domingo, 10 de novembro de 2019

Caminhos de São Francisco - 7º Dia:Cittá di Castelo / Pietralunga

7ºdia- 30\09\19- Cittá di Castelo / Pietralunga – 30,9 km

Pequeno almoço às 7:30
Colocou-se a mochila de viagem no carro
Círculo de oração/meditação
Um integrante leu o texto do dia, contido no livro entregue pela Patrícia, porém, deixou-se de prestar atenção, ontem, ficou demonstrado que as palavras proferidas pela manhã durante o dia e principalmente à mesa são esquecidas ou perdidas.
O grupo de mãos dadas rezou o Pai Nosso e a Ave Maria guiados pela Ana. Em função do clima de ontem, novamente só houve o pousar das mãos sem entrelaçar os dedos, só deve ter percebido quem estava a direita e a esquerda, como na manhã do dia anterior e reforçado pelo lamentável jantar da noite anterior, parecia hipocrisia se de fato desse a mão como nos mais dias, foi para deixar fluir a energia sem quebrar o elo da cadeia de transmissão. Porém foi quebrada porque um dos integrantes celebrava o dia do seu aniversário e a Ana interrompeu para cantar os parabéns. Foi dado um abraço na aniversariante.

Hoje não foi lido o texto contido no livro "Por Aqui Passou Francisco" relativo à chegada da meta do caminho de hoje.

No livro: "365 Giorni com San Francesco" está escrito para o dia 30 de Setembro (tradução):

" O santo foi hospedado durante a noite na casa de um camponês. A mulher trancou seu coelho branco em uma gaiola, para não fugir. Francis disse-lhe: Tire-o daqui, deixe-o correr feliz nos prados e você verá que ele não fugirá ". Foi o que aconteceu. E o coelho, para agradecer, agachou-se alegremente a seus pés".
 (Vita seconda)

Meta de hoje: Pietralunga

Pesquisa

Pietralunga

Fundada pelas antigas populações da Úmbria e destruída durante as invasões bárbaras, foi reconstruída na colina de hoje no século VII. A cidade mantém a aparência de uma vila medieval, cercada por muralhas e reunida em torno da pentagonal Fortaleza Lombard construída no século VIII. A construção do Pieve di Santa Maria, hoje igreja paroquial de Pietralunga, com um belo portal românico, remonta a este período. A igreja tem uma nave única, simples e sem adornos, interrompida apenas por grandes costelas que sustentam as abóbadas ogivais. Efeitos cromáticos e harmônicos notáveis ​​nas figuras do martírio de San Sebastiano, um afresco atribuído a Raffaellino del Colle. O nome deriva de PRATALONGA, devido às extensas pastagens que cercavam o território. É uma etapa importante das frequentes peregrinações de Francesco, de Assis a Gubbio e La Verna, já que, por Pietralunga, passou uma importante estrada medieval que ligava o lado Adriático ao Tirreno. Segundo a tradição, San Francesco geralmente dorme em uma igreja paroquial não muito longe do centro da cidade, onde é formada uma ermida de frades menores e onde hoje está o Santuário da Madona dos Remédios. Centro de intensa devoção mariana, após algumas aparições da Madona nos primeiros anos de 1500, o santuário assume as características arquitetônicas de hoje no século XVII.
O centro habitado tem origens pré-históricas, como evidenciado pela descoberta da "flauta de Pietralunga" no osso obtido de uma tíbia humana, agora preservada no Museu Arqueológico de Perugia. A fundação de Pietralunga, no entanto, é devida ao povo da Úmbria (século II-I aC). Restos significativos do período romano permanecem no território, como vestígios de assentamentos urbanos com edifícios relacionados (villae), dos quais os restos mortais, aquedutos e estradas ainda são visíveis hoje. A história de Pietralunga está entrelaçada com a de Città di Castello, à qual se submeteu voluntariamente no século 14 até 1817, quando a cidade voltou a ser um município autônomo e parte do Estado da Igreja até 1860, data de nascimento do Reino de Itália.
Arte, Cultura, Meio Ambiente

