domingo, 10 de novembro de 2019

Caminhos de São Francisco - 6º Dia: Le Burgne / Cittá di Castello

6ºdia- 29\09\19 - Le Burgne / Cittá di Castello – 19 km
Pequeno almoço às 8:00 
Círculo de oração/meditação
Um integrante leu o texto do dia, contido no livro entregue pela Patrícia:
29 de Setembro
"Muitas vezes você ouviu as palavras: A vida é o que você faz dela", mas o que você faz a respeito?". Você não percebe que é você quem controla sua vida, sua felicidade, seu sucesso, suas alegrias e suas tristezas? A vida pode ser maravilhosa, excitante e gloriosa, mas depende de você fazê-la assim, através das suas expectativas de só ter o melhor. Viva um dia de cada vez e viva o dia plenamente. Não desperdice tempo se preocupando com o amanhã e o porvir, não se permita ficar deprimido por achar que não vai aguentar o que vier de ruim. Olhe sempre para o lado iluminado da vida e concentre-se nele, no sempre presente agora. Porque as coisas não correram bem ontem, não significa que hoje vai acontecer o mesmo. Deixe o ontem para trás; Aprenda com ele, mas não deixe que ele estrague o hoje. O hoje está à sua frente, intocado e imaculado. O que você vai fazer com ele?

O grupo de mãos dadas rezou o Pai Nosso e a Ave Maria guiados pela Ana. Em função do clima de ontem, desta vez só houve o pousar das mãos sem entrelaçar os dedos, só deve ter percebido quem estava a direita e a esquerda, parecia hipocrisia se de fato desse a mão como nos mais dias, foi para deixar fluir a energia sem quebrar o elo da cadeia de transmissão.
Hoje não foi lido o texto contido no livro "Por Aqui Passou Francisco" relativo à chegada da meta do caminho de hoje.
No livro: "365 Giorni com San Francesco" está escrito para o dia 29 de Setembro (tradução): 

"Francisco reverenciava os prelados e os sacerdotes da santa Igreja, respeitava os senhores, nobres e ricos, mas amava profundamente os pobres, participando ternamente de seus sofrimentos. Ele se mostrou o servo de todos".
 (Tre Compagni)

Meta de hoje Cittá di Castelo

Pesquisa
Cittá di Castelo
Situado em uma ligeira elevação no vale do Alto Tibre, Città di Castello é um poderoso município livre da parte de Guelph, quando há oito séculos parou São Francisco, a última vez em um mês inteiro, hospedada pela família Salamacchi. Conforme narram os biógrafos, Francisco aqui realiza muitos milagres como o da "libertação do demônio de uma mulher obcecada". A notícia desse milagre se espalha rapidamente e, assim, outra mulher traz o filho afetado por uma praga cruel do Santo. Francesco marca a criança com as mãos. Na manhã seguinte, a criança está perfeitamente curada: em vez de ferida, nasceu a carne na forma de uma rosa vermelha.
Em Città di Castello, você pode visitar a igreja de San Francesco. Construída de acordo com o estilo gótico do século XIV, a igreja contém uma cópia da pintura de Rafael "Casamento da Virgem", cujo original está na Pinacoteca di Brera; a obra "A coroação da Virgem", de Giorgio Vasari, é colocada no altar principal da capela Vitelli, também de Vasari.http://www.ilsentierodifrancesco.it/Index.aspx?idmenu=54

História

Tem origens antigas da Úmbria-etrusca. Após a conquista romana, ao longo dos séculos, sofreu os eventos que na Idade Média viram a alternância de vários domínios, primeiro bárbaro e depois das várias famílias locais. Em 1221, a fim de evitar os perigos dos municípios vizinhos, ele fez um ato de submissão a Città di Castello e seguiu seu destino até entrar nas posses dos Estados Papais (1463). No início do século XVI, foi entregue em vicariato à família Vitelli de Città di Castello, que a manteve até o final do século. Em 1860, foi a primeira cidade da Úmbria que se tornou parte do Reino da Itália.
Arte, Cultura e Meio Ambiente 

