domingo, 10 de novembro de 2019

Caminhos de São Francisco - 9º Dia:Gubbio / Le Ermo di San Pietro

9ºdia-02\10\19- Gubbio / Le Ermo di San Pietro – 20 km

Visita á capela da Casa de Acolhimento (somente a Patrícia e duas do grupo) e sala de jantar (não utilizada)

Colocou-se a mochila de viagem no carro
Círculo de oração/meditação
Mantida a mesma postura em não ouvir a mensagem do dia  e a mesma postura em relação ao dar as mãos
Pequeno almoço às 8:30hs
Na padaria no caminho (assim como o jantar de ontem, foi fora do alojamento), foi dito que seria um Croissant e " Capuccino", portanto foi o pedido feito, porém preferiu-se pagar e manter à distância do grupo, além do que pediu-se também para o lanche do dia,  a Guia tentou impedir "está incluído", como resposta "mais sobra para vocês" ( essa frase foi por ter visto elementos do grupo pedindo diferente do que foi dito, com preço mais elevado), o que a Guia desvalorizou: "dois Euros! não são nada".

Círculo de oração/meditação.
Após o Café da Manhã  foi formado novo círculo desta vez para que o grupo se desculpasse pelo acontecimento marcado pelo desrespeito e constrangedor do passado,  a Ana disse "o grupo todo deve um pedido de desculpa", uma do grupo, companheira de quarto desde o início, pediu desculpas e acrescentou "tenho aprendido muito com fulano nesses dias, se fosse outro teria desistido e pedido o dinheiro de volta, admiro a perseverança em manter o objetivo, foi a pessoa mais generosa que encontrei". em resposta foi dito " dispenso o pedido de desculpas, para que serve o pedido de desculpas, vai alterar em que o ocorrido?" como resposta "para mim sinto um alívio quando peço desculpas" em resposta "penso que não é preciso dizer se está desculpada, as atitudes assim o mostram". O grupo seguiu.
No livro: "365 Giorni com San Francesco" está escrito para o dia 2 de Outubro (tradução):

" Ele não queria ler nos rostos aquela tristeza que muitas vezes revela indiferença, má disposição do espírito, preguiça do corpo por toda boa obra. Em vez disso, ele amava em si e nos outros a compostura na aparência e em todos os membros do corpo e nos sentidos, e induzia outros a isso por palavras e exemplos".
 (Spechio di Perfezione)
Meta de hoje: Le Ermo di San Pietro

Pesquisa

Le Ermo di San Pietro
Ao longo de uma estrada de terra cheia de pedras, chegamos ao mosteiro beneditino de San Pietro, em Vigneto. A abadia, localizada ao longo da estrada municipal que liga Assis a Gubbio no século XIII, parecia mais uma fortificação do que um edifício religioso. Construído pelos beneditinos com materiais recuperados das ruínas de um templo pagão dedicado a Marte Ciprio, era um refúgio perfeito para os peregrinos que, exaustos pela caminhada e pela fome, podiam vê-lo do vale e encontrar a recepção dos religiosos de Montelabate. A pequena igreja, que preserva afrescos do século XV no interior, é completamente confundida com as outras estruturas do complexo restauradas nos anos noventa. Por mais de dois séculos, a enorme estrutura foi habitada por um único monge, até ser anexada à capitólio capitular dos cânones de Gubbio em 1463. Ainda hoje San Pietro in Vigneto é habitado. Nos últimos anos, o eremitério foi recuperado e relançado pelo pai do eremita Basílio Martin, que há muito oferece sua assistência espiritual aos peregrinos em uma parada de oração. Agora, o local recebe viajantes e peregrinos, graças à presença de um leigo, Stefano Giombini. Para obter informações e concordar com a recepção, você pode entrar em contato com Stefano pelo número de telefone 3334789564. http://www.ilsentierodifrancesco.it/Index.aspx?idmenu=20

Os afrescos de estilo bizantino no portal, bem como a restauração e restauração do edifício, são obra do padre Basilio Martin, o eremita que mora neste local. Pede-se aos passageiros que respeitem a escolha de rigorosa solidão e ascensão executada pelo homem. Por outro lado, qualquer pessoa que deseje passar um período de retiro espiritual autêntico aqui pode entrar em contato com o Padre Basilio Martin, tel. 075.920318
Fonte: “La via di Francesco” – Edizioni San Paolo S.r.l.
O convento, após 1336, depois da construção de uma torre e um palácio fortificado, poderia parecer mais uma fortaleza do que um assentamento religioso. No mesmo período, foi adicionada a igreja, primeiro o hospital para peregrinos, depois as estruturas residenciais pertencentes aos monges beneditinos. Há uma continuidade construtiva específica com o edifício original, de modo que é difícil distinguir e identificar os edifícios individuais. Somente a torre do sino e uma minúscula lanceta sugerem a presença da capela no canto nordeste do complexo. Quanto ao resto, a igreja, que contém afrescos do século XV, é completamente confundida com as outras estruturas. Não muito longe da igreja, foram descobertos fragmentos de artefatos de pedra antigos, descobertos no século 18, que testemunham a pré-existência de um templo pagão.

