domingo, 10 de novembro de 2019

Caminhos de São Francisco - 5º Dia: San Sepolcro / Le Burgne


5ºdia- 28\09\19 - San Sepolcro / Le Burgne – 22 km
Pequeno almoço às 7:30
Círculo de oração/meditação
Um integrante leu o texto do dia, contido no livro entregue pela Patrícia:
28 de Setembro
"Lembre-se sempre que você pode colaborar com o estado em que está o mundo operando uma completa mudança em seu coração, sua mente seu espírito. E quando você perceber isto, assumir suas responsabilidades e começar a agir, verá que as mudanças vão começar a acontecer à sua volta, em pequenas coisas no começo e depois se espalhando até que tudo esteja concluído. Pense como é maravilhoso e animador você saber que, para fazer alguma coisa para endireitar o estado do mundo é só você mudar interiormente e projetar essa mudança para fora. Abençoados são aqueles que estão preparados e abertos para ver a necessidade de mudança e se fazer algo a respeito; Porque eles são como o fermento na massa, que faz com que o pão cresça. Sem mudanças, tudo permaneceria estático, estagnado e morreria. Por isso, mude e se expanda com real alegria e agradecimento, e seja grato em poder fazê-lo, e haja agora".

O grupo de mãos dadas rezou o Pai Nosso e a Ave Maria guiados pela Ana.
Hoje não foi lido o texto contido no livro "Por Aqui Passou Francisco" relativo à chegada da meta do caminho de hoje.
No livro: "365 Giorni com San Francesco" está escrito para o dia 28 de Setembro (tradução):

"Ó pai santo, compassivo e amoroso aos pecadores, venha em nosso auxílio e, por seus méritos muito elevados, oramos a você, para aliviar aqueles que você vê mentindo miseravelmente em culpa!".

(Primeira Vida)
Meta de hoje Citerna - Le Burgne

Pesquisa
Citerna


É uma encantadora cidade da Úmbria que fica bem na fronteira, onde bate com a Toscana. Fica entre Citta di Castello (Úmbria) e Sansepolcro (Toscana) e fica muito perto da encantadora cidade artística de Arezzo.Uma cidade situada em uma colina da qual se pode desfrutar de um maravilhoso panorama sobre todo o vale do Alto Tevere/Tibre
Nomeada uma das aldeias mais populares da Itália, mantém intacta o caráter medieval com suas ruas típicas, edifícios de pedra, muros circundantes e portões da cidade. O território dos etruscos, mas evidências de presença romana também foram encontradas aqui. Lutando repetidamente por sua posição estratégica (avistamento de fluxos militares de Romagna, Marche e Toscana), a Citerna ainda preserva a memória de sua rica história nas muralhas da cidade, nas passarelas medievais e na acrópole com vista para a vila.
Foi calorosamente contestada por Arezzo e Citta 'di Castello, as divisões Guelph e Ghibelline que brigaram por séculos. A Citerna foi repassada aos Estados papais. Durante o Renascimento, estava nas mãos da família influente dos Bezerros, que eram senhores e filantropos, além de amigos dos poderosos. Eles enriqueceram a cidade com Donatello, Pomarancio e Signorelli.
Existe um extenso sistema de cisternas abaixo da Citerna, que lhe deu seu nome e é uma relíquia interessante de seus dias como cidade estratégica. As cisternas eram necessárias para fornecer água durante os cercos e contendas.
Uma característica única da Citerna é a "Passagem Medieval" - ou passeio medieval. A passagem coberta com arcadas para a Idade Média e ainda proporciona um passeio romântico com vista pelos arcos. Existem dois lugares na cidade - Porta Romana e Porta Fiorentina, para as direções que estão voltadas (para Roma e Florença). O Mosteiro de St. Elizabeth, em formato hexagonal, é interessante, e a Piazza Scipioni é obrigatória, com vista para um anfiteatro natural abaixo no vale do Tibre.  A Igreja de São Francisco, que é um museu da igreja com um crucifixo de madeira bizantino e obras de arte dos artistas famosos acima mencionados. A igreja de São Miguel Arcanjo é outro tesouro. A estrutura românica do século XII tem uma linda rosácea, um teto abobadado e cerâmica de Della Robbia. Isso é muita fama artística para uma cidade pequena! Interessante pela rica herança artística, a igreja dedicou a São Francisco, que remonta a 1316 e reconstruída em 1508 em formas renascentistas simples.