Do terraço da Rocca, uma fortificação de origem lombarda, você pode ver o Monte Verna e o Monte Fumaiolo, de onde nasce o Tibre: seguindo seu curso, aparecem a vila de San Sepolcro e os outros centros do Alto Tevere. Do arco voltado para o noroeste, além da rodada Torrione e do Cassero, você pode ver o vale de Cerfone, que leva a Arezzo.
No centro histórico, vale a pena visitar a igreja de San Michele Arcangelo, que abriga a valiosa Crucificação em painel de Pomarancio, o Palazzo Vitelli do século XV, pela riqueza do mobiliário, e a igreja de San Francesco (1316), que preserva obras importantes. Isso inclui uma Deposição (século XVI) de Nicolò Circignani, chamada Pomarancio, uma terracota Della Robbia com frutas e querubins, pinturas atribuídas a Raffaellino del Colle, afrescos relacionados à oficina de Luca Signorelli, um coro de madeira de 1550, altares e esculturas refinadas. Parte da igreja também é a esplêndida Madonna with Child em terracota policromada, datada por volta de 1415 e recentemente atribuída ao jovem Donatello. Saindo da igreja, chegamos ao pequeno edifício "Prosperi", com a Sala del

Camino do século XVI, chamada "degli innamorati". Logo depois, um pequeno arco leva ao caminho da sugestiva passagem medieval que corre ao longo do perímetro das paredes.
Ver, nos arredores, o antigo mosteiro da SS. Crucifixo (século XVI) na localidade de Cerecchio e as igrejas de Santa Maria e Santo Stefano a Pistrino. Perto de Citerna, a aldeia de Fighille, um importante centro de produção de cerâmica na Idade Média. As estradas que levam à colina de Citerna, com um panorama fantástico do Vale do Alto Tibre, na Úmbria e na Toscana, são o melhor cartão de visita desta vila medieval. 


O símbolo de Città di Castello é sem dúvida o grupo de campanários que o torna imediatamente reconhecível e que representa uma espécie de "summa" de seus próprios eventos históricos, fortemente caracterizada pelo contraste entre poder cívico e religioso.
Como evidência do passado medieval, em alguns lugares a parede dupla é visível, ainda intacta em muitos pontos. Começamos nossa excursão pela circular oeste, onde há a Porta Sant'Andrea do século XIV e a Torrione San Giacomo. Em seguida, seguiremos para o centro histórico, onde poderemos admirar o Palazzo del Podestà, que preserva intacta uma única fachada, a de Corso Cavour, adornada com nove abóbadas ogivas pontudas, com lunetas enriquecidas com brasões e frisos, em pedra, no térreo e uma série de belas janelas gradeadas no piso nobre. Um arco mais largo marca a entrada do palácio e se comunica com a galeria do século XVII que se abre para a bela Piazza Fanti. A fachada do Palazzo, com vista para a Piazza Matteotti, parece neoclássica e foi concluída por Nicola Barbioni em 1687. Característica é o quadrante da Rosa dei Venti, que também abriga um  
relógio duplo por horas e minutos. Não pode perder a Piazza Matteotti, o "centro do centro" da cidade. Além da fachada neoclássica do Palazzo del Podestà, há o Palazzo Bondi-Mancini, o Palazzo Vitelli-Bufalini, o Palazzo Cappelletti em estilo renascentista tardio e a fachada lateral do Palazzo Bufalini. A evocativa torre cívica do século XIII, com sua aparência prismática original, preserva algumas brasões de pedra e um traço do afresco que os priores encomendaram a Luca Signorelli em 1474. Símbolo do poder municipal (também foi usado como prisão), a Torre é conhecida como "Torre del Vescovo", porque está unida ao Palácio do Bispo, reconstruída várias vezes até ter a aparência atual do século XVIII. Entre as coisas para fazer em Città di Castello, você não pode perder uma caminhada até o topo para apreciar a vista incomparável do centro histórico, a colina verde de Montesca e todo o vale do alto Tibre. Outros pontos de interesse da cidade são a Torre Cilíndrica, a Catedral de San Florido e a Prefeitura.
O que fazer em Città di Castello Se você é um amante da arte, não temos dúvida em sugerir o que fazer em Città di Castello, já que a cidade possui dois museus excepcionais: o Burri Museum e a Pinacoteca. As obras do famoso artista Alberto Burri podem ser encontradas em parte no Palazzo Albizzini, que abriga 130 obras como Catrami, Muffe, Gobbi, Sacchi, Legni, Ferri, Combustioni, Cretti e Cellotex e em parte os Ex Secadores de Tabaco.
https://www.umbriatourism.it/web/umbria/-/citerna