Percurso:
(Manteve-se a mesma atitude de manter o distanciamento do grupo, apenas seguindo o grupo, mas sem fazer parte do mesmo, fez-se o 3º dia de real caminho de São Francisco cantando sua Oração  e seu "Cântico das Criaturas", com o afastamento estava pondo em prática a Oração: "...Onde houver discórdia que eu leve a união…" e foi o que aconteceu deixando de estar no grupo, houve união no grupo e pessoalmente houve união individual com a Natureza e com o Criador, expresso pelo "hino" de Louvor e Glória entoados ao longo do percurso

Sai-se da Piazza Quaranta Martiri: No extremo Sul da praça, vira-se à esquerda na Via Campo di Marte. Continua-se na Viale della Rimembranza até chegar ao cruzamento marcado com a Viale Manzoni, onde vira-se à direita. Depois da Chiesa della Vittorina (km 1), atravessa-se o parque e vira-se à direita e depois à esquerda na Via Piaggiola (km 1.33). Continua-se no nível do asfalto, passando por uma igreja simples (km 3,45), antes parte de um antigo leprosário onde São Francisco viveu cuidando dos leprosos (cf. FF 1045). No cruzamento, atravessa-se a rua movimentada, vigiando o tráfego. Continua-se ao longo da Strada Assisana no acostamento. Na curva
(km 6,04), vira-se à direita em uma estrada secundária em vez de tomar essa curva perigosa. Volta-se para a estrada movimentada (km 6,68) e continua-se para a direita, tomando cuidado ao atravessar o Provinciale (km 6,91).
A partir daqui, continua-se por uma estrada secundária tranquila que sobe gradualmente.
Após um agroturismo (km 8.28), há uma subida curta e íngreme. No topo da colina (km 9.6), vê-se  Gubbio que ficou para atrás, antes de se continuar para o vale do rio Chiascio e os castelos no topo da colina acima. Em dias claros, pode-se ver o topo do Monte Subasio à distância. Cerca de 150 metros depois de passar por uma fazenda
abandonada (km 14.2), chega-se a uma fonte de água. Logo depois, passa-se pela Chiesetta delle Ripe ou Madonna delle Grazie (km 14,46), dentro da qual há um pequeno livro onde os peregrinos podem assinar. Começa-se a escalar uma floresta de coníferas até Eremo di San Pietro em Vigneto (km 16,54); há uma fonte de água nas proximidades.

A pista aqui tem trechos ásperos e rochosos. Na sinalização (km 17,62), vira-se à direita em uma trilha. Perto dos pilares do aqueduto, observa-se as placas pintadas para evitar passar pelo riacho. Atravessa-se o vau (km 18,25); este é o começo de uma subida difícil e íngreme que é escorregadia quando molhada. No final desta subida (km 19), chega-se à Chiesa di Caprignone (km 19,86), que é um lugar legal para parar e descansar. Continua-se na trilha à esquerda. Atravessa-se o riacho e continua-se a longa subida íngreme ao longo da trilha estreita, andando de um lado para o outro. Na estrada de asfalto (km 21,65), vira à esquerda. Continua-se finalmente por um trecho plano até o Castello di Biscina (km 22,7). A partir daqui, a rota continua ladeira abaixo.

Visita à Chiesa della Vittorina

Aqui parou-se para "abastecer" e ir ao banheiro. A Ana estava à espera. Alguns do grupo compraram produtos de charcutaria (que seria divido pelo grupo) para o lanche antes do jantar, visto ser Agroturismo e não ter nada próximo. Tinha um mapa do percurso total do Caminho de São Francisco

Começou a chover nesse trecho do percurso, sendo necessário o uso da capa.

Resumo do percurso:

O destino encontra-se à direita Confidencial 5,3 km
Eremo di San Pietro in Vigneto

Alojamento: Agriturismo Beccafico

Alojamento com 2 quartos com 2 camas, 1 banheiro e 1 sala/cozinha (com estendal, onde colocou-se a roupa para secar, depois de lavada no banheiro, as calças estavam sujas de lama, como havia muita umidade, utilizou-se o secador de cabelo para ajudar a secar antes e depois do jantar), antes de subir para os respectivos "apartamentos", pegou-se a mochila de viajem  e deixou-se a capa para secar nas grades da varanda. Os que chegaram primeiro abriram todas as janelas inclusive do banheiro permanecendo assim durante à noite, apesar da temperatura baixa, nada foi dito ou esclarecido, mas também nada foi perguntado ou comentado, simplesmente houve adaptação à situação.
Após o banho o grupo se reuniu para jogar "buraco" petiscando e bebendo vinho (que compraram na Estação de Serviço onde o grupo parou para abastecer), porém a postura manteve-se, preferindo a pesquisa sobre o percurso já realizado em termos de distância , grau de dificuldade etc...

Agroturismo Beccafico está localizado ao longo de um dos trechos mais sugestivos do caminho franciscano imerso no verde das colinas da Úmbria, a 13 km de Gubbio e a 35 km de Assis A fazenda foi construída em bio arquitetura, misturando elementos tradicionais com outros totalmente inovadores e, além disso, foi construído um sistema de aquecimento fotovoltaico e de biomassa, tornando o edifício na classe A +. A fazenda oferece a seus clientes todos os seus produtos estritamente da agricultura orgânica certificada pela ICEA, e também há uma pequena fazenda de Chianine (uma raça italiana de gado, anteriormente principalmente uma raça de tração, agora criada principalmente para carne bovina. É a maior e uma das mais antigas raças de gado do mundo. A famosa bistecca alla fiorentina é produzida a partir de sua carne. Wikipédia)

Resumo
Desnível em descida:
372 m
Percurso:
Estrada de terra batida, trilha e asfalto
Sinalização
TAU amarelo; Sinais amarelo/azuis; Indicativos castanhos
Tempo de percurso:
4h30
Dificuldade:
média (maior parte do caminho em asfalto, algumas subidas e descidas moderadas)