Neste local, há um bom episódio na vida de São Francisco:
Episódio das Formigas
Quando São Francisco chegou em 1214, um grande número de pessoas queria ouvi-lo pregar, para que alguém fosse forçado a ir para o campo aberto. Francisco se inclina contra um carvalho, que, no entanto, está cheio de formigas: em nome de Deus, ele ordena que eles saiam e os bichinhos miraculosamente obedecem. Nesse mesmo local, chamado del Montesanto, o Conventino, também chamado de Observantes, foi construído no século XIII, habitado até que os franciscanos se mudassem para o convento dedicado à Santa Cruz. Esta última, suprimida no dia seguinte à unificação da Itália, é hoje o lar de uma comunidade de freiras beneditinas de clausura.

Episódio da mulher tocando prato
Outra história conta que, enquanto Francesco prega, uma mulher, tocando o prato, não permite que ele seja ouvido pela multidão. A mulher é gentilmente avisada de que não para, então Francis diz: "Pegue, ó demônio, pegue o que é seu". A miserável é levantada no ar e não é mais vista por ninguém.



A comida desta área também é digna de nota. Procure o vin santo local, um vinho de sobremesa doce tradicional da Itália central.
Citerna é pequena, mas tem lojas e restaurantes, e está em uma bela localização nas colinas da Úmbria, a poucos minutos da Toscana. Há uma bela mistura de natureza, arte e arquitetura e história aqui.
https://www.summerinitaly.com/guide/citerna





























IL CASALE "Le Burgne"

É uma maravilhosa fazenda do final do século XIX, situada nas colinas da Úmbria, na fronteira entre a Úmbria e a Toscana. Com vista para o vale superior do Tibre, domina todo o vale: de Citta 'di Castello a Monte S. Maria Tiberina, de Anghiari, Citerna a Monterchi, na Toscana.O edifício foi reformado recentemente, mantendo o charme de uma mansão: a estrutura arquitetônica externa permaneceu inalterada, assim como o interior, caracterizado por paredes de pedra, vigas de madeira e pisos originais. A entrada, inteiramente em pedra, abriga um antigo forno a lenha (ainda em funcionamento), símbolo de uma cultura campestre perdida. No térreo, há uma grande sala de estar obtida dos antigos estábulos, com dois arcos de tijolos e uma lareira de pedra e terracota. Também no térreo estão a cozinha, a recepção, o bar e dois banheiros de serviço (um dos quais é acessível para cadeira de rodas).



