domingo, 10 de novembro de 2019

Caminhos de Francisco-2º Dia: La Verna / Pieve di Sant Stefano

2ºdia – 25\09\19 - La Verna / Pieve di Sant Stefano – 16 km

Café da Manhã
Ás 7:30, Depois cada um entregou a chave do quarto e levantou o lanche para o caminho que havia encomendado no dia anterior (no caminho não há onde comprar)

Círculo de oração/meditação

Um integrante leu o texto do dia, contido no livro entregue pela Patrícia:
25 de Setembro
"À medida que você aprender a doar, você irá receber. Abra seu coração e dê todos os presentes que recebeu. Doe de seu amor, de sua sabedoria e de sua compreensão. Doe do intangível, assim como do tangível. Na verdade, doe e continue doando, sem pensar em si mesmo, no custo ou no que você vai receber de volta. A sua doação deve ser feita de todo o coração e cheia de alegria; Aí então você vai perceber que cada ato de doação trará com ele alegria e felicidade indizíveis. Cada alma tem algo a doar, assim, descubra o que você tem para doar, e doe. Nunca se esqueça que existem vários níveis em que você pode doar. Não doe somente o que é fácil doar, mas também o que é difícil, e assim fazendo cresça e se expanda, porque somente o melhor pode resultar da sua doação."

O grupo de mãos dadas rezou o Pai Nosso e a Ave Maria guiados pela Ana.
Foi lido por um integrante o texto contido no livro "Por Aqui Passou Francisco" relativo à chegada da meta do caminho de hoje.

No livro: "365 Giorni com San Francesco" está escrito para o dia 25 de Setembro (tradução):

"Os frades, recebendo o preceito da santa obediência com alegria e alegria, prostraram-se diante de Francisco, que, abraçando-os com ternura e devoção, disse a todos: "confie no Senhor e ele cuidará de você". Foi a frase que ele repetiu toda vez que enviou alguns irmãos para obedecer.

Meta de hoje: Pieve Santo Stefano Pesquisa
É uma comuna italiana da região da Toscana, província de Arezzo, com cerca de 3 316 habitantes. Estende-se por uma área de 155 km², tendo uma densidade populacional de 21 hab/km². Faz fronteira com Anghiari, Badia Tedalda, Caprese Michelangelo, Chiusi della Verna, Sansepolcro, Verghereto. É a primeira das comuna de Toscana  atravessada pelo rio Tevere (Tibre), o que favoreceu o seu desenvolvimento no tempo dos romanos, desde os bosques de Pieve, então chamados Sulpitia, os troncos que partiam em Roma que eram usados ​​para a construção de navios e templos. Wikipédia
O Pieve é ​​um dos mais antigos da província de Ravena, como evidenciado pelo primeiro documento relacionado a ele que remonta a 977 DC, no entanto, uma origem mais antiga não é excluída. Ela se destaca como uma joia preciosa no meio de um campo cultivado com uvas e árvores frutíferas e aqui exibe a imponente fachada em estilo basílica, de acordo com a tradição arquitetônica da Alta Medieval.
Ao lado da entrada, um marco romano testemunha um núcleo habitado daquela época, além de ser a prova da passagem de uma importante estrada para a área. A lembrança da Idade Média é um fragmento de uma cruz com uma mão de bênção, "Croce viaria", inserida na parede externa: essas cruzes eram geralmente colocadas ao longo das estradas para indicar a Romeiro a proximidade de uma casa de hóspedes.
Em 1512, Pieve sofreu uma destruição quase total para ser reconstruída e consagrada novamente em 1527, testemunho da renovação que as duas lápides colocaram na fachada externa e na abside da igreja.
As últimas restaurações significativas do início do século XX restauraram aos fiéis um interior sóbrio, capaz de criar uma atmosfera de concentração e sugestão particulares.
No interior, preserva obras de considerável interesse, incluindo os afrescos da abside (abóboda) que datam dos anos 1500. É um tríptico cuja parte central representa a Madona no Trono da Criança. Figuras laterais: S. Stefano protomartire, S. Lucia, padroeira celestial das freiras de S. Lucia em Veneza. Na parte inferior, há um representante da igreja absorvido em oração. Na bacia da abside, no fundo de um céu estrelado, o Pai Eterno é retratado cercado por anjos em adoração. Outro trabalho interessante é o Pala da nave direita com os santos Maddalena, Onofrio e Otmaro. No corredor esquerdo, durante os recentes trabalhos de restauração, surgiu um afresco, no qual foi possível identificar a figura de Santo André Apóstolo com outro santo ao lado dele, com um rosto arruinado, provavelmente um abade, como evidenciado pela presença da Pastoral.

Um território único: Para vinho, azeite e hospitalidade

- Trinta minutos de silêncio
Assim que inicia o caminho na natureza a Guia determina 30 minutos de silêncio para cada um ir fazendo a sua meditação/reflexão, no seu ritmo. Quem estivesse à frente parava ao completar o tempo estipulado para esperar por todos.

