma é a personalidade individual da pessoa e o espírito é a parte da pessoa que está ligada a Deus. A Alma e o Espírito estão interligados e os dois têm de ser entendidos em conjunto. A Bíblia atribui algumas funções tanto ao Espírito como à Alma.
Alma
A Alma é a parte que forma nossa personalidade. A Alma tem os sentimentos, a vontade e o raciocínio. Não é uma coisa física mas está ligada ao nosso corpo. A Alma interpreta a informação sensória do corpo e influencia suas ações. Os animais provavelmente têm Alma, porque demonstram ter  sentimentos e raciocínio (embora sejam considerados criaturas irracionais, portanto suas capacidades de pensamento são muito inferiores ao Homem. Mesmo assim, é óbvio que eles pensam. Um cachorro faz um cálculo muito complicado para pegar uma bola no ar, mesmo não entendendo de matemática. Quem já observou animais sabe que eles têm sentimentos básicos, como medo, raiva e alegria. Não têm capacidade para analisar, questionar e expressar esses sentimentos de forma racional mas os sentimentos estão lá. Também fazem escolhas, mostrando que têm vontade própria, ainda que limitada. Deus deu aos animais fôlego de vida, que na Bíblia vem sempre associada à Alma (Gênesis 1:30 30 E a todo o animal da terra, e a toda a ave dos céus, e a todo o réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde será para mantimento; e assim foi; 2:7 7 E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente). Tudo parece indicar que os animais têm Alma, embora seja inferior à Alma humana). Mas a Bíblia não diz se vão para o Céu ou não. O foco da Bíblia é o destinos dos homens (criaturas ditas racionais).
A Alma é a parte de nós que tem sentimentos, vontade e raciocínio. Na Bíblia a Alma também significa a essência da vida individual (Gênesis 2:7 – fôlego e Alma são a mesma coisa). As criaturas que têm Alma estão vivas e coisas mortas não têm Alma. Sem a Alma, o corpo morre. Na morte a Alma é separada do corpo. Na ressurreição, quem ama Jesus receberá um novo corpo para sua Alma (1 Coríntios 15:42-44 42 Assim também a ressurreição dentre os mortos. Semeia-se o corpo em corrupção; ressuscitará em incorrupção.
43 Semeia-se em ignomínia, ressuscitará em glória. Semeia-se em fraqueza, ressuscitará com vigor.
44 Semeia-se corpo natural, ressuscitará corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual
).
A Alma é a identidade individual de uma pessoa. É também a vida da pessoa. Cada pessoa é uma Alma, com uma personalidade única. Quando Deus deu vida ao homem, ele se tornou um ser vivente (Gênesis 2:7). Em hebraico “ser vivente” é “alma vivente”. A Alma é a vida individual de cada pessoa, sua experiência pessoal da vida. Define quem a pessoa é (Salmos 103:1-2 1 Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome.
2 Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e não te esqueças de nenhum de seus benefícios
). A Alma é a parte que sente emoções, raciocina e tem vontade, interpretando a experiência física do corpo. É a parte não mecânica da pessoa. A criatividade, a inteligência, as emoções, as decisões – tudo que torna a vida mais que um conjunto de processos automáticos é função da Alma. É o elo entre o corpo e o Espírito. Está ligada à parte física da vida e à parte que não é física. O Espírito é a parte que tem comunhão com Deus e a Alma é a parte que torna essa experiência pessoal, individual. Interpreta e aplica a comunhão com Deus na vida física diária. Da mesma forma, a interpretação da Alma da experiência física pode afetar a comunhão com Deus. Na Bíblia a grande luta é por nossas Almas (1 Pedro 1:9 9 Alcançando o fim da vossa fé, a salvação das vossas almas.). O corpo está sujeito às regras do pecado e está destinado a morrer. O Espírito volta a Deus. Mas a Alma, que é a essência de quem nós somos, tem uma escolha. Jesus morreu na cruz por cada Alma, cada pessoa individual. Se rejeitamos Jesus seremos destruídos no inferno (Mateus 10:28 28 E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo). Mas se aceitamos Jesus como salvador nossas Almas receberão um novo corpo espiritual para morar com Ele para sempre no Céu. É muito importante cuidar da Alma. A Alma precisa resistir à natureza pecaminosa, sujeitando tudo à vontade de Deus (1 Pedro 2:11 11 Amados, peço-vos, como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências carnais que combatem contra a alma). Se a Alma está sujeita a Deus, a pessoa terá uma vida correta e completa
Espírito
Nosso Espírito é nossa ligação com as coisas espirituais. Deus é Espírito. O Espírito é aquilo que dá vida, porque toda a vida vem de Deus. O Espírito define as grandes influências da nossa vida. É o Espírito que recebe a influência do Espírito Santo, que convence do pecado, da necessidade de arrependimento e da salvação e que dá acesso a um relacionamento pessoal com Deus (Romanos 8:16 16 O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus). Por outro lado, o Espírito, quando está em rebelião contra Deus, pode receber influências malignas. Quando o Espírito está afastado do Espírito de Deus, é como se estivesse morto, porque Deus é a fonte de toda a vida. Só podemos conhecer Deus espiritualmente e o verdadeiro louvor vem da ligação do Espírito com o Espírito Santo (João 4:24 24 Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade). Espírito é a parte de nós que pode reconhecer e ter comunhão com Deus. O Espírito é também o que nos dá vida. O Espírito interage com forças espirituais. Todas as pessoas têm espírito. O Espírito é a força que dá vida. Em hebraico a palavra para espírito também significa vento ou sopro. Quando Deus soprou vida no homem, significa que lhe deu um espírito (Gênesis 2:7). A partir daí o homem se tornou uma criatura viva. Todos que aceitam Jesus como salvador estão unidos ao Espírito Santo (Atos dos Apóstolos 2:38 38 E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo).
 O Espírito não morre. Quando morremos, o espírito volta a Deus, que é a fonte de toda vida (Eclesiastes 12:6-7 6 Antes que se rompa o cordão de prata, e se quebre o copo de ouro, e se despedace o cântaro junto à fonte, e se quebre a roda junto ao poço,
7 E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu
)