 O primeiro andar abriga cinco espaçosos quartos duplos (todos com banheiros muito grandes e com a possibilidade de um sofá-cama e um beliche) e um canto de leitura para os hóspedes.  
Parque e Arredores O vasto parque (aproximadamente 8.000 metros quadrados) inclui uma floresta de pinheiros, uma área de relaxamento com mesas e assentos, um churrasco disponível para os hóspedes e um lago com flores aquáticas. O complexo ao ar livre também possui um campo de boliche, vôlei e futebol de cinco, além de uma área infantil com balanços e escorregadores. Ao descer uma série de degraus, você entra no espaçoso terraço panorâmico (com vista para a esplêndida paisagem da Úmbria e da Toscana) e na piscina com hidromassagem e água salgada. A fazenda faz parte de uma fazenda de 21 hectares, onde o proprietário cultiva vinhas, olivais, castanheiros, árvores frutíferas e cuida pessoalmente de pastar ovelhas. O vinho artesanal, vermelho e branco, é de excelente qualidade, como óleo e mel. Para quem gosta de se integrar à natureza, no outono é possível participar da colheita, da coleta de castanhas e azeitonas. Sob pedido, organizamos excursões nos bosques circundantes em busca de cogumelos e trufas (das quais a área é rica) ou passeios de bicicleta de montanha. A 3 km do agroturismo, há um esplêndido campo de golfe de 6 buracos e uma escola de equitação bem equipada (ambas as instalações não são de nossa propriedade). O Alta Valle del Tevere é rico em notável beleza arquitetônica e artística e, a partir da fazenda, é fácil chegar às mais belas cidades da Úmbria e da Toscana: Città di Castello (15 '), Sansepolcro, local de nascimento de Piero della Francesca (20') ), Arezzo (45 '), Perugia (35'), Assis e Gubbio (40 '), além das antigas e características aldeias medievais próximas: Monterchi (onde está exposta a famosa pintura Madonna del Parto), Citerna, Montone, Monte Santa Maria Tiberina, Anghiari, Pietralunga.
 http://www.agriturismoleburgne.it/profilo/


















- Trinta minutos de silêncio 
Assim que inicia o caminho na natureza a Guia determina 30 minutos de silêncio para cada um ir fazendo a sua meditação/reflexão, no seu ritmo. Quem estivesse à frente parava ao completar o tempo estipulado para esperar por todos.

Percurso:


A rota urbana através de Sansepolcro não está marcada. Do Duomo, pega-se a Via Matteotti; na esquina, vira-se à direita na Via XX Settembre e continua-se até o cruzamento com a Via dei Lorena, onde vira-se à esquerda. Continua-se na Via Senese Aretina, onde começa um pouco do tráfego da cidade; Deve-se ter cautela ao passar veículos, especialmente perto de rotundas. Esta seção é desinteressante, passa-se por uma área de grandes galpões industriais. Passa-se sob o viaduto da rodovia, chegando a um prédio amarelo à direita (km 3); Vira-se à esquerda aqui em direção a Podere Violino na Strada Vicinale Reglia dei Molini. Aqui há pouco tráfego na cidade e segue-se a estrada principal nivelada e asfaltada. Ao chegar a Gricignano (km 5.54), atravessa-se a cidade e, depois de passar por um colorido edifício pré-escolar, continua-se em frente, em vez de pegar a Via Pio La Torre para a esquerda, marcada com uma placa vermelha e branca. O caminho que  é um atalho. À distância, começa-se a ver a Citerna; aqui encontra-se a primeira sinalização amarela e azul de Saint Francis
'Way (km 7.48). Entrou-se na Úmbria; A partir daqui encontra-se uma ampla sinalização ao longo da rota, guiando os peregrinos a Assis. Em Fighille (km 8.7), vira-se à direita na Via del Pozzo e, após 200 metros, à esquerda na Via Gabbiotti, sob-se primeiro à direita e depois à esquerda na Via del Cimitero. Atravessa-se a zona rural da Úmbria, através de campos cultivados e fazendas. Após o cemitério, encontra-se uma curva (km 9,42). Vira-se à esquerda aqui, deixando a estrada asfaltada por uma estrada não pavimentada. Chegando ao portão de uma vila, desce-se para a esquerda. No final desta descida, a estrada se torna asfaltada novamente e logo depois de chegar ao pé da Citerna. A partir daqui (km 10.8), a sinalização indica que vira-se à direita em uma estrada não pavimentada, mas também pode-se continuar em frente na estrada asfaltada, ignorando a sinalização e alcançando o Convento degli Zoccolanti (km 11.76). Se, em vez disso,  seguir a sinalização para a estrada de terra, a rota será um pouco mais longa e levemente inclinada. As duas rotas se reencontram perto do convento, de onde continua-se subindo até chegar à cidade fortificada de Citerna (Km 13).

































































































