domingo, 10 de novembro de 2019

Caminhos de São Francisco -10º Dia: Le Ermo di San Pietro / Valfabricca

10ºdia- 03\10\19 - Le Ermo di San Pietro / Valfabricca – 20 km
Os cães (três) vieram até à porta do "apartamento" e ladraram como se fossem despertadores.

Café da Manhã às 8:30hs
Colocou-se a mochila de viagem no carro
Círculo de oração/meditação
Não participado

Começou a chover, o grupo regressou para a sala do Café da Manhã para assistir a um vídeo, a espera das condições atmosféricas melhorarem, optou-se por ficar do lado de fora tirando fotografias, mantendo a postura "estar no grupo (no percurso) mas não com o grupo (nas reuniões e nos jantares)", apesar da Patrícia ter vindo chamar para participar.

No livro: "365 Giorni com San Francesco" está escrito para o dia 3 de Outubro (tradução):

" Sua caridade se estendia com o coração de um irmão, não apenas aos homens tentados pela necessidade, mas também aos répteis, aos pássaros, a todas as criaturas sensíveis e insensíveis. Mas ele tinha uma ternura especial pelos cordeiros, porque nas Escrituras Jesus Cristo ele é comparado, frequentemente e com razão, à sua humildade com o manso cordeiro".
 (Vita Prima)
Meta de hoje: Valfabbrica

Pesquisa
Valfabbrica

Um pequeno centro de origem medieval situado na margem do rio Chiascio, Valfabbrica é, no século XIII, uma parada fundamental no fascinante caminho traçado por peregrinos, bandidos e soldados. As muralhas do castelo original parecem ter sido reforçadas durante o Renascimento para apoiar a força de armas de fogo que estava mudando completamente as estratégias militares. O poder civil (a torre em apuros) e o poder religioso (a igreja) ainda olham com o orgulho do passado. Alguns biógrafos dizem que San Francesco encontra abrigo, no meio do inverno, na abadia beneditina de Santa Maria Assunta, em Valfabbrica, uma das mais antigas cenobias da Úmbria, antes do ano mil. A recepção feita pelo prior não foi a melhor, os monges se vêem diante de um mendigo sujo, entorpecido e esfarrapado e reservam os deveres de um garoto de cozinha. Anos depois, quando sua fama for grande em todo o território, o prior voltará para pedir perdão. Os estudiosos discordam em identificar o local dessa agressão e a subsequente hospitalidade no mosteiro: alguns argumentam que o local de encontro com os bandidos tanto no "Álamo" quanto no mosteiro de Valfabbrica remonta à baixa hospitalidade dos monges, outros eles veem Francesco sendo atacado ao longo do córrego do Rio Grande e depois alojado no castelo Coccorano, finalmente, em algum lugar desse evento na área de Caprignone. Certamente, Francesco para por alguns dias em Valfabbrica por causa do degelo da primavera e do consequente inchaço do rio Chiascio. Então, depois de atravessar o rio Barcaccia com uma barcaça, continua sua jornada em direção a Gubbio.
Ao longo do caminho que leva de Gubbio a Assis, através de bosques, estradas de terra e colinas, Francesco abre uma vista do castelo Coccorano, uma fortaleza que remonta ao século 11, da qual você pode ver uma grande parte do vale de Chiascio. De propriedade da família Bigazzini de Gubbio, o feudo imediatamente se revelou um domínio de fronteira difícil, repetidamente atacado e destruído em batalhas predominantes entre Assis, Gubbio e Perugia. Desde meados do século XIII, o senhor do castelo, Iacopo Bigazzini, subjugou todas as terras vizinhas, incluindo os bens da abadia beneditina de Santa Maria em Valfabbrica. Posteriormente, o jovem tornou-se discípulo do santo. O nome da área parece derivar do coccuno, uma espécie arbórea usada para tingir. As crônicas dos biógrafos do Pobrezinho de Assis contam um episódio em que Francisco é atacado, insultado e jogado na neve por bandidos ao longo do caminho. Uma primeira versão do fato faz coincidir o local perto de Coccorano: o frade mendicante pede ajuda aos habitantes do castelo que lhe oferecem abrigo no edifício.