Espírito Santo
O Espírito Santo é a terceira “pessoa” da Trindade, ou seja, Ele é Deus. O Espírito Santo é a parte de Deus que age diretamente no mundo e na vida do crente. É Ele que permite o contato direto com Deus. O Espírito Santo é uma pessoa, não apenas uma força ou um poder. Jesus disse que Ele é uma pessoa quando O chamou de nosso Consolador, algo que só uma pessoa pode ser (João 14:16-1716 E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;
17 O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós
). A Bíblia fala que Ele tem todas as caraterísticas de uma pessoa:
*Ele fala – a Bíblia conta que o próprio Espírito Santo falou com os discípulos como uma pessoa, não como uma força usada por alguém (Atos dos Apóstolos 13:2 2 E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado).
*Ele pensa – o Espírito Santo sonda e compreende as coisas de Deus, tem capacidade intelectual (1 Coríntios 2:10-11 10 Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus.
11 Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus
).
*Ele sente – se nós podemos entristecer o Espírito Santo, isso significa que Ele tem capacidade para sentir emoções (Efésios 4:30 30 E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção).
*Ele tem vontade – o Espírito Santo toma decisões, dando a conhecer a Sua vontade (Atos dos Apóstolos 16:7 7 E, quando chegaram a Mísia, intentavam ir para Bitínia, mas o Espírito não lho permitiu).
A Bíblia diz que o Espírito Santo é Deus. Ele é igual a Deus e é parte de Deus. Ele é enviado tanto da parte de Deus Pai e de Jesus, o Filho, e é uma parte integral da Trindade.
Espírito Santo faz
*Fala de Jesus – o Espírito Santo glorifica a Jesus e O torna conhecido a nós. É só por Ele que podemos conhecer Jesus (João 16:13-15 13 Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir.
14 Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar.
15 Tudo quanto o Pai tem é meu; por isso vos disse que há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar
).
*Convence o pecador – quando alguém é convencido do seu pecado e da justiça de Deus, isso é por ação do Espírito Santo, também conhecido como Espírito da Verdade (João 16:7-8 7 Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei.
8 E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo
).
*Transforma o crente – quando uma pessoa aceita Jesus como seu salvador, recebe o Espírito Santo, que atua na sua vida para a salvação. Por isso, o Espírito Santo é chamado Espírito de Vida (Romanos 8:2 2 Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte).
*Guia – o Espírito Santo nos ensina como viver como Deus quer. Ele mora dentro do crente e ajuda-o a encontrar o caminho que deve seguir. É Ele que nos ajuda a interpretar a Bíblia corretamente e a aplicá-la nas nossas vidas (Gálatas 5:16 16 Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne).
*Capacita – através da ação do Espírito Santo, podemos vencer o pecado e viver de maneira digna. As novas atitudes do cristão são conhecidas como “frutos do Espírito”, porque são o resultado de Seu trabalho (Gálatas 5:22-24 22 Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.). É também o Espírito que nos dá capacidade para testemunhar de Cristo, ensinar e fazer boas obras. Até no Antigo Testamento, quem dava o ministério era o Espírito Santo de Deus.
Outros  Espíritos