http://www.bellaumbria.net/it/itinerari/cosa-vedere-a-citta-di-castello-in-un-giorno/


Episódio da Vida de São Francisco - Fonte Franciscana
Francisco expulsa um demônio442 70. Havia uma mulher obcecada em Città di Castello. Quando o Beato Padre Francisco chegou, ele foi levado para ele na casa onde morava. Isso, rangendo os dentes e com um olhar sombrio, emitiu gritos horríveis, como os espíritos impuros costumavam fazer. Vários cidadãos, apressados, imploraram ao Santo para libertá-la, porque por tanto tempo o inimigo infernal a possuiu e a atormentou dessa maneira, assustando a todos com seus gritos. Francisco queria saber se era obra do demônio ou do engano da mulher e a enviou a um frade que estava com ele. Isso imediatamente sentiu a troca de pessoas e começou a proferir ridículo e insultos. Mas, quando o santo apareceu, que havia permanecido oculto para orar, o possuído pelo demônio, incapaz de resistir à sua virtude, se jogou no chão tremendo e se contorcendo misericordiosamente. Francisco a chamou, dizendo: "Eu ordeno que, por obediência, espírito imundo, saia desta mulher!" E o diabo a deixou imediatamente, sem nenhum dano.



Francesco quer esconder os estigmas
1926 Tendo, portanto, descido de Monte Santo Francesco, reinou que a fama de sua santidade já estava espalhada por todo o país, e dos pastores que ele havia espalhado, pois haviam visto o monte de Vernia inflamado por todo o lado, e que ele era o sinal de alguma grande milagre que Deus havia feito a São Francisco; ouvindo o povo do distrito por onde ele passava, todos se aproximaram para vê-lo, homens e mulheres, pequenos e grandes, todos com grande devoção e desejo, esforçando-se para tocá-lo e beijar suas mãos: e não poder negá-las a devoção dos gentios, embora ele tivesse enfaixado as palmas das mãos, no entanto, para esconder mais os sagrados Istimens, os envolveu novamente e os cobriu com as mangas, e apenas os dedos que ele descobriu os ofereceram para beijar. Mas, na medida em que ele estudou ocultar e sacrificar o sacramento do sagrado Santo Istima, para escapar de todas as ocasiões da glória mundana, Deus agradou sua glória por mostrar muitos milagres, em virtude do dito santo santo Istimate; e singularmente naquela jornada de Vernia a Santa Maria degli Angeli, e muitas outras em diferentes partes do mundo, em sua vida e após sua gloriosa morte; para que sua virtude oculta e maravilhosa, e a excessiva caridade e misericórdia de Cristo, inversa a ele, à qual ele maravilhosamente concedeu, sejam manifestadas ao mundo, por milagres claros e óbvios, dos quais colocaremos alguns aqui.


http://www.ilsentierodifrancesco.it/Index.aspx?idmenu=6


- Trinta minutos de silêncio 
Assim que inicia o caminho na natureza a Guia determina 30 minutos de silêncio para cada um ir fazendo a sua meditação/reflexão, no seu ritmo. Quem estivesse à frente parava ao completar o tempo estipulado para esperar por todos.