Episódios da vida de São Francisco (Fonte Franciscana)

Francesco atacado por bandidos, ele é jogado na neve

346 16. Vestido com trapos, aquele que uma vez se enfeitava com roupas roxas sai para a floresta, cantando louvores a Deus em francês. De repente, alguns patifes correm sobre ele, perguntando brutalmente quem ele é. O homem de Deus responde destemido e seguro: "Eu sou o arauto do grande rei; você está interessado nisso? Eles o espancam e o jogam em uma vala cheia de neve, dizendo: "Fique aí, zeno, o arauto de Deus!" Mas ele, olhando em volta e sacudindo a neve, assim que os bandidos desaparecem, ele pula para fora da cova e, todo alegre, volta a cantar alto, enchendo a madeira com louvor ao Criador de todas as coisas.

O Prior perde perdão
347Finalmente, ele chega a um mosteiro, onde permanece por vários dias como uma copa de cozinha. Ele tem um avental simples para se vestir e pede pelo menos um pouco de caldo para comer; mas, sem encontrar piedade ou mesmo algum velho hábito, ele sai novamente, não por desdém, mas por necessidade, e se muda para a cidade de Gubbio. Aqui ele recebe uma batina pobre de um velho amigo. Algum tempo depois, espalhando a fama de Francisco por toda parte, o prior daquele mosteiro, arrependido de seu tratamento, veio pedir-lhe perdão, em nome do Senhor, por ele e seus irmãos.

Percurso:

No portão de um castelo abandonado, comece a descer ao longo da ampla trilha do trator à esquerda. Na bifurcação (km 24.2), há uma fonte de água à esquerda. Nesta seção da perna, haverá longos trechos sob o sol direto e a grande extensão de água da barragem de Chiascio domina a vista. Na bifurcação (km 26.3), comece a descer para a esquerda, primeiro ao longo de uma trilha de trator e depois desça um trecho de escada de madeira. Passe o riacho e comece a subir a trilha íngreme ao longo do córrego. Na estrada de asfalto (km 27,42), desça as ruínas de um antigo prédio agrícola. O percurso continua ladeira abaixo, com trechos curtos subindo gradualmente, até Valfabbrica. Atravesse duas pontes, permanecendo na estrada de asfalto. Na encruzilhada marcada para Sambuco e Coccorano (km 29,3), quem quiser visitar a pequena igreja de Coccorano

(cerca de 1,5 km) pode sair à direita. Caso contrário, continue por cerca de 2 quilômetros, onde a sinalização amarela e azul de Saint Francis 'Way volta a aparecer. Desça até a ponte, onde você vira à direita para La Barcaccia (km 31,7). Após a Chiesa di San Benedetto, continue ao longo da trilha do trator até chegar a Valfabbrica (km 35,4).Da pequena praça na Via San Benedetto, vire à direita na Via Castellana. Continue em frente por um cruzamento; depois de atravessar a ponte, você chegará à localidade Il Pioppo (km 1.8). Comece uma subida gradual. Perto de um grande galpão (km 2), vire à direita e faça duas subidas íngremes e curtas até o topo da crista que separa Valfabbrica do vale de Assis. No topo da crista (km 4.9), você pode ver a fortaleza Rocca Maggiore de Assis à distância. Na cruz de ferro (km 5.6), os peregrinos tradicionalmente deixam uma pedra para marcar sua passagem. No cemitério de Pieve San Nicolò (km 5.8), os bancos sombreados são um bom lugar para parar e descansar. Comece a
descer; observe a imponente Sacro Convento e a Basílica de São Francisco, com a cidade de Assis estendendo-se ao longo da encosta ao longe. Este é um dos momentos mais emocionantes da peregrinação, o Monte Franciscano do Gozo, com a promessa da alegria da chegada. Perto de um galpão (km 7.3), desça cuidadosamente para a esquerda em uma trilha de trator rochoso. Você chegará a uma parada para descanso com uma mesa e bancos (km 7.7) com vista para uma paisagem de olivais e vinhedos, encimados por colinas arborizadas.