A Bíblia diz que existem outros tipos de espíritos, que não têm corpo físico. Esses espíritos são os Anjos e Demônios. Os Anjos são Espíritos sujeitos a Deus, que fazem Sua vontade (Hebreus 1:14 14 Não são porventura todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação?). Os demônios são espíritos em rebelião contra Deus, que trabalham para o Demônio. Alguns Anjos na Bíblia tomaram a aparência de homens mas não ganharam corpos físicos como nós. Os Demônios também não podem tomar forma física. Esses Espíritos também podem influenciar nosso espírito: os Anjos para nos ajudar e os Demônios para nos machucar.
Corpo Espiritual
O corpo espiritual é o novo corpo que os crentes receberão na ressurreição (1 Coríntios 15:42-44 42 Assim também a ressurreição dentre os mortos. Semeia-se o corpo em corrupção; ressuscitará em incorrupção.
43 Semeia-se em ignomínia, ressuscitará em glória. Semeia-se em fraqueza, ressuscitará com vigor.
44 Semeia-se corpo natural, ressuscitará corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual
). Esse será um corpo imortal, que não vai ficar velho nem se decompor. O novo corpo é espiritual porque não limitará mais nosso Espírito às regras do mundo caído. Nosso corpo atual está em conflito com nosso Espírito, porque o corpo está sujeito ao mundo mas o Espírito está sujeito a Deus (Romanos 7:22-25 22 Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus;
23 Mas vejo nos meus membros outra lei, que batalha contra a lei do meu entendimento, e me prende debaixo da lei do pecado que está nos meus membros.
24 Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte?
25 Dou graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor. Assim que eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus, mas com a carne à lei do pecado
). O corpo espiritual estará em harmonia com o espírito, em obediência a Deus. Por causa do pecado, nosso Espírito fica separado de Deus. Isso se chama de morte espiritual, porque estamos separados da fonte da vida. Quem está morto espiritualmente não entende as coisas de Deus porque não está ligado a Deus. Mas quando aceitamos Jesus como salvador, nosso espírito é ressuscitado (1 Coríntios 2:14-16 14 Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
15 Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido.
16 Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo
). A Bíblia também diz que o Espírito tem emoções e toma decisões, como a Alma. É importante lembrar que a Alma e o Espírito estão intimamente interligados, junto com o corpo. Algumas de suas funções se sobrepõem e trabalham todos em conjunto (1 Tessalonicenses 5:23 E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo, para que todo o vosso espírito e a vossa Alma e o corpo se conservem sem repreensão para a Vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo). O corpo, a Alma e o Espírito formam um todo, que é a pessoa, não são três coisas separadas.
Dada a inexistência de um analgésico ou outro químico equivalente que a Medicina e a indústria Farmacêutica dispõe para "silenciar" uma dor física ou psicológica e dada a profundidade da dor sentida no âmago do ser e a  complexidade do binômio Alma/Espírito surgiu a tentativa  de encontrar a origem e posteriormente encontrar o "remédio" para curar ou trata-la, através da recordação ou aprendizagem da Catequese, para isso recuou-se no tempo desde a Criação do Mundo, do Homem até aos Vícios, o resultado será descrito num conjunto de dezesseis "Post" independentes, mas sequenciais (embora o 14 deveria ser o 16, mas por lapso foi publicado antes .
Resumo dos "Post"