Percurso:
 Le Burgne  A partir daqui, pode-se desfrutar de uma vista de 180 graus sobre o vale do Tevere/Tibre e a paisagem da Úmbria, com suas colinas de retalhos, aldeias, bosques e igrejas. Na encruzilhada marcada (km 6,76), dirige-se à direita. Ao final da descida, chega-se à localidade Caldese (km 8.12), onde percorre-se um breve trecho de asfalto e segue-se por uma estrada de terra que percorre uma fazenda de búfalos (km 8.70). O percurso começa a subir até chegar ao topo da colina (km 9,62). Na encruzilhada località San Lorenzo (km 10,85), perto do terreno da Associação Arqueologia Arborea, a sinalização foi corrigida com tinta e desce-se à esquerda para Lerchi. A partir daqui, se  continuar pela Via Toscana (que tem trechos estreitos sem acostamento), pode-se chegar a Città di Castello em menos de uma hora, mas pode preferir-se prolongar a caminhada, mas evitar o tráfego, vira-se à direita na Igreja da Madonna da Esperança (km 12). Começa-se a escalar uma estrada de terra até chegar a um bonito santuário dedicado à Madonna na localidade Varzo (km 14.52), 516 MAMSLA partir daqui, continue em um trecho nivelado até a encruzilhada; vire à esquerda, seguindo as marcas pintadas em uma árvore. Você começará a ver o campanário cilíndrico do domo de Città di Castello à distância. Logo depois, um santuário votivo (km 15,2) e uma cruz de ferro marcam o Eremo Francescano del Buon Riposo. Comece a descer ao longo de um bosque para chegar à floresta de Villa la Montesca (km 17,63). A rota continua sem cruzamentos no nível do asfalto; perto de um portão cinza, desça para a direita à medida que a rota se tornar mais íngreme. No viaduto da rodovia, você chegará aos arredores de Città di Castello. Continue pela Via Romolo Carpini, até o cruzamento para atravessar a ponte sobre o Tibre (km 19,63). Na rotatória, mantenha-se à esquerda e pegue a Via Nazario Sauro; depois de menos de 500 metros, comece a subir a estrada à direita: Via Pomerio Rodolfo Sivieri. A fachada simples e elegante do Duomo di Città di Castello (km 20,5) recebe os peregrinos que viajam para Assis. No primeiro trecho de Città di Castello a Il Sasso, ignore a sinalização para o Caminho, em vez disso, pegue esse atalho alternativo que evita algumas subidas.



















Da Piazza Matteotti, atravesse o Corso Vittorio Emanuele, ladeado por palácios renascentistas e barrocos. Depois de passar pela Porta di Santa Maria Maggiore, atravesse a Viale Leopoldo Fianchetti e continue na Via Rignaldello. Na rotunda, vire à direita na Viale V. Emanuele Orlando, onde poderá ver à esquerda os antigos galpões de secagem de tabaco, agora o Museu Alberto Burri. Passe por um lago e um parque, continuando na Via Roma.






























 

































 





Aqui começou o primeiro dia do real caminho de São Francisco, embora houvessem "flashes" no Santuário de La Verne e MonteCasale e apesar de manter certa distância do grupo devido ao clima gerado no final da tarde anterior, mantinha o mesmo estado de espírito com os pensamentos de antes, ao entrar neste bosque os pensamentos foram interrompidos pela lembrança súbita da melodia do cântico "Irmão Sol, Irmã Lua" aprendido, mas esquecido no passado longínquo, automaticamente  cantado num tom baixo, quase um murmúrio, apenas a primeira parte e o Refrão, o resto permaneceu esquecido, até agora, quando foi procurado:

Irmão Sol , Irmã Lua
(Padre Zezinho)
Irmão sol com irmã luz
Irmão sol com irmã luz
Trazendo o dia pela mão
Irmão céu de intenso azul
A invadir o coração
Aleluia
Refrão:
Irmãos, minhas irmãs
Vamos cantar nesta manhã
Pois renasceu mais uma vez
A criação nas mãos de Deus.
Irmãos, minhas irmãs
Vamos cantar aleluia
Aleluia, aleluia
Irmã flor que mal se abriu
Fala do amor que não tem fim
Água irmã que nos refaz
E sai do chão cantando assim
Aleluia…
Refrão;
Passarinhos meus irmãos
Com mil canções a ir e vir
Homens todos meus irmãos
Que vossa voz se faça ouvir
Aleluia…
Refrão


Daí começar a cantar a Oração de São Francisco de Assis foi um pulo

(na véspera da partida para Roma, o cântico final da missa foi a "Oração de São Francisco", uma das músicas cantada sempre com profunda emoção):
Oração de São Francisco de Assis


Senhor, fazei de mim um instrumento da Vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor.
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão.
Onde houver discórdia, que eu leve a união.
Onde houver dúvidas, que eu leve a fé.
Onde houver erro, que eu leve a verdade.
Onde houver desespero, que eu leve a esperança.
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria.
Onde houver trevas, que eu leve a luz.
Ó Mestre, fazei que eu procure mais:
consolar, que ser consolado;
compreender, que ser compreendido;
amar, que ser amado.
Pois é dando que se recebe.
É perdoando que se é perdoado.
E é morrendo que se vive para a vida eterna.









Quanto mais avançava no bosque  mais  profundo era o fluir dos cânticos, surgindo outro cântico também esquecido no passado:
 Olho em Tudo (É Impossível não Crer em Ti)

Olho em tudo e sempre encontro a ti, estás no céu na terra
Onde for, em tudo que me acontece encontro teu amor, já não
Se pode mais deixar de crer no teu amor

É impossível não crer em ti, é impossível não te encontrar,
É impossível não fazer de ti meu ideal

Olho em tudo e sempre encontro a ti, estás no céu na terra
Onde for, em tudo que me acontece encontro teu amor, já não
Se pode mais deixar de crer no teu amor

É impossível não crer em ti,
É impossível não te encontrar,
É impossível não fazer de ti meu ideal.




Quanto mais avançava e cantava, mais necessidade tinha de manter distância do grupo, mas ao mesmo tempo vontade de partilhar essa sensação, o que fazia com que a todos com quem cruzasse desse um "buongiorno"! e obtivesse retorno.

Em decorrência desse novo estado de espírito, da beleza observada, dos cânticos entoados, surgem na lembrança um outro cântico ( só a primeira frase) também esquecido no passado :
  
Louvado seja o meu Senhor
Por todas as suas criaturas
Pelo sol e pela lua Pelas estrelas do firmamento
Pela água e pelo fogo
Louvado seja o meu Senhor
Por aqueles que agora são felizes
Por aqueles que agora choram
Por aqueles que agora nascem
Por aqueles que agora morrem
Louvado seja o meu Senhor
O que dá sentido a vida
É amar-te e louvar-te
Para que a nossa vida
Seja sempre uma canção
Louvado seja o meu Senhor…

 E mais outro…
Glória, glória, aleluia!
Glória, glória, aleluia!
Glória, glória, aleluia!

Louvemos ao Senhor!
Na beleza do que vemos, Deus nos fala ao coração
Tudo canta: Deus é grande, Deus é bom e Deus é Pai
É Seu filho Jesus Cristo que nos une pelo amor, louvemos ao Senhor!

Deus nos fez comunidade, pra vivermos como irmãos, braços dados, todos juntos, caminhamos sem parar
Jesus Cristo vai connosco, ele é jovem como nós, louvemos ao Senhor!