Foi o quinto dia do real Caminho de São Francisco mantendo o distanciamento do grupo, esquecendo assim, ainda que, momentaneamente, o clima desagradável existente nele, aproveitando o caminho, ora sentindo, ouvindo, apreciando a natureza e a beleza das Maravilhas criadas por Deus, com o mesmo encantamento de uma criança quando olha pela primeira vez uma borboleta colorida voando, ora cantando as músicas já mencionadas no primeiro e segundo dia do considerado real Caminho de São Francisco, mas também lembrando, com mais intensidade do que nos dias passados, do momento difícil vivido outrora, quando buscou este Caminho (que se mantém no presente) com toda a carga emocional que isso acarretou.

Neste trecho numa subida íngreme com muita lama a Patrícia disse para avançar na frente que era sempre em frente, assim foi feito, entretanto, parece que a subida foi muito difícil para parte do grupo (dois integrantes não vieram, seguiram de carro para o destino) porque o compasso de espera foi acentuado, resolveu-se esperar numa encruzilhada, depois de muito tempo o grupo foi avistado só que se dirigiram antes para um prédio, ao voltar atrás, constatou-se que era o "Ermo de San Pietro in Vigneto", que teria perdido se intuitivamente não tivesse parado no ponto em ficara a espera do grupo. O grupo foi recebido por uma jovem de Nacionalidade Brasileira que regressará em breve à sua cidade. Neste local pode ser utilizado o banheiro. A partir daqui optou-se por seguir sempre atrás do grupo e não mais na frente (apesar de que fora essa a indicação que outrora recebera e que cumprira)

Resumo do percurso

3 h 22 min (16,1 km)
Valfabbrica

Alojamento: Osteo Francescano

O Hostel está localizado no centro histórico de Valfabbrica, em um antigo edifício de prestígio que, na reestruturação pós-terremoto de 1997, manteve todos os acabamentos originais com vigas de madeira, azulejos de terracota expostos e pisos de terracota. O jardim ao ar livre ocupa uma área de cerca de 400 metros quadrados.

Quarto com 4 camas + 01 beliche (inexplicavelmente a parte superior deste é que foi destinado, tendo 2 camas livres, resignadamente aceitou-se).
As botas cheias de lama foram deixadas à entrada, não havia lavanderia, foi fornecida uma escova para no dia seguinte tirar a lama seca das botas (nem todos deixaram as suas botas conforme as indicações recebidas).
»Visita à cidade
Após o banho, antes do jantar optou-se por visitar à cidade, enquanto o grupo reuniu-se no Café. Como era muito cedo para o jantar, fez-se a reserva na  Pizzaria encontrada, continuando na padaria à entrada da cidade (observada quando passara momentos antes) fez-se um pequeno lanche e planeou-se tomar o Café da Manhã ali mesmo, uma vez que a abertura, segundo informação obtida, era às 5hs.
Antes de continuar com a visita, regressou-se ao alojamento para informar à proprietária que não iria jantar, esta insistiu, inclusive que serviria numa mesa no canto, mas foi recusado. Em seguida, retomou-se a visita até a hora do jantar. Quando a Patrícia e a companheira de quarto de sempre chegaram já estava instalada no beliche superior, embora de olhos fechados, não estivesse dormindo.

A população tem essa máquina que fornece água para encher as garrafas (0,05 cêntimos por cada garrafa de 1,5)

Resumo
Desnível em descida
: 453 m
Percurso:
Estrada de terra batida, trilha e asfalto
Sinalização:
TAU amarelo; Sinais amarelo/azuis; Indicativos castanhos
Tempo de percurso:
7h30
Dificuldade
Difícil (algumas subidas ingremes escorregadia com lama)