1- Origem (Bíblica) da Vida  

                                                       https://razaodoespirito.blogspot.com/2019/06/criacao-do-mundo-2enfoque-nao-biblico.html

2- Origem (não Bíblica) da Vida

                                                https://razaodoespirito.blogspot.com/2019/06/criacao-do-mundo-2enfoque-nao-biblico.html

3- Anjos e Anjos Rebeldes (1)    
       
                                                        https://razaodoespirito.blogspot.com/2019/06/criacao-do-mundo-2enfoque-nao-biblico.html
https://razaodoespirito.blogspot.com/2019/06/anjos-e-anjos-rebeldes.html
4- Anjos e Anjos Rebeldes (Esferas)

                                                       
https://razaodoespirito.blogspot.com/2019/06/anjos-e-anjos-rebeldes-hierarquias-ou.html

5- O Homem é a Imagem de Deus 
  
                                                           https://razaodoespirito.blogspot.com/2019/06/o-homem-e-imagem-de-deus.html

6- Os Dons do Espírito Santo Acompanham as Virtudes e Dão Frutos

                                                       
                                                          https://razaodoespirito.blogspot.com/2019/06/os-dons-do-espirito-santo-acompanham-as.html

7- Filosofia das Virtudes...Saúde da Alma

                                                        https://razaodoespirito.blogspot.com/2019/06/filosofia-da-virtudesaude-da-alma.html

8-  Virtudes Teologais...Joias de Deus  

                                                        https://razaodoespirito.blogspot.com/2019/06/virtudes-telogaisjoias-de-deus.htmlhttps://razaodoespirito.blogspot.com/2019/06/virtudes-telogaisjoias-de-deus.html

9- Virtudes Morais...Ajuda no Bem agir

                                                      https://razaodoespirito.blogspot.com/2019/06/virtudes-morais-ajuda-no-bem-agir.htmlhttps://razaodoespirito.blogspot.com/2019/06/virtudes-morais-ajuda-no-bem-agir.html

10- Os Mandamentos de Deus
           
                                                      https://razaodoespirito.blogspot.com/2019/06/os-mandamentos-de-deus.html


11- As Bem-Aventuranças...Parte do Caminho ao Paraíso

                                                    https://razaodoespirito.blogspot.com/2019/06/as-bem-aventurancas-parte-do-caminho-ao.html 


13- As Obras de Misericórdia...Fruto do Amor ao Próximo

                                                    https://razaodoespirito.blogspot.com/2019/06/obras-de-misericordiafruto-do-amor-ao.html 


  14- Resenha do Catecismo
  
                                                    https://razaodoespirito.blogspot.com/2019/06/resenha-do-catecismo.html 

15- Pecado...Vícios das Virtudes https://razaodoespirito.blogspot.com/2019/06/pecados-vicios-das-virtudes.html


16- Pecado...Marca Registrada de Lúcifer na Alma
                                                     https://razaodoespirito.blogspot.com/2019/06/pecadomarca-registrada-de-lucifer-na.html






https://www.respostas.com.br/qual-a-diferenca-entre-alma-e-espirito/
https://www.wordproject.org/bibles


Nenhum comentário:

Postar um comentário