Um imperativo para os turistas é o belo complexo de Candeleto, uma grande estrutura cercada por vegetação, equipada com todos os serviços para acampar, refrescar e parar para o visitante. Também em Candeleto encontra-se o Museu Ornitológico-Naturalista, onde é preservada uma importante coleção ornitológica: o museu, juntamente com o Oásis de Candeleto, é uma conclusão interessante do roteiro turístico.O núcleo antigo da cidade preserva o aspecto sugestivo da vila murada medieval, com seus "vigoli" característicos, reunidos em torno dos restos da fortaleza lombarda, uma fortificação antiga construída por volta do século VIII. De grande interesse artístico é a igreja paroquial de Santa Maria, com um elegante portal românico de 1279, que preserva um afresco, atribuído a Raffaellino del Colle, representando o Martírio de San Sebastiano, e uma cópia do políptico de Ottaviano Nelli, obra do convento. Sant'Agostino e transferido para a Galeria Nacional da Úmbria. Fora dos muros, o santuário da Madonna dei Rimedi e a pieve de 'Saddi, um exemplo típico de uma basílica cristã primitiva, construída em torno da cripta onde o túmulo de San Crescenziano estava originalmente merece uma visita. Século VIII, representando Saint Crescenziano matando o dragão. O território de Pietralunga é atravessado por vários trechos das estradas romanas: o mais importante é o divertículo que ligava a alta Úmbria (Città di Castello, Gubbio e Perugia), através de Pietralunga, à estrada consular de Flaminia, perto de Cagli.

Pieve De'Saddi

Contração de Pieve dei Santi, é construída no local onde, segundo a tradição, o martírio de San Crescentino, um soldado romano do século IV, foi decapitado pelo imperador Diocleciano por ter adotado a religião cristã. Erguida sobre os restos de um templo pagão pré-existente, a igreja tem formas românicas e, portanto, é datada da segunda metade do século XI. Com uma bela torre sineira, é dividida em três naves e é fechada na parte traseira por uma abside poligonal; nas paredes, entre o gesso, é possível ver os traços de uma decoração pictórica antiga. A cripta, abaixo do prédio, abrigava os restos de San Crescentino e depois se mudou para Urbino. Um baixo-relevo de calcário na parede esquerda mostra o Santo matando um dragão. Uma torre do século IX sem ameias, com uma estrutura tipicamente defensiva, fecha o prédio na frente.
O edifício pertencia à família Vitelli no século XVI, enquanto hoje é propriedade da cúria episcopal de Città di Castello. Perto está a Fonte del Drago, uma fonte de água sulfurosa ligada à lenda do santo e uma vasta floresta de carvalhos antigos.

Percurso:

No primeiro trecho de Città di Castello a Il Sasso, pega-se atalho alternativo que evita algumas subidas. Da Piazza Matteotti, atravessa-se o Corso Vittorio Emanuele, ladeado por palácios renascentistas e barrocos. Depois de passar pela Porta di Santa Maria Maggiore, atravessa-se a Viale Leopoldo Fianchetti e continua-se na Via Rignaldello. Na rotunda, vira-se à direita na Viale V. Emanuele Orlando, onde vê-se à esquerda os antigos galpões de secagem de tabaco, agora o Museu Alberto Burri. Passa-se por um lago e um parque, continuando na Via Roma. No restaurante Didon (km 1,77), é preciso muita atenção às placas que direcionam a virar à esquerda para Pietralunga. Passa-se o viaduto da ferrovia e vira-se à direita na Viale Stelio Pietrangeli, seguindo a sinalização para "Il Sasso - Pietralunga". Continua-se na SP della Baucca (km 2,46), tomando cuidado para passar carros. Na curva (km 5.43), vira-se à esquerda para encontrar a rota do caminho de São Francisco. Na localidade Il Sasso (km 6),  descansa-se e estoca-se comida e água. Continua-se na Strada della Baucca; no cruzamento marcado (km 7,81), vira-se à direita. Começa-se a primeira escalada, longa, mas não íngreme. No final da subida (km 10,27), há uma bela vista dos olivais em socalcos. Continua-se ao longo da estrada asfaltada até chegar a Collevecchio (km 10.70). Ignora-se a estrada lateral que passa pelo povoado, continuando em uma longa subida - não é íngreme - até chegar a uma estrada lateral para a località Candeggio, 649 MAMSL (km 13,75). Na fazenda próxima, há uma família amigável sempre feliz em ajudar os peregrinos que passam. Passa-se a estrada secundária para Candeggio, chegando à localidade Campanile, 600 MAMSL (km 16.10). Vê-se a torre medieval de Pieve de 'Saddi à distância, alcança-se em menos de um quilômetro. Na igreja de Pieve de 'Saddi (km 19.41), faz-se uma pausa para descansar (há uma série de subidas e descidas pela frente) e abastecer de água na fonte. Após um longo trecho, durante o qual o silêncio convida à contemplação, alcança-se a località Caigisti (km 24). Uma longa subida começa. No agrupamento de casas (km 26,77), vê-se a cidade de Pietralunga na encosta oposta. Após uma série de encruzilhadas marcadas, desce-se para a esquerda (há um banco marcando a trilha) em um caminho de mula (km 27,98). Na igreja abandonada, começa-se a subida final para Pietralunga (km 31), primeiro ao longo da estrada e depois lance de escadas. Da praça com a torre, vira à direita na Via Roma. No final da descida (km 1), continua-se em frente por uma estrada de cascalho em direção a Saliceto Lame e Morena. Pega-se o vau fácil através do córrego e começa-se a subir (km 1,8); os 500 metros iniciais são íngremes, mas a subida se torna mais gradual. Na encruzilhada (km 3), continua-se à esquerda, prestando muita atenção à sinalização pintada em um grupo de pedras. Continua-se por um trecho nivelado e depois desce-se ao longo do asfalto. Em menos de 1 km, alcança-se a Abbazia di San Benedetto Vecchio (km 3.8). Continua-se em um trecho fácil através de bosques e pastagens abertas, com amplas vistas sobre as colinas circundantes. Depois de Cerchiaro, 508 MAMSL (km 5.4), começa-se a subir por uma ampla trilha de trator. Passa-se Casale Sesse, 711 MAMSL (km 8.2). A rota alterna entre subidas e descidas rolantes. Passa-se por um pequeno lago artificial (km 8.6) e continua-se em frente, entrando em uma floresta de coníferas. No grupo de fazendas (km 10.5) à esquerda, começa-se a descer em um trecho de estrada irregular por menos de 200 metros. Depois de passar pelo portão, passa-se por uma bonita casa de fazenda em pedra local e uma fazenda à direita (km 12,23). Começa-se a subir, andando de um lado para o outro, até chegar a Madonna di Montecchi (km 15). Continua-se ao longo de uma estrada de asfalto, onde tem-se uma vista deslumbrante sobre a planície de Gubbio, com fileiras horizontais de campos se cruzando com linhas verticais de choupos que revestem os canais de irrigação. Em Loreto (km 16.4), a paisagem muda: no lugar de bosques silenciosos existem campos e cidades. alcança-se um mirante arborizado ao lado da Igreja de San Giovanni Battista (geralmente fechada, ). Continua-se descendo até Abbadia di Piazza, onde segue-se uma estrada secundária ladeada por carvalhos monumentais. Depois de uma área de recreação (km 18,4), atravessa-se a strada provinciale (km 19.3) (à direita há um café), Em Raggio, encontra-se uma fonte de água perto de um grande edifício de pedra. Um longo nível começa aqui.

Foi o segundo dia de real caminho de São Francisco, como ontem, a medida que avançava no percurso, principalmente no plano entre as subidas e descidas, distanciada do grupo, ora na frente de todos ora atrás de todos, mantendo distância suficiente para não ouvir suas conversas e eles não ouvirem os Cânticos entoados e, diante de algumas dúvidas no caminho, perante uma encruzilhada, onde não havia sinalização e estando na frente, surgiu a lembrança de mais um cântico (somente o Refrão) relembrado recentemente numa Missa:
                                            Confiarei (O Senhor é meu Pastor)

Confiarei nessa voz que não se impõe
Mas que oiço bem cá dentro no silêncio a segredar
Confiarei até que mil outras vozes
Corram muito mais velozes para me fazer parar
E avançarei, avançarei o meu caminho
Agora eu sei, que Tu comigo vens também
Aonde fores eu estarei sem medo avançarei

O Senhor é meu pastor
Sei que nada temerei
Ele guia o meu andar
Sem medo avançarei

Confiarei na Tua mão que não me prende
Mas que aceita cada passo no caminho que eu fizer
Confiarei ainda que o dia escureça
Não há mal que me aconteça se contigo eu estiver
E avançarei, avançarei o meu caminho
Agora eu sei, que Tu comigo vens também
Aonde fores eu estarei sem medo avançarei
Por: Grupos de Vida de Caxias

O percurso tornou-se um autêntico caminho de paz interior e de sintonia com Deus Trino e com São Francisco interagindo com a natureza: Os pássaros entoavam as suas notas musicais, às vezes uma ou duas outras vezes várias notas musicais. Havia sempre uma ou duas borboletas voando na frente com movimentos que pareciam estar bailando no ar.