Percurso: Saída do Santuário de La Verna (o dia começou com muita chuva a capa tipo ponche foi fundamental para manter a roupa seca inclusive a pequena mochila com o lanche e água. A próxima fonte  de água potável seria em Pievo Santo Stefano), passando pela estátua de São Francisco alusiva ao episódio em que ele convenceu uma criança a transportar pombas para o mercado e libertá-las. Continua-se descendo ao longo da estrada, na curva, pega-se a trilha de terra batida (neste ponto a chuva intensificou-se e foi quando a capa foi utilizada) que leva direto ao bosque, seguindo as  indicações para “Croce della Calla - Sentiero Frassati” (segue a trilha de alguns dos caminhos marcados pela Seção Arezzo do Clube Alpino Italiano no passado (km 0,60). Continua-se  enquanto a trilha contorna a floresta espessa até o "garfo". Na bifurcação, pegue a subida à esquerda, seguindo a sinalização para "Sentiero Frassati - Anello Basso - CAI 50 - 55" (km 0,95). Continua-se em frente,

passando por alguns garfos à esquerda até chegar a Croce della Calla, 1.140 MAMSL ("metros acima do nível do mar") (km 1.19), onde primeiro segue-se o "garfo" para a direita e depois vira-se à direita novamente seguindo a sinalização de madeira para “Tre Vescovi”. Nesse ponto começa a subida íngreme até a trilha bifurcar (km 1,34), onde se continua à direita, contornando um pinhal.Aqui começa outra subida íngreme na trilha 50, seguindo a sinalização pintada ao longo da rota.  A trilha sobe até um bosque de coníferas (km 1,91) e curva para a esquerda.Na sinalização pintada para “GEA 50” e um “Tau” na casca de uma árvore, começa a subir à direita até o pico (km 2,03) do Monte Calvano, 1250 MAMSL. Continua-se direto para o prado, onde encontrará sinalização para "Cammino di San Vicinio e Monte Calvano 1253 MAMSL ".

Parou-se por um momento para apreciar a vista panorâmica ininterrupta da cadeia de montanhas dos Apeninos deste prado sem árvores. Atravessa-se a extensão do prado, mantendo sua altitude e continuando em linha reta até alcançar as flechas de madeira na extremidade oposta.

Pega-se a trilha à esquerda, seguindo as indicações para “Pieve S. Stefano - Cerbaiolo -CAI 50 ”descendo ao longo de uma trilha de trator sombreada. Na bifurcação (km 2,79), mantendo-se à direita, continuando em direção a Pieve S. Stefano. Na próxima encruzilhada, desce-se para a esquerda, passando por um portão verde.
parou-se  novamente para apreciar a maravilhosa paisagem dos Apeninos

(embora com nevoeiro). Após 500 metros, passa-se por dois portões e se desce até a bifurcação (km 4.22), onde vira-se à esquerda em direção a Poggio Tre Vescovi. No cruzamento (km 4,33), continua-se em frente, seguindo a sinalização vertical até chegar a Passo delle Pratelle, 1075 MAMSL. Aqui segue-se a trilha 066.Encontra-se  uma série de duas encruzilhadas; Na primeira, continua-se em frente, na segunda, vira-se para o  lado direito (há uma cerca de metal à esquerda). Na sinalização (km 5.3), indicando “Assis - Pieve S. Stefano - Cerbaiolo”, deixa-se a trilha do trator para começar a subir a trilha 075. Depois de pouco mais de 1 km na floresta, a trilha leva a uma ampla trilha de trator que sobe para o topo do Monte della Modina, 1181 MAMSL. Do pico (km 6.19), segue-se a trilha CAI 075 em direção a Pieve S. Stefano. Aqui atravessa-se cerca de 1,5 km de bosques grossos; Ficar atento às marcas de trilha pintadas de vermelho e branco. A trilha começa a se alargar e bifurcar (km 8.26); Vira-se à direita. Continua-se por um trecho nivelado até chegar à encruzilhada (km 8,87); Segue-se a sinalização para "Pieve S. Stefano" ao longo da trilha 075. Depois de passar por um obstáculo em cadeia, a trilha se torna uma estrada ensolarada e não pavimentada. Começa-se a descer por uma torre de antena verde (km 9.2) até chegar à estrada principal. Perto de um agrupamento de casas e do estábulo de Asnavara (km 11.5), continua-se em frente na direção de Pieve S. Stefano. Pega-se a estrada de asfalto e continua-se por duas encruzilhadas (km 12.1 e km 13.15), seguindo a sinalização para "Pieve S. Stefano".
www.umbriafrancescosways.eu/

Alojamento: B&B Il Castellare- Quarto com 4 camas (com banheiro fora do quarto): Jantar-Café da Manhã.

TARIFFA GIORNALIERA A PERSONA 25.00 €
TARIFFA GIORNALIERA MATRIMONIALE 50.00 €
TARIFFA GIORNALIERA MATRIMONIALE CON CENA (da Maggio a Settembre) 70.00 €
APPARTAMENTO IN AFFITTO PER UNA SETTIMANA max. 5 posti 400.00 €

A Ana recebeu o grupo à entrada. Cada um pegou sua mochila de viagem (trazida pela Ana no carro da Patrízia) e levou para o quarto. (as botas foram tiradas antes e ficaram na varanda). Havia um tanque onde a roupa foi lavada e colocada nos vários estendais existentes.
Visita ao Museo del diário (não realizada)
Era para seguir depois de instalados  para o centro e visitar o museu do arquivo, porém ficou tarde em relação ao horário de encerramento, além do mais começou a chover novamente (havia parado durante à tarde)
Reunião de grupo antes do jantar
A Ana contou vários episódios dos caminhos anteriores e episódios de sua vida privada relacionados com São Francisco (antes e durante o jantar)
Resumo
Distância: 16 Km (18,3 Km pelo google)
Aumento de Altitude: +475m (checar) 430 (pelo Google)
Perda de Altitude: -1180m (checar)1140 pelo Google
Desnível em subida: 240m 119 pelo Google
Desnível em descida: 950m 828 pelo Google
Percurso: Terra batida, trilha e asfalto
Sinalização: Branco/vermelha; TAU amarelo e sinais amarelo/azuis
Tempo de percurso: 6hs
Dificuldade: A etapa é de dificuldade média, a subida é gradual, mas existem subidas íngremes no Monte Calvano e no Monte Modina (servirão para acostumar as pernas ao percurso até Assis, há sempre uma razão para os acontecimentos)