Resumo do Percurso
A Patrícia inovou o caminho passamos a plantação de Girassóis e tabaco, pelo rio Tevere.
Siga para sudoeste em Viale Vittorio Veneto em direção a Via Giordano Bruno 10m
Vire à direita em direção a Viale Armando Diaz 210m
Continue até Via dei Lorena 350m
Continue até SS73
Passar 1 rotunda 650 m
Curve ligeiramente à esquerda para continuar na SS73
Passar 1 rotunda 300m
Curve ligeiramente à esquerda para continuar na SS73 750m
Vire à esquerda em direção a Via del Tevere/Str. Vicinale Reglia dei Mulini
Continue a seguir Str. Vicinale Reglia dei Mulini 1,3 Km
Continue até Via del Tevere 1,4 km
Continue até Via Giuseppe Di Vittorio 750 m
Continue até Strada Comunale Bastia Spino 900 m
Continue até Località Mancino 1,2 Km
Vire à esquerda em direção a SP100 450 m
Vire à direita em direção a Via del Mulino 850 m
Vire à esquerda 1,5 Km
Vire à direita 500 m
Continue até Via Guglielmo Marconi 700 m
Continue até Corso Garibaldi 300 m
Vire à esquerda na Via Guglielmo Marconi 13m
Citerna (12,2 km)
Siga para nordeste em direção a Passeggiata dei Capitani Del Popolo 220 m
Vire à esquerda na Via Camillo Benso Conte di Cavour 210m
Continue em frente para SP100 3,4 km
Curve ligeiramente à esquerda para continuar na SP100 27 m
Vire à direita para continuar na SP100 200 m
Vire à esquerda em direção a SS221 (indicações para Città di Castello) 2,6 Km
Vire à direita em direção a SP102 500 m
Vire à direita em direção a Vocabolo San Pietro 750 m
Curve ligeiramente à esquerda para continuar na Vocabolo San Pietro 280m
Vire ligeiramente à direita em direção a Vocabolo San Pietro 130 m
Vire à esquerda em direção a Vocabolo San Pietro 750 m
Vire à direita na Vocabolo Caldese di Celle 1,4 Km
Vire à esquerda
Estrada de utilização restrita 72m
O destino encontra-se à esquerda
Agriturismo Casale Le Burgne
https://www.google.com/maps/dir/Sansepolcro,+52037+Arezzo,+Itália/Citerna,+06010+Perúgia,+Itália/Agriturismo+Casale+Le+Burgne,+Citta+di+Castello,+Perúgia,+Itália/@43.5249291,12.0732013,12z/am=t/data=!3m1!4b1!4m20!4m19!1m5!1m1!1s0x132c77178ea49c91:0xceb8fefe5c668dbf!2m2!1d12.1382607!2d43.5726206!1m5!1m1!1s0x132c75ad8a36946f:0x9a39361a13ad24d5!2m2!1d12.1178459!2d43.4980125!1m5!1m1!1s0x132c748ffaff7141:0xe392d2fc1db65439!2m2!1d12.1512973!2d43.4764317!3e2

ou

Siga para sudoeste em Viale Vittorio Veneto em direção a Via Giordano Bruno 10 m
Vire à esquerda em direção a Via Giordano Bruno 47m
Continue até Via XX Settembre 600 m
Continue até Piazza Antonio Gramsci/Piazza S. Marta 81
Vire à direita em direção a Viale Barsanti 300 m
Curvar ligeiramente à esquerda em direção a Via del Regliarino 180 m
Vire à esquerda em direção a Via Cinque Vie 140 m
Vire à direita para continuar na Via Cinque Vie 74 m
Continue até Via Trebbio 1,8 Km
Via Trebbio vira ligeiramente à esquerda e esta torna-se na Strada Comunale di Mezzatorre 2,8 Km
Vire à direita em direção a SP100 3,1 Km
Vire à esquerda em direção a Via Pianali 700 kmVire à direita em direção a Via dei Pianali/Via Rosciano
Continue a seguir Via Rosciano 1,8 Km
Vire à esquerda para continuar na Via Rosciano 8 m
Vire à direita em direção a SP100 1,0 km
Vire à direita na Via Camillo Benso Conte di Cavour 220m
Citerna