Curiosamente por vezes as borboletas pareciam indicar o caminho, pois surgiam no momento de dúvida se o caminho seria aquele e, ao segui-las, mais adiante surgia uma sinalização. Porém desapareciam quando tentava fotografá-las, em especial uma muito bonita asas pretas com traços dourados sinuosos como que rendados, que surgiu hoje numa encruzilhada, desaparecia e tornava a aparecer, esse fato
per si, já seria motivo para ficar guardado na memória para sempre, mas nos dias que se seguiram, até chegar nas proximidades de Assis, por mais absurdo que pareça e difícil, se não impossível de acontecer, essa linda borboleta surgiu em vários trechos ao longo do percurso, bem distante daqui, tornou-se inesquecível.
Houve várias tentativas de fotografar essa linda borboleta, sempre que surgia, no último dia em que apareceu houve algum êxito nesse sentido, mas não com todo o seu esplendor e muito difícil de ser distinguida da folhagem onde pousou pela última vez que apareceu.

Nesta localidade, a Ana foi encontrar o grupo para saber se alguém "precisava ser resgatado", dois dos integrantes seguiram com ela (se a memória não falhou). Aqui pode-se "abastecer" de água e comida, quem precisasse, não foi o caso porque havia sido providenciado no dia anterior o necessário por precaução (num dos dias anteriores o café estava encerrado.

Quando o grupo alcançou a estrada, faltando alguns Km para chegar ao alojamento, a Ana surgiu seguindo a carrinha do proprietário do alojamento onde o grupo iria pernoitar.

Resumo do Percurso
Vire à direita 200 m
Vire à esquerda 3,7 km
Vire à direita em direção a Via S. Vincenzo 1,0 km
Curve ligeiramente à esquerda para continuar na Via S. Vincenzo 110 m Vire à direita em direção a Via Bruno Buozzi/SP201 90 m
Curvar ligeiramente à esquerda em direção a Via Fabbreccia 62 m
Vire à esquerda para continuar na Via Fabbreccia 210 m
Curvar ligeiramente à direita em direção a Via Piana 67 m
Vire à esquerda em direção a SP204 1,0 km
2 h 25 min (10,9 km)
Pietralunga

Alojamento: Hotel Candeleto

O Hotel Candeleto, localizado a 600 metros acima do nível do mar, está imerso em uma esplêndida floresta de pinheiros centenária, onde você pode fazer longas caminhadas imersas na natureza, respirando ar não contaminado em pleno relaxamento.
O hotel é composto por amplos salões, sala de TV, área de bar, piscina privativa, discoteca, todos emoldurados por grandes janelas e enormes terraços panorâmicos, dos quais você pode admirar a beleza da característica vila medieval de Pietralunga.
Ideal para umas férias tranquilas e relaxantes, é adequado para famílias com crianças, idosos e amantes da natureza e, em particular, para retiros esportivos de qualquer disciplina.
A área noturna é composta por 35 quartos confortáveis, todos com banheiro privativo, telefone, wi-fi, carpete, varanda, com a possibilidade de hospedar de uma a quatro pessoas.
No verão, você pode desfrutar da bela piscina privada (10x20 metros) com espreguiçadeiras e guarda-sóis reservados.
Dada a sua localização central, o Hotel Candeleto é o ponto de partida ideal para alcançar todos os principais destinos turísticos da Itália central, como Gubbio, Assis, Urbino, As Cavernas Frasassi, Lago Trasimeno, Arezzo.
Preço:35 (alojamento e pequeno almoço)

Quarto com duas camas individuais, com banheiro, um amplo terraço comum aos outros quartos (onde pode-se estender a roupa lavada sobre uma cadeira)
Como não tinha nada para oferecer à aniversariante e como mencionou ter crises de hipoglicemia ofereceu-se uma barrinha de cereais levada na viagem e guardada para uma "emergência".

Reunião de grupo antes do jantar
Não houve reunião do grupo.
Jantar
Para não haver constrangimentos no jantar, decorrentes do jantar no dia anterior, solicitou-se aos proprietários o jantar antecipado, pago à parte, tendo o cuidado de pedir o que fora dito que seria para um dos pratos do grupo

Resumo

Distância: 30,9 Km
Aumento de Altitude:656 m
Perda de Altitude: 278 m
Desnível em subida: 720 m
Desnível em descida: 469 m
Percurso: Estrada de terra batida, trilha e asfalto