Jesus Cristo é alegria, Jesus Cristo é o Senhor, da vitória sobre a morte, deu a todos o penhor
Venceremos a tristeza, venceremos o temor, louvemos ao Senhor!


Resumo do percurso utilizado
Siga para noroeste
Estrada de utilização restrita 72m
Vire à direita 1,4 Km
Vire à esquerda em direção a Vocabolo San Pietro 750 m
Vire à direita em direção a Vocabolo San Pietro 130 m
Curvar ligeiramente à esquerda em direção a Vocabolo San Pietro 1km
Vire à esquerda em direção a SP102 500 m
Vire à direita em direção a SS221 280 m
Vire à esquerda 1,1 Km
Vire à direita em direção a Via S. Ansano 300 m
Curva ligeira à direita 4,8 Km 












Resumo de outro Percurso
Siga para noroeste
Estrada de utilização restrita 72 m

Vire à direita 1,4 Km
Vire à esquerda em direção a Vocabolo San Pietro 750 m
Curvar ligeiramente à esquerda em direção a Vocabolo San Pietro 1,0 Km
Vire à esquerda em direção a SP102 500 m
Vire à direita em direção a SS221 2,1 Km
Curva ligeira à direita 800 m
Continue em frente para Via dell'Eremo 270 m
Continue até SS221 350 m
Curve ligeiramente à esquerda para continuar na SS221 850 m
Na rotunda, siga pela 2.ª saída para Viale Europa 300 m
Vire à direita em direção a Via Gino Bartali 23 m
Curve ligeiramente à direita para continuar na Via Gino Bartali 130 m
Vire à esquerda para continuar na Via Gino Bartali 150 m
Vire à direita para continuar na Via Gino Bartali 300 m
Vire à esquerda para continuar na Via Gino Bartali 120 m
Vire à esquerda 800 m


https://www.google.com/maps/dir/Agriturismo+Casale+Le+Burgne,+Voc.+Burgne+12,+06012+Città+di+Castello+PG,+Itália/Città+di+Castello,+06012+Perúgia,+Itália/data=!4m8!4m7!1m2!1m1!1s0x132c748ffaff7141:0xe392d2fc1db65439!1m2!1m1!1s0x132c72914a2a5e19:0xc23ebe4963ac227b!3e2?sa=X&ved=2ahUKEwj0y9ea5s7lAhWsAGMBHZxEBE8Qox16BAgBEAM

Alojamento: Hotel Le Mura



Quarto com 2 camas individuais com banheiro. Jantar e Café da Manhã
Preço: 70 Euros








Não houve reunião.

Tarde livre:
» Visita ao Centro
Igreja de São Domênico


































Igreja de São Francisco













Exposição de Noivos








Exposição de carros antigos





 



Concurso de Bestas e entrega dos prêmios
















Missa às 18:30 na Catedral



Jantar- clima desagradável, tenso, principalmente após repúdio aos comentários e temas inadequados para uma mesa de refeição feitos por alguns dos integrantes, o que gerou conflito interpessoal, culminando com desrespeito e ofensa pessoal verbal e não verbal (expressão facial de quem as proferiu diretamente). No quarto uma integrante do grupo ofereceu um abraço dizendo "posso te dar um abraço, situação desagradável, saiba que o grupo está com você, o grupo não é (fulana)" abraço recusado dizendo "não foi o que pareceu" em resposta "ninguém disse nada para não piorar o clima"



Resumo
Distância:  19 Km
Aumento de Altitude: 510 m
Perda de Altitude: 279 m
Desnível em subida: 41 m
Desnível em descida: 271 m
Percurso: Estrada de terra batida, trilha e asfalto
Sinalização:  Escassa
Tempo de percurso: 5hs
Dificuldade: fácil
Fontes de água: Lerchi

Nenhum comentário:

Postar um comentário