ou

Siga para sudoeste em Viale Vittorio Veneto em direção a Via Giordano Bruno 10 m
Vire à esquerda em direção a Via Giordano Bruno 47m
Continue até Via XX Settembre 600 m
Continue até Piazza Antonio Gramsci/Piazza S. Marta 81m
Continue até Via Anconetana 500 mNa rotunda, siga pela 2.ª saída para Via Tiberina Sud/E78
Continue a seguir E78 2,3 Km
Vire à direita 22 m
Vire à esquerda 110 mVire à direita
Passar 1 rotunda 350 m
Vire à esquerda na Via Grazia Deledda 8 m
Vire à direita 650 m
Vire à direita em direção a Via Citernese Aretina 500m
Continue até SS73bis 1,1 Km
Curvar ligeiramente à direita em direção a SP100 3,3 KM
Vire à esquerda em direção a Via Pianali 700 mVire à direita em direção a Via dei Pianali/Via Rosciano
Continue a seguir Via Rosciano 1,8 km
Vire à esquerda para continuar na Via Rosciano 8m
Vire à direita em direção a SP100 1,0 Km
Vire à direita na Via Camillo Benso Conte di Cavour 220 m

Alojamento : IL CASALE "Le Burgne"
Quarto com 4 camas, banheiro fora do quarto, sala entre 2 quartos com sofá. Serviço de lavandeira: Lavar e secar 24 Euros. Pagou-se na totalidade, cortesia oferecida a três integrantes do grupo, os outros não utilizaram o serviço.
Preço:70/94 Euros (jantar+ café da manhã)


o grupo foi  recebido dessa forma


Reunião de grupo antes do jantar




A reunião de grupo, na esplanada, onde supostamente seria para partilha, porém, como uma das integrantes citou "dinâmica de grupo" tipo "terapia", houve inclusive leitura do Tarô (significado das cartas tiradas), porém criou-se um clima desagradável, a "dinamizadora" empregou a expressão: "tenho reparado que você gosta de contestar", quando por não entender uma pergunta que lhe fizera sobre um exemplo a cerca de ajudar quem não pediu ajuda "se um cego está do outro lado da rua, não quer atravessar a rua, mas você quer fazer uma boa ação e insiste em  querer ajudar a atravessar a rua"- "você está se colocando no lugar do cego?"  dado que a pergunta dá margem há várias respostas, foi questionado: "como assim?", mas a dinamizadora não gostou de ser feita a pergunta, mas  qual o sentido da pergunta: Colocar no lugar do cego no sentido de não ver as coisas? No sentido de não precisar de ajuda? No sentido de não querer ajuda? estes são alguns dos argumentos que tornam a pergunta pertinente com razão de existir e não simplesmente de "contestar" (que por sinal tem vários significados, porém pela expressão facial que acompanhou foi empregue no seu significado negativo, desagradável). A partir daí mais nenhuma palavra foi pronunciada, nem houve a participação na leitura das cartas do tarô, por achar que estaria fora do âmbito do Caminho de São Francisco e duvidar da intenção com que estaria sendo empregue tal recurso.


Resumo

Distância: 22 Km
Aumento de Altitude: 506
Perda de Altitude: 287
Desnível em subida: 435
Desnível em descida: 263
Percurso: Estrada de terra batida, trilha e asfalto
Sinalização: Branco/vermelha; TAU amarelo e sinais amarelo/azuis
Tempo de percurso: 8h (contando a visita pela Citerna)
Dificuldade: Média (alguma subida acentuada e com lama antes de chegar a "Le Burgne"
Fontes de água: Citerna

Nenhum comentário:

Postar um comentário